Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe PCChips M810


     231.407 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-Mãe PCChips M810

Desempenho

Há várias dicas importantes para você seguir de modo a conseguir extrair o desempenho máximo que essa placa-mãe pode proporcionar. Primeiro, tivemos um aumento de 5,21% no desempenho de processamento e 9,23% no desempenho de vídeo 2D fazendo a correta otimização do setup da placa. Como dissemos, essa placa-mãe não possui qualquer configuração avançada. Portanto, a nossa otimização se resumiu em aumentar o clock da memória SDRAM para 133 MHz em vez de usar o valor default de 100 MHz, já que a memória que estávamos usando era uma PC-133.

Só que o desempenho dessa placa-mãe ainda estava muito abaixo do das demais placas-mães que testamos (especialmente o desempenho de disco), e começamos a investigar o porque. A explicação veio rapidamente: rodamos o programa HD Tach (http://www.tcdlabs.com) e descobrimos que a taxa de transferência do disco rígido estava apenas 4,9 MB/s e usando mais do que 90% do processador! Algo estava errado!

E o que está tremendamente errado são os drivers de bus mastering da SiS! Ao instalar os drivers de bus mastering que acompanham a placa-mãe, o micro travava durante o boot quando habilitávamos o modo DMA (ou seja, quando habilitávamos o bus mastering)! Em modo de segurança, reinstalamos o driver de bus mastering em modo PIO, fazendo com que o micro apresentasse os valores que comentamos!

A solução foi remover os drivers de bus mastering da SiS (rodando novamente o programa de instalação e escolhendo a opção de remover os drivers), instalar os drivers padrão do Windows 98, o driver "SiS 5513" e habilitar o bus mastering (marcando a caixa DMA nas propriedades do disco rígido; clique aqui para aprender como isso deve ser feito).

Após essa correção no driver de bus mastering, o desempenho do disco rígido passou para 14,5 MB/s e a taxa de utilização do processador ficou em menos de 3%. É uma taxa de transferência ridícula (já que o disco rígido usado em nossos testes era um DMA/33, que pode atingir até 33 MB/s), porém foi a máxima que conseguimos!

Nota: Alguns leitores nos escreveram falando que conseguiram taxas de transferência de disco bem mais altas do que a que obtivemos nesse teste, mas para isso tiveram de habilitar a opção de gerenciamento de consumo elétrico avançado (ACPI) no setup. Ou seja, fica aqui registrada a dica: habilite o ACPI (e somente ele) no setup dessa placa para que ela consiga obter um bom desempenho de disco. Agora me respondam: o que o gerenciamento de consumo elétrico tem a ver com a taxa de transferência de disco. É realmente incrível as coisas que acontecem com as placas da PCChips...

Com a instalação dos drivers que acompanham o Windows 98 e não os drivers que acompanham a placa-mãe, o desempenho de disco aumentou 23,30%! Só não esqueça que a caixa DMA deve estar habilitada, ou o desempenho de disco será baixo!

Os resultados usados para a comparação com as demais placas-mães testadas foram justamente com o setup otimizado e com o driver SiS 5513 que acompanha o Windows 98.

O vídeo on-board dessa placa-mãe possui três configurações de memória: 8 MB, 16 MB e 32 MB. Como default ela vem configurada a "comer" 16 MB da memória RAM para ser usada como memória de vídeo. Fizemos testes com o vídeo on-board configurado dessa maneira e depois baixamos o vídeo on-board para 8 MB (liberando mais memória RAM para o micro) para quais eram as alterações que ocorriam no desempenho do micro.

Instalar a nossa placa de vídeo TNT2 M64 nessa placa-mãe foi outro problema. Só conseguimos fazer com que o micro funcionasse sem travar depois de algumas tentativas. O programa 3DMark não rodou (travava) e, com isso, ficamos sem resultados para o teste de vídeo 3D dessa placa-mãe com o vídeo on-board desabilitado e com a placa TNT2 instalada. Várias pessoas têm reclamado que não conseguem instalar placas de vídeo AGP nessa placa-mãe, sempre algum probleminha ocorre. Conosco não foi diferente.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

já possui uma placa destas muito estavel e confiavel apesar de pouco rendimento, em aplicativos e jogos. Tinha com a seguinte configuração Amd Athlon xp 2400 que era reconhecido com athlon xp 2000 e apos a atualizacao da bios ficou tudo normal, 512 ram pc100, hd 80 giga, placa de video 5200 fx 128bits 256ram. Rodei com tudo isto durante cerca de 1 ano ou mais sem nenhuma dor de cabeça emfim como procurava mais performance e melhorias decidi fazer um up-grade. Troquei a pcchips por uma Abit AN7 agora estou mais feliz.

Athlon xp 2400 @ 2600 - 2100 over

Abit AN7

2x512 ddr 400 Dual

hd 80 ide

hd 80 sata

Ge force 5200fx 128bits 256ram

Placa de TV

DVD

DVDR

Monitor Philips 17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera minha placa mãe é PCChips M810DLU, ela não tem nem slot AGP, é molé?

aí vocês pensam que é velhona e nem é tão velha, pois a memória é DDR 333...

Fiquei muito bolado, mas como meu irmão me deu de graça, não reclamo...

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...