Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH


     41.001 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH

Slots

A Gigabyte Z77X-UP5 TH vem com três slots PCI Express 3.0/2.0 x16, três slots PCI Express 2.0 x1, um slot PCI e um slot mSATA.

Normalmente, nas placas-mãe baseadas no chipset Z77, apenas os dois primeiros slots PCI Express x16 são controlados pelo processador. Os outros slots PCI Express x16 são controlados pelo chipset, operando a uma velocidade menor (quase sempre x4) e sendo somente compatíveis com a especificação 2.0 (que oferece metade da largura de banda 3.0). Nesta placa-mãe, no entanto, os três slots são controlados pelo processador.

Mas, já que os processadores soquete LGA1155 da Intel oferecem somente 16 pistas PCI Express, a configuração da velocidade para estes slots é a seguinte: se somente o primeiro slot PCI Express x16 (“PCIEX16”) for usado, ele opera a x16; quando o primeiro e o segundo slots PCI Express x16 (“PCIEX16” e “PCIEX8”) são usados, ambos operam a uma velocidade de x8; e, caso os três slots PCI Express x16 sejam usados, o primeiro operará a uma velocidade de x8 e os outros dois operarão a uma velocidade de x4. Além disso, o terceiro slot PCI Express trabalha somente quando um processador “Ivy Bridge” é instalado, sendo incompatível com processadores “Sandy Bridge”.

Ao instalar placas de vídeo de dois slots, você “mata” o primeiro slot à esquerda do slot que está sendo usado (olhando a placa-mãe com seus conectores traseiros voltados para cima). Se uma terceira placa de vídeo de dois slots for instalada no terceiro slot PCI Express x16, você precisará de um gabinete com pelo menos oito slots de expansão.

Os slots PCI Express x16 suportam tecnologias SLI e CrossFireX.

Já que o chipset Z77 da Intel não suporta slots PCI padrão, a Gigabyte Z77X-UP5 TH utiliza um chip ponte ITE IT8892E para conectar o slot PCI a uma pista PCI Express 2.0 x1.

Gigabyte Z77X-UP5TH
Figura 2: Slots

O slot mSATA não é um slot mini PCI Express, o que significa que você não pode instalar uma placa de rede sem fio nele. Ele foi projetado especificamente para unidades SSD baseadas nesse padrão. Esse slot está conectado à porta “SATA2 5”, o que significa que você não poderá usar esta porta SATA quando uma unidade SSD mSATA estiver instalada. Este slot usa uma conexão SATA-300.

Gigabyte Z77X-UP5TH
Figura 3: O slot mSATA

Para acomodar o controlador Thunderbolt e as portas SATA-600 e USB 3.0 adicionais de maneira adequada, a placa-mãe usa um chip chaveador PLX PEX8605. Este chip transfere automaticamente as pistas PCI Express disponíveis para os dispositivos que precisam delas. Em placas-mãe com muitos dispositivos PCI Express, mas sem um chip chaveador, você precisa desabilitar manualmente alguns dispositivos no setup da placa-mãe para obter o desempenho máximo dos dispositivos conectados às portas USB 3.0, SATA-600 e Thunderbolt que estejam transferindo arquivos ao mesmo tempo.

Gigabyte Z77X-UP5TH
Figura 4: O chip PLX PEX8605


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-Gigabyte-Z77X-UP5-TH/2654

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Z77X-UP5 TH é uma placa-mãe soquete 1155 da Gigabyte direcionada a processadores "Ivy Bridge" (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de terceira geração), que vem vários recursos extra como duas portas Thunderbolt, um slot mSATA, rede sem fio de..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

minha opinião é que hoje em dia enquanto temos a concorrência a nosso favor , temos a tecnologia que de certo modo nos prejudica. ah dias estou tentando escolher uma placa mãe mas com tantas opções fica difícil cada marca e modelo com um recurso diferente e esse recurso por mais simples que seja causa um aumento significativo no preço do produto. recurso esse que o usuário comum adquire e nem sabe pra que serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...