Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Gigabyte P55-UD6


     47.231 visualizações    Placas-mãe    7 comentários
Placa-Mãe Gigabyte P55-UD6

Suporte à Memória

Os processadores soquete LGA1156, assim como os processadores soquete LGA1366 da Intel e os processadores da AMD, têm um controlador de memória integrado. Todos os outros processadores da Intel utilizam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH, Memory Controller Hub ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com esses processadores o chipset (ou seja, a placa-mãe) é o componente responsável por dizer quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro.

Como a partir de agora o controlador de memória está dentro do processador, é o processador – e não mais o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação da quantidade de memória que você pode instalar.

Até o momento o controlador de memória integrado dos processadores soquete LGA1156 suportam apenas memórias DDR3 até 1.333 MHz na arquitetura de dois canais, apesar de a Gigabyte dizer que a P55-UD6 suporta memórias DDR3 até 2.600 MHz. Essa placa-mãe tem seis soquetes de memória DDR3 (recurso normalmente apenas visto em placas-mães soquete LGA1366) e cada módulo de memória DDR3 pode ter até 4 GB cada, mas ela suporta no máximo 16 GB pois não suporta seis módulos "dupla face" (isto é, com chips soldados nos dois lados do módulo), apenas quatro módulos "dupla face" ou uma combinação de dois módulos "dupla face" e quatro "face simples" (ou seja, com chips soldados em apenas um dos lados do módulo).

Para obter o desempenho máximo você deve instalar dois, quatro ou seis módulos de memória de modo a habilitar a configuração de dois canais. Quando apenas dois módulos são usados certifique-se de instalá-los nos soquetes brancos. Para usar seis módulos, os módulos instalados nos soquetes azuis devem obrigatoriamente ser "face simples", ou seja, devem ter chips de memória em apenas um dos lados.

Gigabyte P55-UD6
Figura 6: Módulos de memória. Instale dois, quatro ou seis módulos para o desempenho máximo.

Próximo aos soquetes de memórias ainda há um grande botão "power" que permite que você ligue seu computador sem a necessidade de fazer as conexoes da placa-mãe ao gabinete. Já é um grande recurso quando há um pequeno botão com essa função, e ter um botão grande chega a ser um luxo.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uma coisa interessante de se fazer nos próximos artigos, ou como um proprio artigo separado seria uma tabela com a relação sinal ruído de várias placas de som (onboard e off).

Muita gente não liga pra isso, mas conheço muitos músicos e amantes da música q apanham consideravelmente pra escolher uma placa ou aacbam optando por uma "creative sb ilve!" achando q estão tendo algo melhor do q as placas onboard.

Pior ainda, é q muita gente acaba gastando uma bela grana em placas profissionais sem necessidade por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...