Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2-W


     74.618 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2-W
Produto Recomendado

Desempenho Wireless

Por Alberto Cozer

A placa de rede wireless Gigabyte GN-WBZB-M (padrão 802.11b, até 11 Mbit/s), que acompanha a placa mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2 permite que o usuário conecte seu micro a uma infra-estrutura de rede sem fio já existente ou monte sua própria infra-estrutura, para agregar mais micros futuramente.

Em essência a placa GN-WBZB-M é uma placa de rede sem fio USB, similar à USB Wireless LAN da Gigabyte que já testamos aqui no Clube do Hardware. A diferença está na apresentação da placa, que dessa vez foi feita para ocupar um slot do computador e ser conectada à porta USB diretamente na placa mãe, por meio de um cabo especial que acompanha a placa, como mostramos na Figura 10.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2-W
Figura 10: Instalação da placa wireless à placa-mãe.

A placa acompanha uma antena flexível que depois de conectada permite que o usuário modifique sua configuração para melhorar a recepção e transmissão de dados.


Configuração

A configuração da placa é simples. Todo o procedimento está descrito no manual do usuário que acompanha a placa e mesmo usuários menos experientes não terão problemas para instalar e configurar a placa wireless. Embora o sistema operacional (no nosso caso, Microsoft Windows XP Professional) não reconheça automaticamente a placa de rede wireless, o CD-ROM que acompanha a placa traz os drivers necessários para que placa funcione e o exclusivo WinAP.

O WinAP é um software da Gigabyte que permite que você transforme seu computador com placa de rede wireless em um ponto de acesso sem fio (access-point), dando início a uma infra-estrutura de rede sem fio à qual outros computadores podem se conectar futuramente. Como a placa mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2 também traz uma placa de rede Gigabit Ethernet on-board é possível que o usuário transforme o micro até mesmo em um roteador para compartilhar, via rede sem fio, o acesso de Internet banda larga (Velox, Virtua, Speedy, Horizon etc).

Além do recurso de transformar o seu micro em um ponto de acesso, o WinAP também possibilita ao usuário estabelecer conexões sem fio ponto-a-ponto (ad-hoc) entre o micro e uma outra estação com placa de rede wireless (de qualquer fabricante, já que trabalha no padrão 802.11b) e incorpora recursos de controle de acesso por endereço físico da placa de rede (MAC address).

No modo de configuração avançada do software WinAP há ainda a opção de troca do canal básico utilizado pela rede wireless, para evitar conflitos com outros equipamentos, do SSID (identificação da rede) e da potência de transmissão, o que possibilita melhor alcance e desempenho na rede sem fio.

Há ainda recurso de segurança para ocultar o SSID (nome de identificação da rede), o que dificulta a ação de hackers fazendo wardriving (varredura por redes sem fio com o objetivo de invadí-las). Esse recurso é encontrado em equipamentos de rede sem fio profissionais.


Desempenho

O desempenho de uma rede Ethernet quase nunca atinge a taxa máxima (11 Mbit/s para wireless 802.11b). Há inúmeras razões para que isso aconteça: interferência eletromagnética, placas mal configuradas, excesso de tráfego inútil na rede e até mesmo o projeto do equipamento (problemas de hardware ou software), entre outras razões. Além disto, temos que nos lembrar que a taxa de transferência máxima teórica inclui a transmissão de dados de controle (tais como cabeçalhos), ou seja, a banda disponível é tanto usada para transmitir dados quanto informações de controle.

Usamos o programa Qcheck (http://www.ixiacom.com/products/
performance_applications/pa_display.php?skey=pa_q_check
) para fazer a medição da taxa de transferência máxima suportada pela placa da Gigabyte. Passamos a empregar o Qcheck para realizar os testes de desempenho de rede devido à sua simplicidade de operação, sem que haja alterações no método empregado na medição de desempenho, o que impossibilitaria comparações com nossos testes antigos.

Em nossos testes o equipamento atingiu uma taxa de transferência de 445 KB/s com a criptografia WEP 128 bits habilitada. A taxa é similar a de outros equipamentos 802.11b testados no Clube do Hardware, como o roteador Soyo SWKR 1401U1 e a placa de rede sem fio GN-WLBZ201 também da Gigabyte. No entando, o roteador Compex SKW811 obteve um desempenho 39,78% maior e o roteador X-Micro obteve um desempenho 42,70% maior. Mas, mesmo assim o desempenho da placa de rede Gigabyte GN-WZBZB-M é bom e está dentro do esperado para uma placa de rede wireless de qualidade.

Desempenho wireless (em KB/s)
Placa-Mãe Gigabyte GA-8IPE1000 Pro2-W

 

 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...