Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition


     59.779 visualizações    Placas-mãe    1 comentário
Placa-Mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition

Introdução

É verdade que a P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition da Soyo não é uma placa-mãe recente, e este teste deveria ter sido publicado há muito mais tempo. Por usar um chipset já ultrapassado – o VIA P4X400 – esta placa obteve um desempenho inferior ao das demais placas-mães que testamos recentemente, em especial a P4I875P Dragon2 Platinum Edition, que é atualmente a placa-mãe topo de linha da Soyo para a plataforma soquete 478. De qualquer forma, resolvemos publicar assim mesmo este teste, por dois motivos. Primeiro, você pode ainda encontrar esta placa-mãe à venda em algumas lojas. E, segundo, para aqueles que têm esta placa poderem ver como é o desempenho dela comparado ao de placas-mães mais recentes.

A P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition segue a tradição da Soyo em placas-mães prateadas, que além de criar um lindo efeito visual ainda ajuda na dissipação térmica da placa.

 



Figura 1: Placa-mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition.

 



Figura 2: Lado da solda da placa-mãe Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition, repare o efeito visual do prateado.

Como comentamos, esta placa-mãe é baseada no chipset VIA P4X400, que suporta slot AGP 8x (o slot usado nesta placa-mãe é o AGP Pro, usando, além do conector de alimentação ATX12V, um conector de alimentação extra, como você confere na Figura 3) e memórias DDR400/PC3200.

 



Figura 3: Detalhe do slot AGP Pro 8x e do conector de alimentação extra requerido.

As portas IDE desta placa-mãe são ATA-133 (ponte sul VIA VT8235) e a placa tem ainda duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372.

 



Figura 4: Portas IDE ATA-133 RAID adicionais, chip HighPoint HPT372 e ponte sul VIA VT8235.

Esta placa tem rede on-board de 100 Mbit/s, controlada pelo famoso chip Realtek RTL8100B e som on-board de seis canais, controlado pelo chip C-Media CMI8738. Em nossa opinião uma placa-mãe deste nível merecia um chip de áudio de melhor qualidade, já que este modelo tem uma relação sinal/ruído (SNR) de 80 dB e resolução de 16 bits. Outros chips populares como o Realtek ALC650 têm relação sinal/ruído de 90 dB e resolução de 18 ou 20 bits. De qualquer forma, esta placa tem entradas e saídas SPDIF tanto óptica quanto coaxial, disponível através de adaptador que vem com a placa. Nesse adaptador há também saídas separadas para o canal traseiro e voz/subwoofer do som surround. Em placas onde não há esse recurso essas saídas são compartilhadas com os plugues line in e mic in, impedindo que todas as funções do áudio on-board possam ser usadas ao mesmo tempo.

 



Figura 5: Adaptador do som on-board.

A placa tem também seis portas USB 2.0, sendo duas soldadas sobre a placa e quatro através do painel frontal sigma box que vem com a placa. O painel frontal que acompanha este modelo é o mais simples de todos (modelo SB-P4SX), contendo apenas quatro portas USB 2.0. Este painel pode ser instalado tanto em baias de 5 ¼" quanto de 3 ½".

 



Figura 6: Painel frontal que acompanha a Soyo P4X400 Dragon Ultra Platinum Edition.

A placa vem ainda com alguns programas de graça: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Ghost e AutoSave (programa de backup).

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...