Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe PCChips M935


     77.592 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe PCChips M935

Introdução

Esta é mais uma daquelas placas-mães da PCChips com tudo on-board, isto é, altamente integrada e com poucos recursos, desta vez para Pentium 4, baseada no chipset SiS 651. Seu preço realmente é o diferencial: nos EUA, ela custa exatamente a metade do preço (US$ 55) em relação a placas-mães de qualidade.

 



Figura 1: Placa-mãe PCChips M935.

O mais importante em nossos testes com placas-mães da PCChips é mostrar aos nossos leitores a melhor forma de configurá-la, mostrando dicas e macetes para esse tipo de placa-mãe render o máximo de desempenho. Os nossos testes com a M935 seguiram esse padrão. Primeiro, vamos falar de seus recursos. Em seguida, fizemos vários testes de desempenho com várias configurações diferentes, onde mostraremos qual é a diferença de desempenho apresentada por conta das diferentes configurações de memória oferecidas.

Como essa placa-mãe tem tanto soquetes DIMM quanto DDR-DIMM, queríamos responder algumas perguntas: "A memória DDR-SDRAM é realmente muito mais rápida do que a SDRAM?", "Vale a pena instalar uma memória DDR333/PC2700 na M935?" e "Qual é a diferença de desempenho que há no micro quando instalamos memórias DDR de clock mais elevados?"

Após esses testes, nossos testes de desempenho comparando essa placa-mãe com outras, onde faremos uma análise do desempenho da placa e, principalmente, do desempenho do seu vídeo on-board.

E, por fim, testes de overclock e nossas conclusões a respeito dessa placa.

Em relação aos recursos que essa placa-mãe tem, o que chama logo a atenção é a existência de dois soquetes DIMM e dois soquetes DDR-DIMM, podendo o usuário optar por usar memórias SDRAM ou DDR-SDRAM (uma ou outra, não as duas ao mesmo tempo). A vantagem do chipset SiS 651 é aceitar memórias DDR333/PC2700. Ela tem apenas dois slots PCI, mas tem um slot AGP que facilita caso você queira desabilitar o seu vídeo on-board para a instalação de uma placa de vídeo decente. O som on-board é surround de quatro canais feito em conjunto com o codec da C-Media CMI9738 e a rede on-board é feita pelo chip VIA VT6103. A ponte sul do SiS 651, SiS 962, aceita discos rígidos ATA-133 e tem seis portas USB 1.1. Essa placa-mãe, no entanto, tem só quatro portas USB, duas soldadas sobre a placa e duas acessadas através de adaptador, que não vem com a placa-mãe.

O CD da M935 é o CD-ROM tradicional da PCChips, vindo com alguns programas, como o PC-Cillin (antivírus), o PC DJ (programa para mixagem de músicas em MP3) e o E-Color (ajuste de cores), mas essa placa-mãe vem com um CD-ROM extra sensacional, contendo o pacote Supreme Office Suite 3.0, que é um suite de aplicativos freeware, contendo um processador de textos, uma planilha eletrônica, um programa de apresentação gráfica, etc, uma excelente solução para quem precisa ter softwares 100% legalizados mas não quer pagar uma baba pela licença do Microsoft Office. Esse pacote foi criado pelo pessoal do ThizLinux e você não precisa se preocupar, pois esse pacote é para Windows (instalamos e testamos, funciona muito bem). Para conhecer esse programa, visite http://www.thizlinux.com. Só um detalhe: ele tem entre suas opções de idioma o Português, só que é o de Portugal, não o do Brasil.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...