Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas-mãe X48 da ASUS


     92.551 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placas-mãe X48 da ASUS

Rampage Formula

A Rampage Formula será a placa-mãe baseada no chipset X48 desenvolvida para os aficionados em jogos. Uma das principais diferenças entre a Rampage Formula e a P5E3 Premium é o uso de memórias DDR2, que são mais baratas e podemos encontrar muitos mais modelos voltados para overclock no mercado.

ASUS Rampage Formula
Figura 6: ASUS Rampage Formula.

A Rampage Formula terá “apenas” dois slots PCI Express 2.0 x16 trabalhando realmente a x16 e suportanto o CrossFire, dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI padrão.

Ela terá quatro soquetes DDR2-DIMM, suportando memórias até DDR2-1600 (em overclock, já que oficialmente o padrão DDR2 vai até 1.066 MHz).

Esta placa usará o chip ponte sul Intel ICH9R e terá seis portas SATA-300 suportando RAID 0, 1, 5 e 10. Um chip JMicron oferecerá uma porta ATA-133, mas nenhuma porta SATA ou eSATA adicionais.

A Rampage Formula terá 12 portas USB 2.0 controladas pelo chip ponte sul e duas portas FireWire (IEEE1394) controladas por um chip VIA VR6308P, uma localizada no painel traseiro e outra disponível através de um conector interno na placa.

Ela terá duas portas Gigabit Ethernet, cada uma controlada por um chip Marvell 88E8056, que são conectados ao sistema através de um barramento PCI Express x1 para cada chip.

Na Figura 7 você pode ver o painel traseiro desta placa-mãe: teclado PS/2, seis portas USB, saídas SPDIF coaxial e óptica, botão para limpar a memória de configuração CMOS, portas FireWire e duas portas Gigabit Ethernet.

ASUS Rampage Formula
Figura 7: Painel traseiro.

Se você prestar atenção verá que esta placa-mãe não tem um conector para mouse PS/2, portanto você precisará usar um mouse USB com esta placa. Ela também não tem portas seriais e paralela no painel traseiro, nem mesmo disponível através de um conector interno na placa-mãe.

Como você pode ver esta placa-mãe não tem saídas de áudio analógicas, apenas saídas digitais (SPDIF), controladas pelo chip ponte sul. O áudio analógico está disponível através de uma placa de som avulsa (instalada em um slot PCI Express x1) chamada SupremeFX II que virá com a placa-mãe. Esta placa de som é baseada no codec Analog Devices ADI1988B, produzindo áudio 7.1 com uma relação sinal/ruído de 92 dB para suas entradas e 101 dB para suas saídas e uma taxa de amostragem máxima de 192 kHz tanto em suas entradas quanto em suas saídas. Essas especificações são excelentes para o usuário médio, mas quem deseja trabalhar profissionalmente com captura e edição de áudio analógico (converter LPs e fitas em CD ou MP3, converter VHS para DVD, etc) precisará encontrar uma placa-mãe com uma melhor relação sinal/ruído de entrada (pelo menos 95 dB) ou instalar uma placa de som avulsa.

O que faz desta placa realmente atrativa para os aficionados em jogos são os pequenos detalhes. Além do botão externo para limpar a memória de configuração CMOS – que é muito útil para a galera que se amarra em overclock – você pode encontrar botões liga/desliga e reset on-board (veja na Figura 8) e vários outros recursos encontrados em outras placas-mães “Formula” da ASUS como:

  • ASUS EPU (Unidade de Processamento de Energia, Energy Processing Unit), que de acordo com a ASUS oferece uma economia de energia de até 58% quando o micro está ocioso e até 7% quando o micro está funcionando em seu desempenho máximo.
  • Voltiminder LED: LEDs que indicam o nível de tensão do seu processador, chipset e memória usando um esquema de código de cores.
  • Display externo de diagnóstico do POST: O display de diagnósticos do POST tradicional permite que você saiba através de um código de dois dígitos o que houve de errado com o seu computador caso o mesmo não ligue. O problema é que você precisa verificar no manual da placa-mãe o que cada código significa. O display de LCD externo que acompanhará a placa mostra a você uma mensagem em vez de um código de dois dígitos, facilitando sua vida na hora de descobrir o porquê o computador não querer ligar.
  • Várias opções para overclock no setup, é claro.

ASUS Rampage Formula
Figura 8: Botões liga/desliga e reset.

Esta placa-mãe usará apenas capacitores sólidos de alumínio, o que é excelente para evitar o infame problema de vazamento dos capacitores, e bobinas de ferrite no circuito regulador de tensão, que oference menor perda de energia se comparado com as tradicionais bobinas de ferro.

ASUS Rampage Formula
Figura 9: Bobinas de ferrite e capacitores sólidos de alumínio no circuito regulador de tensão.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...