Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z87X-UD3H


     48.852 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z87X-UD3H

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe apresenta duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip Marvell 88SE9172, suportando RAID 0 e 1. Essas duas portas adicionais são compartilhadas com as duas portas eSATA-600 disponíveis, e, portanto, elas não podem ser utilizadas ao mesmo tempo.

As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe rotacionadas a 900, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

Gigabyte Z87X-UD3H
Figura 4: As duas portas SATA-600 controladas pelo chip Marvell (cinza), e as seis portas SATA-600  controladas pelo chipset (preto)

O Intel Z87 chipset suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A Gigabyte Z87X-UD3H oferece seis portas USB 2.0 (através de três conectores localizados na placa-mãe). Das seis portas USB 3.0 oferecidas pelo chipset, duas estão disponíveis através de um conector USB 3.0 e duas estão conectadas a dois chips hub Renesas µPD720210, que expande cada porta para quatro. Assim, a Gigabyte Z87X-UD3H apresenta um total de 10 portas USB 3.0, quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe e seis disponíveis no painel traseiro da placa-mãe.

A Gigabyte Z87X-UD3H não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC898, que é um produto topo de linha, apresentando uma relação sinal/ruído impressionante de 110 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isto significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruído de fundo.

As saídas de áudio analógico são independentes e ela também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Ela também apresenta um conector de dois pinos rotulado “SPDIF_O”, onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

Um recurso interessante dessa placa-mãe é a presença de um amplificador de áudio para fones de ouvido analógicos, produzido por um chip Texas Instruments DRV632.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I217-V.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, seis portas USB 3.0, saída VGA, saída DVI-D, saída SPDIF óptica, saída HDMI, saída DisplayPort, duas portas eSATA-600, uma porta Gigabit Ethernet e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z87X-UD3H
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

É "GiB" mesmo?

Sim, Gibibyte (GiB) para números no prefixo binário e Gigabyte (GB) para decimal.

Achei bem interessante (para não dizer estranho), um conector de alimentação SATA na placa-mãe para ligar mais de uma placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei bem interessante (para não dizer estranho), um conector de alimentação SATA na placa-mãe para ligar mais de uma placa de vídeo.

Eu também achei bem estranho, mas já vi várias placas onde ligava-se um conector "4 pinos" na placa-mãe, vai saber se este formato vai ser descontinuado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa, segundo a Gigabyte, suporta até 3000 MHz em OC por ter duas camadas de cobre. vocês disseram até 1600 MHz porque?

Na da Asus Gryphon Z87 vocês falaram q ela suporta até 1833 MHz, mas essa frequência também é com overclock, ao meu entendimento. :confused:

De resto, muito bom o review. vocês planejam fazer um da Z87X-D3H? Eu estou curioso sobre o regulador de tensão dela.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

Tudo bem?

E aí seu Evandro, tanto tempo.

O site Techpowerup ( http://www.techpowerup.com/ ) também fez uma analise interessante dessa placa-mãe.

Foi graças a ele que eu acabei me decidindo por esse modelo.

Aqui o link:

Gigabyte Z87X-UD3H (Intel LGA 1150)

http://www.techpowerup.com/reviews/Gigabyte/Z87X-UD3H/1.html

Boas leituras

Abraço

Chile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...