Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe VIA P4PB Ultra

       
 36.967 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe VIA P4PB Ultra, baseada no chipset VIA P4X400, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe VIA P4PB Ultra
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A P4PB Ultra é a mais nova placa-mãe da VIA para a plataforma soquete 478 baseada no chipset P4X400. Nós já testamos o modelo P4PB-400 da VIA e a diferença entre os modelos P4PB-400 e P4PB Ultra é, basicamente, a existência de duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais no modelo P4PB Ultra, além de um conjunto maior de recursos extras (cabos IDE redondos e dispositivo leitor de cartões de memória), que estaremos discutindo adiante. O modelo P4PB-400-FL tem ainda duas portas FireWire, recurso não existente no modelo P4PB Ultra (em compensação a P4PB Ultra tem as duas portas IDE adicionais).

A VIA está destinando a P4PB Ultra ao mercado topo de linha, e com isso a caixa dessa placa-mãe recebeu um acabamento gráfico de qualidade superior e com uma alça para o seu transporte, sendo maior do que o tamanho convencional, como mostramos na Figura 1.

 



Figura 1: Caixa da P4PB Ultra.

Na Figura 2 nós vemos a placa-mãe em si.

 



Figura 2: Placa-mãe VIA P4PB Ultra.

Na Figura 3 nós damos uma olhada nas duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, que são controladas pelo chip PDC20276 da Promise.

 



Figura 3: Detalhe da placa-mãe VIA P4PB Ultra.

Essa placa-mãe vem com um jogo de cabos IDE redondos vermelhos. Esses cabos melhoram a ventilação interna do gabinete do micro.

 



Figura 4: Cabos IDE redondos que acompanha a P4PB Ultra.

As principais características da P4PB Ultra, por ser baseada no P4X400, é ter suporte ao barramento AGP 8x e memórias DDR400/PC3200. Ela tem rede on-board (chip VIA VT6103), som on-board de seis canais (chip C-Media CMI8738) com saídas SPDIF coaxial e óptica, dez portas USB 2.0 (isso mesmo, dez) e interface para dispositivo leitor de cartões de memória. Junto com a placa-mãe vem o dispositivo leitor de cartões de memória, que conferimos na Figura 5.

 



Figura 5: Dispositivo leitor de cartões de memória que acompanha a P4PB Ultra.

Junto com essa placa-mãe vem também um adaptador que converte fontes de alimentação ATX em ATX12V. Ou seja, apesar de essa placa-mãe necessitar de uma fonte ATX12V ("fonte para Pentium 4") é possível usar uma fonte de alimentação ATX convencional e "convertâ-la" para ATX12V através do cabo adaptador que acompanha a placa. Esse cabo nós vemos na Figura 6.

 



Figura 6: Cabo que transforma uma fonte ATX em ATX12V.

Antes de irmos a nossos testes de desempenho, vamos dar uma recapitulada nas características dessa placa-mãe

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×