Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe VIA PE11

       
 40.185 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe VIA PE11, baseada no chipset Intel P4X266, para a plataforma soquete 478.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Estamos dessa vez testando mais uma placa-mãe da VIA (http://www.viavpsd.com), dessa vez a PE11-L. A letra L indica que o modelo tem rede on-board.

Essa placa-mãe é até "careta" comparada a outras placas-mães para Pentium 4 que testamos ultimamente, tendo como recursos extras áudio on-board, produzido pela ponte sul do chipset em conjunto com o codec Avance Logic ALC201 e rede on-board no modelo L, como falamos (produzido pelo famoso chip Realtek RTL8100L) .

Placa-Mãe VIA PE11
Figura 1: Placa-mãe VIA PE11.

O desempenho geral dessa placa-mãe é bom, comparável ao da fantástica P4XB-RA também da VIA e ao de placas-mães de outros fabricantes topo de linha, como você verá nos resultados de nossos testes.

Essa placa-mãe só tem dois pontos fracos. Primeiro, sua ponte norte é a VIA P4X266, que trabalha somente a 100 MHz externamente. Ou seja, essa placa-mãe não aceita a nova geração de processadores Pentium 4 com barramento externo de 133 MHz. E, segundo, sua ponte sul só aceita discos até ATA-100. Mas isso não deve incomodar a maioria dos usuários, pelo menos nos dias de hoje.

A VIA PE11 é uma excelente escolha se você pretende montar um micro baseado no Pentium 4 de bom desempenho e não está pensando em migrar para os modelos com barramento externo de 133 MHz nem instalar discos ATA-133.

O CD-ROM da placa-mãe vem somente com os drivers e utilitários da placa, nenhum software extra acompanha a placa-mãe.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×