Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Reunião com a ATI: Radeon 9100 IGP

       
 20.500 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Clube do Hardware se reúne com o diretor de marketing corporativo da ATI.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Nós tivemos uma reunião com Paul Ayscough, diretor de marketing corporativo da ATI, um dos principais fabricantes de chips gráficos do mercado.

Segundo Ayscough, o mercado brasileiro é dominado por PCs com vídeo on-board, representando 90% do mercado. Com isto, o novo chipset da ATI para a plataforma Intel, o Radeon 9100 IGP, aparece como uma solução perfeita para o nosso mercado. Apesar deste chipset ter vídeo on-board, ele apresenta, segundo a ATI, um desempenho superior ao da GeForce 4 MX 440, da concorrente NVIDIA.

A ATI apresentou durante a reunião números e também demos ao vivo. Como nós ainda não fizemos testes similares em nossos próprios laboratórios, não temos como dizer se os números apresentados pela ATI são 100% confiáveis, mas pelo o que vimos e que temos escutado dos fabricantes de placas-mães, parece que sim.

Segundo a ATI, o vídeo on-board do chipset Radeon 9100 IGP é seis vezes mais rápido do que o do Intel 865G e três vezes mais rápido do que a placa de vídeo GeForce 4 MX 440 no 3DMark03.

Reunião com a ATI: Radeon 9100 IGP
Figura 1: Radeon 9100 IGP comparado ao Intel 865G e ao GeForce 4 MX 440.

Paul Ayscough apresentou valores numéricos destas comparações. Segundo ele, o vídeo on-board do Radeon 9100 IGP é 35% mais rápido do que o do GeForce FX 5200 SE, 171% mais rápido do que o do GeForce 4 MX 440 AGP 8x e 192% mais rápido do que o GeForce MX 440 no 3DMark03. Realmente impressionante.

Reunião com a ATI: Radeon 9100 IGP
Figura 2: Radeon 9100 IGP comparado ao chips gráficos mais simples da NVIDIA.

Bem, os números estão aí. Esperamos receber em breve uma placa-mãe com este chipset para comprovarmos se o que a ATI está dizendo realmente condiz com a realidade ou não. Se confiarmos nos dados da ATI, ela realmente está com um chipset com vídeo on-board campeão nas mãos, completamente diferente de todos os chipsets com esta característica que vimos até hoje, significando que, finalmente, o vídeo on-board terá um desempenho igual ou mesmo superior ao de placas de vídeo "de verdade".

Já para o mercado de placas de vídeo "de verdade", Ayscough acredita que o chip gráfico Radeon 9600 XT é atualmente o que apresenta a melhor relação custo/benefício para o mercado brasileiro.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Para quem procura drivers para esse chip funcionar no windows seven e cair aqui, estou disponibilizando depois de muito penar para achar uma solução:

http://www.easy-share.com/1907880178/ATi_Mobility_Radeon_9000_Driver_for_Windows_7.rar

http://www.2shared.com/file/8002185/b7fad7b/ATi_Mobility_Radeon_9000_Driver_for_Windows_7.html

http://www.megafileupload.com/en/file/137757/ATi-Mobility-Radeon-9000-Driver-for-Windows-7-rar.html

A instalação tem que ser manual, você descompacta o arquivo rar em uma pasta, vai no sistema, gerenciador de dispositivos, escolhe o driver de video standard que está instalado, escolhe a opção propriedades vai na guia driver e escolhe atualizar driver, escolhe a opção adicionar dispositivo de uma lista, selecione a pasta onde descompactou e escolha o seu chip.

Vai funcionar tranquilamente, aqui estava com resolução de 1024Xseila e fiquei com a resolução máxima do monitor do notebook.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×