Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z77-HD4


     36.990 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z77-HD4

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z77 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300 (RAID 0, 1, 10 e 5).

Nesta placa-mãe, as portas SATA são instaladas voltadas para cima, o que significa que a instalação de uma placa de vídeo no segundo slot PCI Express x16 dificultará o acesso a elas e você deverá utilizar cabos SATA com conectores rotacionados a 90° (a placa-mãe vem com estes cabos).

Gigabyte Z77-HD4 Motherboard
Figura 4: As quatro portas SATA-300 (azul) e as duas portas SATA-600 (branco)

O Intel Z77 chipset suporta 14 portas USB 2.0 e quatro portas USB 3.0. A Gigabyte Z77X-UP7 oferece oito portas USB 2.0 (quatro no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe) e quatro portas USB 3.0 (duas localizadas no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector localizado na placa-mãe).

A Gigabyte Z77X-UP7 não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC887, que é uma solução para placas-mãe “de entrada”, apresentando uma relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Estas especificações são adequadas para o usuário comum, mas se você planeja converter e editar áudio de fontes analógicas (por exemplo, fitas VHS, discos de vinil e fitas cassete), você deverá optar por uma placa-mãe com uma relação sinal/ruído de pelo menos 100 dB para as entradas.

Apesar de o codec de áudio suportar o formato 7.1, esta placa-mãe é compatível apenas com caixas de som analógicas 5.1, já que ela apresenta apenas três conectores de áudio, não vem com uma saída SPDIF e não tem um conector para você instalar um.

Como ela apresenta apenas três conectores de áudio analógico, você terá de “matar” os conectores “line in” e “mic in” ao instalar um conjunto de caixas de som analógicas 5.1. Em nossa opinião, este é o maior problema desta placa-mãe.

Por outro lado, você pode usar a saída HDMI para ter áudio 7.1.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Realtek RTL8111F.

Na Figura 5, você pode ver o painel traseiro da placa mãe com quarto portas USB 2.0, um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, saída VGA, saída DVI-D, saída DisplayPort, saída HDMI, duas portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z77-HD4 Motherboard
Figure 5: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Boa placa-mãe. Realmente como o CdH falou "peca" nesse ponto do áudio, que para uma boa parte dos usuários não faria tanta diferença. Acho que pesou mais não possuir o 2ª slot pci-e conectado ao processador, dessa forma trabalhando com especificações pci-e 2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...