Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperando micros danificados pelo vírus CIH


         199.448 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Recuperando micros danificados pelo vírus CIH

Introdução

O vírus CIH, também chamado de Chernobyl ou Spacefiller, é um dos vírus de computador mais terríveis que já foram criados. Quando o micro está infectado por esse vírus, ele simplesmente apaga o conteúdo da memória ROM (BIOS) do micro em sua data de ativação (26 de abril), caso essa memória seja do tipo Flash ROM (o que é verdade para todos os computadores vendidos hoje).

Como o BIOS é apagado pelo vírus, o micro não funciona mais, e provavelmente sua placa-mãe será diagnosticada como "morta". Muitos técnicos de computadores que não sabem da existência desse vírus simplesmente trocam a placa-mãe do micro atacado. Acontece que existe solução para as placas-mães que tiveram os seus BIOS apagados pelo vírus CIH: a reprogramação do BIOS.

Portanto, se você é técnico, realize os procedimentos descritos nesse artigo antes de diagnosticar uma placa-mãe como "morta". Muitas vezes a placa-mãe está funcionando bem, mas está com o conteúdo do BIOS apagado, o que impede que ela inicie o processo de boot.

O BIOS pode ser reprogramado usando um moderno programador de EPROM – a maioria dos técnicos não possui essa ferramenta – ou usando a placa-mãe como programador de BIOS. Iremos ensinar a você como isso pode ser feito.

O primeiro passo é fazer o download do programa de gravação e do arquivo com o conteúdo do BIOS. Tanto o programa de gravação quanto o arquivo com o conteúdo do BIOS podem ser encontrados no site do fabricante na Internet. Leia nosso artigo Como fazer um upgrade de BIOS para mais detalhes sobre esse processo. Copie esses dois arquivos para um disquete de boot (formatado com o comando Format a: /s).

Em seguida você precisará de uma placa-mãe idêntica a que teve o BIOS apagado pelo vírus. Na verdade, a placa-mãe não precisa ser necessariamente igual, mas deve ser compatível com o BIOS da placa-mãe afetada pelo vírus. Caso você tenha dúvida se a placa-mãe que irá utilizar para reprogramar o BIOS é ou não compatível com o BIOS da placa-mãe infectada, utilize uma placa-mãe idêntica.

O processo de reprogramação de um BIOS apagado consiste nos seguintes passos:

  • Ligue o micro que está com a placa-mãe boa e dê boot através da unidade de disquete utilizando o disquete formatado anteriormente e com os arquivos do BIOS que você baixou da Internet.
  • No prompt do DOS, remova o chip do BIOS bom e substitua pelo chip do BIOS apagado (veremos mais sobre isso adiante). Sim, todo esse processo é feito com o micro ligado.
  • Rode o programa de gravação do BIOS e reprograme o BIOS apagado.
  • Desligue o micro, remova o BIOS que você acabou de reprogramar e instale de volta o BIOS original.
  • Instale o BIOS reprogramado na placa-mãe "morta" e ligue-a.
  • A placa-mãe com defeito deve estar funcionando agora.
  • Rode o antivírus e o programa de recuperação de dados no disco rígido do micro atacado, caso o mesmo tenha sido infectado.

Como você pode ver, o segundo passo é extremamente delicado. Se você não estiver confiante para fazer essa tarefa, sugerimos que você realmente não faça. Nesse caso, a melhor coisa é pedir ajuda de um profissional experiente para fazer a reprogramação do BIOS.

Nas próximas páginas mostraremos o processo de remoção e substituição do BIOS.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Minha placa teve a BIOS danificada... ligo o PC e ha apenas o Bip, mas não passa da parte inicial da placa que é a parte escrita: MSI, CoreCell, Intel

é uma MSI 865PE Neo2 PFISR e sua BIOS não possui encapsulamento DIP e nem PLCC.

Gostaria de saber se pra essa placa existe algum processo de restauração de BIOS ou se a garantia que ainda tenho de 1ano e meio cobre esse tipo de defeito.

(garantia direto com a MSI)

Estou no aguardo!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

Pessoal, acho interessante comentar que este programa criado para recuperar HDs "danificados" pelo "Spacefiler" também funciona para situações adversas. Aconteceu com meu computador, ele perdeu a tabela fat quando eu rodava o scandisk e o computador travou, e graças a ele, pude recuperar o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...