Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394

       
 55.500 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-SINXP1394, baseada no chipset SiS 655, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A GA-SINXP1394 é a placa-mãe mais topo de linha que a Gigabyte possui hoje para o Pentium 4, trazendo inúmeros recursos extras.

Essa placa-mãe é baseada no chipset SiS 655, cuja principal característica é trabalhar no esquema Dual Channel, isto é, esse chipset pode acessar a memória a 128 bits, fazendo com que a taxa de transferência entre o chipset e a memória seja dobrada. Como esse chipset aceita memórias DDR400/PC3200, teoricamente ele é capaz de alcançar uma taxa de até 6.400 MB/s, caso sejam usados ao menos dois módulos DDR400/PC3200. Além disso, o barramento AGP desse chipset é 8x.

A Gigabyte está chamando essa placa-mãe de 6-Dual Miracle, pois colocou seis características em dobro nessa placa-mãe: dois BIOS, dois sistemas RAID (duas portas Serial ATA, chip Silicon Image SiI3112, e duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, chip ITE GigaRAID IT8212), dois canais de memória (DDR Dual Channel), dois processadores lógicos (isto é, compatibilidade com processadores Pentium 4 com tecnologia Hyper-Threading), dois reguladores de voltagem e dois sistemas de refrigeração.

Dessa lista de recursos dobrados, três nos chamam a atenção. Os dois canais de memória, que já comentamos, baseados no chipset SiS 655, sendo este o principal concorrente do chipset Intel E7205 (Granite Bay). O SiS 655 promete ser melhor que o Intel E7205, visto que o chipset da SiS aceita memórias até DDR400/PC3200 (taxa máxima teórica usando dois canais de 6.400 MB/s), enquanto o chipset da Intel aceita memórias somente até DDR266/PC2100 (taxa máxima teórica usando dois canais de 4.200 MB/s). Os dois reguladores de voltagem e os dois sistemas de refrigeração nos chamam a atenção e iremos falar sobre eles mais detalhadamente, já que nunca vimos nada parecido em nenhuma outra placa-mãe.

A Gigabyte chegou à conclusão que quando a placa-mãe queima, a parte mais comum de se queimar é o regulador de voltagem, que é o circuito responsável por baixar a tensão da fonte e fornecer a tensão requerida pelo processador. Nessa placa-mãe, a Gigabyte colocou dois reguladores trabalhando em paralelo. Se um deles se queimar, a placa-mãe continua funcionando normalmente. Incrível, não?

O segundo regulador de voltagem é fornecido em uma placa em separado, que é encaixada em um conector específico da placa-mãe. Nas Figuras 1 e 2 nós vemos o módulo regulador de voltagem adicionar e o conector da placa-mãe onde esse módulo deve ser encaixado.

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394
Figura 1: Regulador de voltagem adicional da GA-SINXP1394.

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394
Figura 2: Local onde o regulador de voltagem adicional deve ser encaixado na GA-SINXP1394.

Como você pode reparar na Figura 1, o regulador de voltagem adicional possui uma ventoinha. Tecnicamente falando, essa ventoinha não é necessária. Aí é que entra a história do sistema duplo de refrigeração. Essa ventoinha adicional foi colocada para melhorar a refrigeração do micro. O detalhe é que ela é transparente e com um LED azul dentro, criando um incrível efeito visual no micro, além de cumprir a sua função primária de melhorar a refrigeração interna do PC.

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394
Figura 3: Regulador de voltagem adicional funciona como sistema de refrigeração, além de dar incrível efeito visual.

Vamos dar uma olhada agora na GA-SINXP1394 e vamos falar de todos os seus recursos extras.

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394
Figura 4: Placa-mãe Gigabyte GA-SINXP1394.

Como você pode reparar na Figura 4, as peças plásticas dessa placa-mãe são coloridas. Além da função estética, no caso específico dessa placa-mãe os soquetes da memória são coloridos para facilitar a identificação e instalação dos módulos de memória. Para trabalhar no esquema de dois canais, é necessário que você instale ao menos dois módulos de memória, um módulo no soquete 1 e o outro módulo no soquete 3. Caso queira instalar mais memória usando esse esquema, os dois módulos adicionais deverão ser instalados nos soquetes 2 e 4. Para facilitar, a Gigabyte usou a cor laranja para identificar os soquetes 1 e 3 e a cor lilás para identificar os soquetes 2 e 4. Assim não há como errar na hora de instalar memória no esquema dual channel: basta instalar os módulos de memória nos soquetes de mesma cor. Esse detalhe nós vemos na Figura 5.

Placa-Mãe Gigabyte GA-SINXP1394
Figura 5: Soquetes de memória da GA-SINXP1394.

 

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×