Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PCChips M851

       
 58.697 Visualizações    Testes  
 2 comentários

Teste com a placa-mãe PCChips M851, baseada no chipset VIA KM400, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe PCChips M851
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A M851 é a mais nova placa-mãe da PCChips para a plataforma soquete A, isto é, para processadores AMD. Ela usa o novíssimo chipset KM400 da VIA, onde suas principais características incluem suporte a memória DDR400, slot AGP 8x, portas IDE ATA-133, portas USB 2.0 e barramento externo de 400 MHz (200 MHz DDR).

É importante notar que nós recebemos esta placa-mãe para testes antes do seu lançamento oficial, que deve ocorrer somente no final de setembro. Com isto, você não encontrará ainda a M851 no mercado nem tampouco no site da PCChips.

Sendo mais uma placa-mãe da PCChips com "tudo on-board", a M851 parece ser a sucessora da M810, apresentando recursos mais avançados, especialmente o slot AGP 8x, o suporte a memórias DDR400/PC3200 e o barramento externo de 400 MHz (embora no site da VIA diga que o KM400 só suporta 333 MHz, nesta placa-mãe há a configuração de 400 MHz). Inclusive o layout da M851 é muito parecido com o layout da M810D (M810 v. 7.5A). Nós vemos a aparência da M851 na Figura 1.

 



Figura 1: Placa-mãe PCChips M851.

Em nossa opinião, ainda bem que a PCChips lançou esta placa-mãe com um nome diferente. Já pensou se ela lançasse esta placa como M810 versão 8.0 ou algo assim? Iria confundir ainda mais o mercado, que está inundado de zilhões de versões diferentes de M810.

Nós estávamos curiosíssimos com esta placa-mãe. Primeiro, por usar o novo chipset com vídeo integrado (on-board) da VIA, o KM400, que está sendo bem divulgado. Segundo, por ser uma placa da PCChips aparentemente sucessora da M810. Com isso, queríamos saber basicamente qual é a diferença de desempenho da nova M851 para as tradicionais M810 da PCChips e para as concorrentes da AsRock (M810 e K7VM2) que inundam o mercado brasileiro.

Ter um slot AGP 8x avulso é realmente um grande atrativo, pois você pode instalar uma placa de vídeo de alto desempenho no futuro, desabilitando o vídeo on-board. O suporte a memórias DDR400/PC3200 aparentemente garantem um desempenho maior do que outras placas-mães de baixo custo com vídeo on-board. Mas se isso realmente ocorre, só poderemos ver em nossos testes. E o suporte a novos clocks externos garante uma vida útil maior, já que você poderá instalar qualquer processador da AMD (Athlon, Athlon XP e Duron) existentes hoje no mercado, o que não ocorre com as M810, que são limitadas ao barramento de 266 MHz (133 MHz DDR).

O som on-board usa o codec VIA VT1612A, de dois canais, o mesmo usado pela M810XP (M810 v. 7.1A), pela M810LMR da AsRock e pela K7VM2 também da AsRock.

Como novidades em comparação as M810 estão o conector do painel frontal do gabinete colorido, que facilita a identificação na instalação dos fios que vêm do painel frontal do gabinete, e o suporte ao overclock, que inexiste nas M810 da PCChips. Outro detalhe é que esta placa-mãe usa fonte ATX12V, isto é, ela tem um conector de alimentação extra.

Nossos testes são com a versão 1.3 da M851. Deixamos isto claro para caso no futuro a PCChips lance alguma versão diferente de M851 no mercado, a exemplo do que ocorre com a M810, onde há zilhões de versões diferentes no mercado.

Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Pessoal vou montar um Athlon XP 2800+, e estou pensando seriamente em comprar esta placa, por causa do seu ótimo custo/beneficio. Estou em duvida entre ela, a A7N8X-X da Asus e a 400M01-G-6L da Foxconn, porém o preço dela é mesmo campeão... Gostaria de opiniões de pessoas que já tiveram contato com essas placas....beleza??? :huh:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de over essa placa mãe..... Muito boa mesmo para escritório, e dá de rodar alguns joguinhos, colocando uma senhora placa de vídeo aí.... muito bom...

Além de ter seu cursto razoavelmente baixo... é uma boa opção!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×