Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition

       
 53.224 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Teste com a placa-mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum, baseada no chipset VIA P4X400, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

É verdade que a P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition da Soyo não é uma placa-mãe recente, e este teste deveria ter sido publicado há muito mais tempo. Por usar um chipset já ultrapassado – o VIA P4X400 – esta placa obteve um desempenho inferior ao das demais placas-mães que testamos recentemente, em especial a P4I875P Dragon2 Platinum Edition, que é atualmente a placa-mãe topo de linha da Soyo para a plataforma soquete 478. De qualquer forma, resolvemos publicar assim mesmo este teste, por dois motivos. Primeiro, você pode ainda encontrar esta placa-mãe à venda em algumas lojas. E, segundo, para aqueles que têm esta placa poderem ver como é o desempenho dela comparado ao de placas-mães mais recentes.

A P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition segue a tradição da Soyo em placas-mães prateadas, que além de criar um lindo efeito visual ainda ajuda na dissipação térmica da placa.

 



Figura 1: Placa-mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition.

 



Figura 2: Lado da solda da placa-mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition, repare o efeito visual do prateado.

Como comentamos, esta placa-mãe é baseada no chipset VIA P4X400, que suporta slot AGP 8x (o slot usado nesta placa-mãe é o AGP Pro, usando, além do conector de alimentação ATX12V, um conector de alimentação extra, como você confere na Figura 3) e memórias DDR400/PC3200.

 



Figura 3: Detalhe do slot AGP Pro 8x e do conector de alimentação extra requerido.

As portas IDE desta placa-mãe são ATA-133 (ponte sul VIA VT8235) e a placa tem ainda duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372.

 



Figura 4: Portas IDE ATA-133 RAID adicionais, chip HighPoint HPT372 e ponte sul VIA VT8235.

Esta placa tem rede on-board de 100 Mbps, controlada pelo famoso chip Realtek RTL8100B e som on-board de seis canais, controlado pelo chip C-Media CMI8738. Em nossa opinião uma placa-mãe deste nível merecia um chip de áudio de melhor qualidade, já que este modelo tem uma relação sinal/ruído (SNR) de 80 dB e resolução de 16 bits. Outros chips populares como o Realtek ALC650 têm relação sinal/ruído de 90 dB e resolução de 18 ou 20 bits. De qualquer forma, esta placa tem entradas e saídas SPDIF tanto óptica quanto coaxial, disponível através de adaptador que vem com a placa. Nesse adaptador há também saídas separadas para o canal traseiro e voz/subwoofer do som surround. Em placas onde não há esse recurso essas saídas são compartilhadas com os plugues line in e mic in, impedindo que todas as funções do áudio on-board possam ser usadas ao mesmo tempo.

 



Figura 5: Adaptador do som on-board.

A placa tem também seis portas USB 2.0, sendo duas soldadas sobre a placa e quatro através do painel frontal sigma box que vem com a placa. O painel frontal que acompanha este modelo é o mais simples de todos (modelo SB-P4SX), contendo apenas quatro portas USB 2.0. Este painel pode ser instalado tanto em baias de 5 ¼" quanto de 3 ½".

 



Figura 6: Painel frontal que acompanha a Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition.

A placa vem ainda com alguns programas de graça: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Ghost e AutoSave (programa de backup).

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×