Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-7DXR


     54.745 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe Gigabyte GA-7DXR
Produto Recomendado

Overclock

GA-7DXR é sinônimo de overclock! Realmente nunca vimos uma placa-mãe com tantos recursos para overclock. Para começar, o gerador de clock usado, o ICS 92240AF, permite a configuração do clock externo do processador de 100 MHz a 250 MHz de um em um MHz, permitindo que você encontre o clock máximo exato do barramento externo do processador. Esse clock pode ser ajustado através de um DIP-switch na placa-mãe (com as seguintes opções de clock: 95/100/106/114/120/133/140/150), através do setup da máquina (ajuste de um em um MHz) ou ainda através do programa EasyTune III que vem junto com a placa-mãe.

Além disso, a placa-mãe possui um DIP-switch para alterar a multiplicação de clock do processador. Esse DIP-switch só funciona se você quebrar a proteção contra overclock que o Athlon e o Duron têm. Isso é moleza: basta ligar, com um lápis 2B, os microfusíveis da ponte L1 existente sobre o corpo do processador (leia mais sobre esse procedimento em https://www.clubedohardware.com.br/d280201.html).

Só que isso não é tudo: essa placa-mãe tem ainda jumpers para o aumento da tensão de alimentação da memória RAM e do barramento AGP, além de um DIP-switch para o aumento da tensão de alimentação do processador, que no modelo que testamos era opcional. No setup você pode configurar a tensão de alimentação do processador. Para quem não sabe, aumentar a tensão de alimentação aumenta as chances de o overclock dar certo. O jumper AGP_OV, que configura a tensão de alimentação do barramento AGP, possui três posições: 1,5 V (default), 1,6 V e 1,7 V. O jumper RAM_OV, que configura a tensão de alimentação da memória DDR-SDRAM, possui três posições: 2,5 V (default), 2,6 V e 2,7 V.

Conseguimos colocar facilmente o nosso Athlon-1000 operando externamente a 150 MHz (300 MHz DDR!, 1.150 MHz internamente). Quando chegamos a 142 MHz o micro travava, bastou aumentar a tensão de alimentação do processador para 1,800 V para conseguirmos atingir os 150 MHz. Olha que a gente não forçou muito a barra. Você com paciência com certeza conseguirá obter um overclock muito maior. Quebrando a proteção contra overclock do processador, conseguimos configurar o multiplicador de clock em 9x, fazendo o processador trabalhar internamente a 1.200 MHz. Só que o micro travava.

Com um Duron-600, que opera externamente a 100 MHz, conseguimos colocá-lo funcionando externamente a 133 MHz (internamente a 800 MHz) sem o menor problema.

Como dissemos, com certeza um fanático por overclock irá conseguir atingir valores ainda melhores do que os nossos.

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu tenho a GA - 7DXR+ com último upgrade de BIOS série F9

Com a chegada do windows Vista, quero colocar mais 1 gb de RAM.

http://www.simpletech.com/configurator/pcm...rplusamdathlon/

Qual modelo de memória RAM posso usar?

Qualquer uma, DIMM é um modelo próprio ou qualquer DDR?

Eu já tenho 1gb da PC2100 266mhz mas se pudesse substituir por 2 de 400mhz iria adimirar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...