Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP

       
 46.899 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Testes realizados com a Placa-mãe Gigabyte K8NNXP, baseada no chipset NVIDIA nForce 3-150, para a plataforma soquete 754.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A K8NNXP é a placa-mãe topo de linha da Gigabyte para o Athlon 64. Baseada no novo chipset nForce 3-150, ela faz parte da série 6-Dual Miracle – assim como a GA-SINXP, a GA-8KNXP e a GA-7NNXP –, onde o principal diferencial é a existência de um segundo regulador de voltagem com uma ventoinha auxiliar.


Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte K8NNXP.

Este segundo regulador de voltagem vem em uma placa à parte e é instalado na placa-mãe através de um slot especial existente. Ele é ligado em paralelo ao regulador de voltagem da placa-mãe, fazendo com que se o regulador de voltagem da placa-mãe se queime, o micro continua funcionando sem problemas, pois o segundo regulador estará ativo. Além deste papel, a Gigabyte aproveitou para colocar uma ventoinha auxiliar sobre este regulador, ajudando na ventilação interna do gabinete. Este regulador auxiliar é chamado de DPS (Dual Power System) pela Gigabyte.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 2: Regulador de voltagem auxiliar da K8NNXP.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 3: Slot onde o regulador é encaixado.

A ventoinha do regulador auxiliar possui um LED azul, criando um bonito efeito visual no interior da máquina, como você confere na Figura 4.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 4: Regulador de voltagem auxiliar em ação.

Vamos falar da K8NNXP em si e de seus recursos. Mas antes, é bom lembrar que há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon 64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.

Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.

Isto posto, vamos ao que interessa. A K8NNXP tem duas portas IDE ATA-133 controladas pelo nForce 3 e mais 2 portas IDE ATA-133 RAID adicionais controladas pelo chip GigaRAID IT8212 da ITE. Ela tem também duas portas Serial ATA, controladas pelo novo chip SiI3512 da SiliconImage.

Placa-Mãe Gigabyte K8NNXP
Figura 5: Duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, chip GigaRAID IT8212 da ITE, duas portas Serial ATA e chip SiI3512 da SiliconImage.

Esta placa-mãe tem duas portas de rede on-board. Uma Gigabit Ethernet, controlada pelo novo chip Realtek RTL8110S, e uma 100 Mbps, controlada pelo chip Realtek RTL8201BL.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×