Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte Z97X-GAMING G1 WIFI-BK


     41.182 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe Gigabyte Z97X-GAMING G1 WIFI-BK

Periféricos on-board

O chipset Intel Z97 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). A Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK vem com quatro portas SATA-600 adicionais, controladas por dois chips Marvell 88SE9172 (suportando RAID 0 e 1). As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Note que os dois conectores SATA-600 do bloco central (cinza escuro) podem ser usadas como duas portas SATA normais ou como um conector SATA Express.

Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK
Figura 5: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset (pretas e cinza escuro) e as quatro portas SATA-600 controladas pelos chips Marvell (cinza claro)

O chipset Intel Z97 suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK oferece oito portas USB 2.0, duas no painel traseiro e seis disponíveis em três conectores localizados na placa-mãe. Há oito portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset. Quatro delas (duas no painel traseiro e duas disponíveis em um conector) são conectadas diretamente ao chipset, enquanto as outras quatro (localizadas no painel traseiro) são conectadas a duas portas USB 3.0 do chipset por meio de dois chips concentradores Renesas μPD720210.

Segundo a Gigabyte, as duas portas USB 2.0 do painel traseiro fornecem alimentação de baixo ruído, para uso com interfaces de áudio.

A Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.

Um dos destaques desta placa-mãe é o áudio de nível profissional, gerado por um chip Creative Sound Core 3D (5.1 canais, resolução de 24 bits, relação sinal/ruído de 102 dBA nas saídas analógicas e 101 dBA nas entradas). Esse chip é coberto por uma blindagem folheada a ouro, e toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos por uma linha que brilha em vermelho (há vários LEDs vermelhos pelo lado da solda da placa-mãe, próximos a uma linha semitransparente). Essas características reduzem a interferência e ajudam o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Todos os capacitores desse circuito são modelos bipolarizados específicos para áudio do fabricante japonês Nichicon. As saídas de áudio são independentes e folheadas a ouro, e a placa-mãe também vem com saída de áudio SPDIF óptica.

O amplificador operacional da seção de áudio analógico é substituível. Você pode utilizar do amplificador Burr-Brown OPA2134PA que vem com a placa ou adquirir um kit com um amplificador diferente e uma ferramenta de extração de circuito integrado para ajustar as nuanças do áudio ao seu gosto. Há ainda duas pequenas chaves que permitem que você ajuste o ganho da saída de áudio principal.

Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK
Figura 6: chaves de ganho e amplificador operacional substituível

A placa-mãe em questão vem com duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel I217V e a outra controlada por um chip Atheros Killer 2201, que é um controlador Gigabit Ethernet de alto desempenho.

A Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK vem com um módulo Wi-Fi/Bluetooth. Esse módulo suporta o padrão IEEE802.11ac (compatível com bandas de 2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth 4.0.

Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK
Figura 7: módulo de comunicações

Na Figura 8, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, saída DVI-I, saída DisplayPort, saída HDMI, seis portas USB 3.0, duas portas Gigabit Ethernet, saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

Gigabyte Z97X-Gaming G1 WIFI-BK
Figura 8: painel traseiro


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...