Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Matsonic MS8308E

       
 50.674 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Matsonic MS8308E, baseada no chipset SiS 730, para a plataforma soquete 462.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Matsonic MS8308E é a primeira placa-mãe da Matsonic que testamos. Ela é parecidíssima com a M810 da PCChips e que já testamos: uma placa-mãe soquete A com chipset SiS 730 com "tudo" on-board (vídeo, áudio, modem e rede). Tanto que o desempenho dessas duas placas-mães foi bem parecido.

Apesar de ter vídeo on-board, a Matsonic MS8308E possui um slot AGP, permitindo que o vídeo on-board possa ser desabilitado para a instalação de uma placa de vídeo de melhor qualidade. Infelizmente não conseguimos colocar para funcionar nossa placa de vídeo TNT2 nessa placa-mãe nem com reza braba. Esse tipo de problema está sendo encontrado também por várias pessoas que tentam instalar essa placa de vídeo com placas-mães com chipset SiS 730.

O setup da placa é super simples (AMI Simple Setup), não possuindo o menu Advanced Chipset Setup comumente encontrado nos setups da maioria das placas-mães do mercado.

Fizemos uma série de testes com essa placa-mãe, de modo a mostrar quais são as melhores configurações possíveis para ela. É importantíssimo você seguir as nossas orientações se você tem, pretende ter ou monta micros usando essa placa, pois se você usar as configurações padrão dessa placa-mãe o desempenho obtido pelo micro será ainda mais baixo.

Quanto ao overclock, ela não possui qualquer configuração para o aumento do clock externo do processador. Portanto, a única forma de fazer overclock com essa placa-mãe é alterando os micro-jumpers dos processadores Athlon e Duron (veja nossa série de dicas sobre o assunto) ou então conseguindo um software que consiga alterar a configuração do gerador de clock ICS 9248AF-136 usado por essa placa.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×