Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z77X-UD4H


     35.371 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z77X-UD4H

Regulador de Tensão

O circuito regulador de tensão da Gigabyte Z77X-UD4H tem oito fases para a tensão principal do processador (Vcc ou Vcore), duas para a tensão VSA do processador (“system agent”, que alimenta o controlador de memória) e uma para o chip gráfico embutido (VAXG). Portanto, esta placa-mãe tem uma configuração “8+2+1”.

O regulador de tensão é controlado por um circuito integrado IR3564, usando um projeto digital. Para a tensão principal e para a tensão VSA, a placa-mãe usa um circuito integrado IR3598 em vez de um transistor “driver” discreto. A cada duas fases um circuito integrado deste tipo é usado, já que cada um tem contém dois transistores MOSFET. Dois transistores MOSFET NTMFS4921N são usados por fase como os transistores “lado baixo” e “lado alto”. Na fase única para a tensão VAXG, um transistor MOSFET RJK03B7DPA é usado como “driver” e dois transistores MOSFET RJK0393DPA são usados como “lado baixo” e “lado alto".

Gigabyte Z77X-UD4H
Figura 9: Circuito regulador de tensão

A Gigabyte Z77X-UD4H utiliza capacitores sólidos e todas as bobinas desta placa-mãe são modelos de ferrite, que oferecem uma melhora na eficiência de até 20%.

Se você quer aprender mais sobre o circuito regulador de tensão, leia o nosso tutorial sobre o assunto.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...