Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe VIA EPIA M10000 (C3 1 GHz)


     46.718 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-Mãe VIA EPIA M10000 (C3 1 GHz)

Conclusões

Em teoria, a idéia de fazer uma plataforma que é um PC básico quase pronto de tamanho reduzido para aplicações que não demandem tanto desempenho é muito boa. Só que quando cai no campo prático, essa idéia pode ser inviável.

É o caso da plataforma EPIA. A EPIA-M de 1 GHz (M10000) que testamos é encontrada na faixa dos US$ 170 nos EUA. Isso é um absurdo de caro. Basta parar para pensar que uma placa-mãe PCChips M810 com um Duron-850 é vendida na faixa dos US$ 75 nos EUA (menos da metade do preço!), e com um detalhe importante: esse conjunto é muito mais rápido do que a plataforma EPIA-M de 1 GHz (preços pesquisados em http://www.pricewatch.com no dia da publicação deste teste).

Ou seja, a plataforma EPIA acaba sendo uma mera curiosidade. Em nossa opinião, só vale a pena usá-la caso a aplicação onde ela seja usada necessite ser a menor possível, onde os apenas 17 x 17 cm da placa-mãe mini-ITX da VIA farão diferença.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...