Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Intel DZ87KLT-75K


     52.470 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Placa-mãe Intel DZ87KLT-75K

Slots

A placa-mãe Intel DZ87KLT-75K vem com três slots PCI Express 3.0 x16, três slots PCI Express 2.0 x1, um slot PCI padrão e um slot Mini PCI Express/mSATA-600.

Os três slots PCI Express 3.0 x16 são controlados pelo processador, com o primeiro slot trabalhando a x16 quando apenas uma placa de vídeo for instalada, os dois primeiros slots trabalhando a x8 quando duas placas de vídeo forem instaladas e o primeiro slot trabalhando a x8 e os outros dois trabalhando a x4 quando três placas de vídeo forem instaladas.

Esta configuração é um pouco diferente da que vimos em produtos concorrentes, onde o terceiro slot PCI Express x16 é 2.0, controlado pelo chipset e opera a x1, x2 ou x4.

Todos os três slots PCI Express x16 suportam as tecnologias CrossFireX e SLI.

Se você quiser instalar uma placa de vídeo de dois slots no terceiro slot PCI Express 3.0 x16, precisará de um gabinete com pelo menos oito slots de expansão (gabinetes geralmente apresentam sete slots de expansão).

Como o chipset Intel Z87 não suporta slots PCI padrão, a placa-mãe usa um chip ponte ITE IT8892 para conectar o slot PCI padrão a uma pista PCI Express x1.

Intel DZ87KLT-75K
Figura 2: Slots

Um dos destaques desta placa-mãe é a presença de um slot Mini PCI Express, permitindo que você instale uma placa de rede sem fio que utilize este formato. Esse slot também é compatível com unidades SSD mSATA, já que está conectado a uma porta SATA-600. Normalmente, portas mSATA são SATA-300 e, portanto, esta é uma vantagem.

Intel DZ87KLT-75K
Figura 3: Slot Mini PCI Express/mSATA

Para poder acomodar os recursos PCI Express adicionais que existem nessa placa-mãe, ela faz uso de um chip chaveador PLX PEX8608. Este chip transfere automaticamente pistas PCI Express disponíveis para dispositivos que as necessitem. Em placas-mãe com muitos recursos PCI Express que não usam um chip chaveador, você deverá desabilitar manualmente dispositivos no menu de configuração da placa-mãe para atingir desempenho máximo em unidades conectadas às portas USB 3.0 e SATA-600 adicionais e ao slot mSATA, ao transferir arquivos ao mesmo tempo.

Intel DZ87KLT-75K
Figura 4: O chip PLX PEX8606 


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uau!! Belíssima mobo! Contrariando notícias de que a INTEL estaria se retirando do mercado de placas-mãe...

O anuncio da retirada ainda pode ser lido aqui:

Hoje, a Intel fez uma sóbria, mas não totalmente inesperado anúncio: ao longo dos próximos 3 anos Intel será desacelerando seu próprio negócio motherboard desktop. Intel continuará a fornecer chipsets desktop para uso por 3 fabricantes de motherboards partido como ASUS, Gigabyte e ASRock, mas depois de 2013, deixarão de produzir e vender seus próprios desktops MITX / mATX / ATX projetos no canal. Veremos motherboards Haswell do grupo, mas que será o último torneio oficial. Intel vai parar o desenvolvimento de placas-mãe de desktop uma vez que o lançamento do Haswell está concluída. Todas as placas da Intel, incluindo os próximos motherboards Haswell, trará uma garantia completa e será apoiado pela Intel durante esse período. (...)

http://www.anandtech.com/show/6685/the-end-of-an-era-intels-desktop-motherboard-business-to-ramp-down-over-next-3-years

http://www.pcworld.com/article/2025926/intel-exits-the-desktop-motherboard-business-to-focus-on-new-form-factors.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...