Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Soltek K8AN-RL

       
 45.406 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a Placa-mãe Soltek K8AN-RL, baseada no chipset NVIDIA nForce 3-150, para a plataforma soquete 754.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Soltek SL-K8AN é mais uma placa-mãe para o processador Athlon 64 baseada no chipset nForce 3 da NVIDIA.

Placa-Mãe Soltek K8AN-RL
Figura 1: Placa-mãe Soltek SL-K8AN.

Existem dois modelos desta placa-mãe, a SL-K8AN e a SL-K8AN-L. A diferença entre elas é a existência de rede on-board e de duas portas Serial ATA no modelo SL-K8AN-L, que foi o modelo que testamos.

A principal diferença da Soltek SL-K8AN para as demais placas-mães baseadas no nForce 3 que testamos está na quantidade de soquetes de memória: a placa-mãe da Soltek tem apenas dois soquetes, aceitando até 2 GB de memória RAM até DDR400/PC3200.

É bom lembrarmos que há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon 64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.

Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.

A K8AN tem três portas IDE ATA-133 e três portas Serial ATA. Esta configuração pouco usual é conseguida com o uso de um chip Promise PDC20378, que controla duas portas Serial e uma porta ATA-133. A terceira porta Serial ATA é conseguida através do chip Marvell 88i8030, que converte a terceira porta IDE paralela do chipset nForce 3 em serial ATA.

Placa-Mãe Soltek K8AN-RL
Figura 2: Acima, duas portas Serial ATA com o chip Promise PDC20378 entre elas; abaixo e à direita, o chip Marvell 88i8030 e a terceira porta Serial ATA; e, ao centro, a porta IDE3 e a controladora de disquetes.

Esta placa-mãe tem rede on-board 100 Mbps controlada pelo próprio chipset nForce 3 e som on-board de seis canais produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC650, que é um circuito de boa qualidade, pois tem resolução de 20 bits e relação sinal/ruído de 90 dB.

A K8AN vem ainda com cabos IDE redondos na cor roxa, combinando com as suas peças plásticas, que são da mesma cor.

Esta placa vem com dois CDs. Em um CD há os drivers e utilitários da Soltek, enquanto no segundo CD há um pacote contendo alguns programas de graça que são excelentes ferramentas para os técnicos: PC-Cillin 2002 (anti-vírus), VirtualDrive 7 (simula CDs no disco rígido), RestoreIT! 3 Lite (programa de restauração do sistema, ao estilo do SecondChance), PartitionMagic 6 (famoso programa particionador de discos rígidos) e DriveImage 4 (cria imagem do disco rígido, ao estilo do Norton Ghost).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×