Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH


     41.018 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z77 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Diferentemente do modelo Z77X-UP4, esta placa-mãe apresenta um controlador SATA-600 adicional (chip Marvell 88SE9172), acrescentando uma porta SATA-600 interna e uma porta eSATA-600.

Como mencionado anteriormente, a porta “SATA2 5” é compartilhada com o slot mSATA, então esta porta não poderá ser usada quando uma unidade SSD mSATA for instalada.

As portas SATA controladas pelo chipset estão localizadas na borda da placa-mãe e rotacionadas a 900, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.Ver Figura 6. A porta SATA-600 controlada pelo chip adicional está localizada na borda esquerda da placa-mãe (olhando para a placa com os seus conectores traseiros da voltados para cima).

Gigabyte Z77X-UP5 TH
Figura 6: Portas SATA-300 (preto) e SATA-600 (branco)

O chipset Intel Z77 suporta 14 portas USB 2.0 e quatro portas USB 3.0. A Gigabyte Z77X-UP5 TH oferece seis portas USB 2.0 (duas localizadas no painel traseiro da placa-mãe e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe) e 10 portas USB 3.0 (quatro localizadas no painel traseiro da placa-mãe e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe). Esta é outra diferença entre os modelos UP5 e UP4, já que o modelo UP4 vem com oito portas USB 3.0. No entanto, as portas USB 3.0 adicionais disponíveis na Gigabyte Z77X-UP5 TH não são portas USB 3.0 “verdadeiras”; elas estão conectadas às quatro portas USB 3.0 controladas pelo chipset usando dois chips concentradores VIA VL810.

A Gigabyte Z77X-UP5 TH apresenta duas portas FireWire, uma no painel traseiro da placa-mãe e outra disponível através de um conector. O modelo UP4 não vem com estas portas.

As duas portas Thunderbolt são controladas por um chip Intel DSL3510L.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC898, que é um produto excepcional, apresentando uma relação sinal/ruído impressionante de 110 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isto significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruídos de fundo.

O codec usado é outra grande diferença entre os modelos UP5 e UP4, já que o modelo UP4 utiliza o Realtek ALC892, que oferece uma relação sinal/ruído mais baixa (ou seja, a qualidade do áudio é inferior).

Esta placa-mãe tem uma saída SPDIF óptica on-board. Além disso, existem dois conectores rotulados “SPDIF_IN” e “SPDIF_O”, que podem ser usados para adicionar mais portas SPDIF, se necessário. É importante ressaltar que é incomum para uma placa-mãe ter entrada SPDIF, o que pode ser uma vantagem para quem está à procura de uma placa-mãe com este recurso, mesmo que necessite de um adaptador.

As saídas de áudio analógicas são independentes somente se você usar um conjunto de caixas de som analógicas 5.1. Para você instalar um conjunto de caixas de som analógicas 7.1, você terá de usar o conector “mic in” ou “line in”.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pelo chipset usando um chip Intel WG82579V para fazer a interface com a camada física.  O modelo UP4 utiliza um controlador Realtek RTL8111E.

Outro destaque desta placa-mãe é a presença de uma placa de expansão PCI Express x1 contendo rede sem fio e Bluetooth 4.0 (24 Mbit/s), que não vem com o modelo UP4. Esta placa de expansão suporta os padrões IEEE 802.11a/b/g/n e é um dispositivo de duas bandas, ou seja, suporta frequências de 2,4 GHz e 5 GHz e tem duas antenas que permitem que você alcance taxas de transferência mais altas ao usar o padrão IEEE 802.11n em comparação com dispositivos de banda única operando a 2,4 GHz. É importante saber disso ao comparar esta placa-mãe com produtos concorrentes. 

Gigabyte Z77X-UP5 TH
Figura 7: A placa Bluetooth/rede sem fio

Na Figura 8 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com saída VGA, saída DVI-D, quatro portas USB 3.0, saída HDMI, duas portas USB 2.0, porta eSATA, porta Gigabit Ethernet, duas portas Thunderbolt, uma saída SPDIF óptica e conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z77X-UP5 TH
Figura 8: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Placa-mãe Gigabyte Z77X-UP5 TH

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placa-mãe-Gigabyte-Z77X-UP5-TH/2654

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Z77X-UP5 TH é uma placa-mãe soquete 1155 da Gigabyte direcionada a processadores "Ivy Bridge" (processadores Core i3, Core i5 e Core i7 de terceira geração), que vem vários recursos extra como duas portas Thunderbolt, um slot mSATA, rede sem fio de..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

minha opinião é que hoje em dia enquanto temos a concorrência a nosso favor , temos a tecnologia que de certo modo nos prejudica. ah dias estou tentando escolher uma placa mãe mas com tantas opções fica difícil cada marca e modelo com um recurso diferente e esse recurso por mais simples que seja causa um aumento significativo no preço do produto. recurso esse que o usuário comum adquire e nem sabe pra que serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...