Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Placa-Mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra

       
 43.387 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra, baseada no chipset VIA KT400A, para a plataforma soquete 462.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A GA-7VAXP-A Ultra é a versão revisada da GA-7VAXP Ultra da Gigabyte, utilizando o mais recente chipset da VIA, o KT400A. A diferença do chipset KT400A para o KT400 é a estabilidade no acesso a memórias DDR400/PC3200. Fora isso, a GA-7VAXP-A Ultra é idêntica à GA-7VAXP Ultra: aceita memórias DDR400/PC3200, barramento AGP 8x e duas portas Serial ATA (controladas pelo chip Silicon Image SiI3112A), entre outros recursos que falaremos mais adiante.

Há uma outra diferença em relação aos acessórios que acompanham essa placa. A Gigabyte GA-7VAXP Ultra vem com um adaptador para colocar as portas Serial ATA do lado de fora do micro, adaptador que não vem na GA-7VAXP-A Ultra.

 



Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra.

Além das portas Serial ATA, essa placa-mãe tem duas portas IDE ATA-133 RAID (controladas pelo chip Promise PDC20276) e três portas FireWire (controladas pelo chip VIA VT6306), além das seis portas USB 2.0 do chipset KT400A.

Como ocorre em todas as placas-mães da Gigabyte, essa placa-mãe tem dois BIOS, um principal e um de backup. Assim, de algo de errado acontecer durante um upgrade de BIOS ou caso um vírus como o Chernobyl apague o BIOS do micro, basta recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.

Outra característica que consideramos ser um grande avanço para os técnicos nós já havíamos visto nos testes da Gigabyte GA-8GE667 Pro: a Gigabyte coloriu os pinos a serem ligados no painel frontal do gabinete, facilitando a identificação das conexões.

Todas essas características nós conseguimos ver na Figura 2: acima à direita, o chip da Promise; no centro, a pontel sul VT8235 do chipset KT400A; no meio, à direita, o chip Silicon Image Sil 3112A; logo abaixo dele, as duas portas Serial ATA; no centro, ao lado das portas Serial ATA, vemos os dois BIOS; do lado esquerdo dos BIOS, o chip VIA VT6306; e no canto inferior esquerdo, os plugues coloridos do painel frontal do gabinete.

 



Figura 2: Detalhe da placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra.

A GA-7VAXP-A Ultra tem também som on-board de seis canais, gerado pelo excelente codec Realtek ALC650. Essa placa tem saídas SPDIF óptica e coaxial (clique aqui caso você não saiba o que é isso), e o plugue adaptador nós vemos na Figura 3. Esse adaptador traz ainda saídas independentes para os canais traseiros, central e subwoofer. Em placas-mães que não têm esse recurso, essas saídas são compartilhadas com as entradas line in e mic in.

 



Figura 3: Adaptador do som on-board.

Essa placa tem também rede on-board, controlada pelo onipresente chip Realtek RTL8100.

O CD da placa-mãe vem com vários programas da Symantec: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control, Ad Blocking, entre outros, além dos utilitários da placa-mãe. Só esse CD já vale parte do preço que você paga por essa placa.

Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Placa-mãe gigabyte GA-7VA não funciona.

Estou com uma placa-mãe GA-7VA Gigabyte de um pc vindo de Madri/Espanha só que a tensão lá é 220/30V. ele tem a fonte ATX12V P4. Troquei por uma de 127V, mas quando ligo ele dá partida e desliga de imediato. Alguem tem ideia do pode ser? E também é possivel eu aproveitar essa FONTE mudando de 230 para 127 volts?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Placa-mãe gigabyte GA-7VA não funciona.

Estou com uma placa-mãe GA-7VA Gigabyte de um pc vindo de Madri/Espanha só que a tensão lá é 220/30V. ele tem a fonte ATX12V P4. Troquei por uma de 127V, mas quando ligo ele dá partida e desliga de imediato. Alguem tem ideia do pode ser? E também é possivel eu aproveitar essa FONTE mudando de 230 para 127 volts?

Normalmente quando se liga o micro e ele desliga de imediato é porque há curto, esse curto pode ser na fonte, na placa mãe ou em algum dispositivo externo (como algo espetado na USB, por exemplo). Experimente tirar todos os periféricos do PC e liga ele, se continuar desligando o jeito é colocar uma fonte que você saiba que esteja boa, se desligar então a placa mãe e as coisas espetadas diretamente nela (placas PCI, placa de vídeo, etc...) é que devem ser investigadas.

Quanto a fonte original, se ela não tem chave seletora de tensão o único jeito de aproveitá-la é com um transformador 110v/220v, o que na minha opinião não vale a pena.

inté+

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora