Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-8S648FX

       
 59.036 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-8S648FX, baseada no chipset SiS 648FX, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte GA-8S648FX usa o mais novo chipset da SiS para a plataforma soquete 478, o SiS 648FX. Entre as principais características deste chipset estão o suporte à tecnologia Hyper-Threading, ao barramento externo de 800 MHz (200 MHz x 4), ao barramento AGP 8x e às memórias DDR400/PC3200. Além disso, este chipset tem seis portas USB 2.0 e duas portas IDE ATA-133.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8S648FX
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-8S648FX.

A única tecnologia de ponta que realmente fica faltando para esse chipset é o DDR Dual Channel, presente em outro chipset da SiS, o SiS 655 (que em nossos testes mostrou ser um verdadeiro chipset topo de linha).

O som on-board é de seis canais produzido pelo excelente codec Realtek ALC650. O modelo testado não tinha rede on-board. Nos modelos dessa placa com rede on-board, ela é gerada pelo Realtek RTL8100L (modelo GA-8S648FX-L).

Só tome cuidado para não confundir o modelo que testamos com o modelo GA-8S648FXM, que é uma versão "reduzida" do modelo testado, com apenas três slots PCI e dois soquetes de memória.

Uma característica que sentimos falta nesta placa-mãe é o recurso de dois BIOS, presente em quase todas as placas-mães da Gigabyte. Possivelmente esse recurso não tenha sido implementado para baratear ao máximo o custo dessa placa-mãe, que, custando na faixa de US$ 90 nos EUA é uma das placas-mães mais baratas para processadores Intel que você encontrará no mercado - e ainda por cima usando tecnologias de ponta e suportando toda a nova geração de processadores da Intel.

Ela é possivelmente mais barata que placas-mães usando outros chipsets por dois motivos. O primeiro e mais óbvio é o uso de um chipset da SiS, que produz chips muito mais baratos do que a VIA e a Intel. O segundo motivo é a ausência de portas Serial ATA. Se você está procurando uma placa que já venha com portas Serial ATA, então é melhor escolher um outro modelo de placa-mãe.

Assim como ocorre com outras placas-mães da Gigabyte, os conectores do painel frontal do gabinete são coloridos, facilitando a identificação na hora de montar o micro (ver Figura 2).

Placa-Mãe Gigabyte GA-8S648FX
Figura 2: Conectores do painel frontal da Gigabyte GA-8S648FX.

Nós soltamos o cooler do chipset para vermos o composto térmico utilizado. Apesar de essa placa-mãe usar uma fita térmica entre o dissipador de calor e o chipset, esta fita é de boa qualidade. Se você é tarado por overclock, talvez valha a pena remover a fita térmica e passar pasta térmica nesse dissipador.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8S648FX
Figura 3: Fita térmica do cooler do chipset é de boa qualidade.

A placa-mãe vem com alguns programas da Symantec: Norton Internet Security, Norton AntiVirus, Norton Personall Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control e o Ad Blocking. Ou seja, o preço da placa-mãe torna-se ainda mais atraente visto que vem com essa série de programas de graça.

Antes de irmos aos nossos testes com esta placa, vamos dar uma olhada em suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


A experiência que tenho com esta placa é para lá de ótima! O chipset é o SIS 648FX.

Os pontos fortes são:

• Suportar o novo P4 LGA 775. com HT barramento 800Mhz ( Segundo o matérial técnico do Chipset 648FX, informa que suporta também ( P4 dual-core) ótimo!!!!!!!!!!!!!!

• Sata 150/raid

• Suporta sua placa de vídeo AGP.

• Memória DDR 400Mhz

• Ótima para overclok, to rodando um ( P4 3@4Ghz; 266x15)

Pontos fracos:

• Não tem dual-channel.

Se você procura algo acessível “$”, e com um ótimo desempenho, essa é a placa!

Queria aproveitar e compartilhar minha experiência com overclok nessa placa.Se alguém tem alguma experiência com a mesma!Por favor compartilhe, Aqui.

post-47622-13884898044211_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×