Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z370 AORUS Ultra Gaming


     33.856 visualizações    Placas-mãe    11 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z370 AORUS Ultra Gaming
Produto Recomendado

Periféricos on-board

O chipset Intel Z370 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 5 e 10). As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e quatro delas são rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

A placa-mãe não suporta portas SATA Express nem U.2.

GA-Z370-UltraGaming-04.jpg

Figura 4: as seis portas SATA-600

O chipset Intel Z370 suporta 14 portas USB 2.0 e dez portas USB 3.0. A Gigabyte Z370 AORUS Ultra Gaming oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há sete portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, sendo quatro delas no painel traseiro e três disponíveis em dois conectores (um desses conectores é do tipo utilizado em portas tipo C). Há ainda duas portas USB 3.1, uma tipo A e uma tipo C, controladas por um chip ASMedia ASM3142.

A Gigabyte Z370 AORUS Ultra Gaming não traz portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1, gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1220, que oferece uma relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e 108 dB para as entradas analógicas (infelizmente outras características não foram divulgadas). De qualquer forma, fica claro que é um codec topo de linha e que essas especificações são excepcionais até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico. Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos, o que reduz a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Além disso, o circuito de áudio utiliza capacitores específicos para áudio da WIMA, regulador de tensão específico e amplificador para fones de ouvido.

As saídas de áudio analógico são independentes, e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board.

A Figura 5 mostra a seção de áudio da placa-mãe.

GA-Z370-UltraGaming-05.jpg

Figura 5: seção de áudio

A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I219V.

Na Figura 6, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 3.0 de baixo ruído (amarelas), uma saída DVI-D, duas portas USB 3.1 geração 2 (uma tipo A, vermelha, e uma tipo C), uma saída HDMI, duas portas USB 3.0 tipo A (azuis), uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 2.0, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

GA-Z370-UltraGaming-06.jpg

Figura 6: painel traseiro

A Z370 AORUS Ultra Gaming possui LEDs por toda a placa, que fica toda iluminada ao ser ligada. A cor e mesmo o padrão de mudança na iluminação pode ser configurado tanto no setup da placa-mãe quanto por meio de um programa.

A placa-mãe tem dois chips de BIOS e LEDs que indicam problemas respectivamente no processador, memória e placa de vídeo.

Na Figura 7, podemos ver os acessórios que acompanham a Gigabyte Z370 AORUS Ultra Gaming.

GA-Z370-UltraGaming-07.jpg

Figura 7: acessórios


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

6 minutos atrás, ussmonitor disse:

As placas com este chipset aceitam CPU da 6º e 7º geração?

Não. Está no segundo parágrafo da primeira página...

 

Citação

elas não são compatíveis com processadores Core i de sexta (“Skylake”) e sétima (“Kaby Lake”) gerações.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, RobertoGB disse:

@Kleber Peters Lembrando que tudo indica ser uma limitação artificial.

Sim, o próprio texto afirma isto, já que, aparentemente, não existem limitações físicas. Não duvido saírem atualizações alternativas removendo esta limitação, se bem que faz mais sentido, se for para usar 6ª e 7ª, comprar uma Z270. E para estas sair também uma atualização alternativa para conseguirem rodar a 8ª.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, William Ricardo Maia disse:

Existe um motivo plausível para a Intel fazer esse tipo de jogada? Seria melhor para todos os consumidores deixar que a Z170 e Z270 trabalhassem com os coffee-lake.

É por essas e outras que temos que torcer para a sempre e constante evolução da AMD.

 

A única diferença "de arquitetura" entre os processadores de 6a/7a e de 8a geração é que estes últimos suportam apenas memória DDR4, e não DDR3/DDR4. Talvez este seja o motivo da incompatibilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, William Ricardo Maia disse:

Existe um motivo plausível para a Intel fazer esse tipo de jogada? Seria melhor para todos os consumidores deixar que a Z170 e Z270 trabalhassem com os coffee-lake.

É por essas e outras que temos que torcer para a sempre e constante evolução da AMD.

 

 

Venda de chipsets

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Hugo G castro disse:

Ola! Possuo essa placa e gostaria de adquirir um ssd m.2 nvme

esse aqui especificamente:

https://m.kabum.com.br/produto/96306/ssd-kingston-a1000-m-2-2280-240gb-pcie-nvme-ger-3-0-x-2-leituras-1-500mb-s-e-grava-es-800mb-s-sa1000m8-240g 

 Essa placa possui suporte pra ele? E quais dificuldades eu poderei encontrar na hora de instalar?. Obrigado!

A informação está na página 2 do artigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...