Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup


     741.236 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Setup

Setup Avançado do Chipset

Vamos continuar vendo mais opções do setup avançado.

  • Graphics Aperture Size: As placas de vídeo AGP podem usam a memória RAM do micro para armazenarem informações de z-buffering e de texturas. Essa opção define até quanto de memória RAM essas placas de vídeo podem usar para si. Em geral você pode deixar essa opção configurada em seu valor default, mas você pode experimentar mudar o valor caso esteja encontrando erros em jogos 3D. 
  • CPU Level 2 Cache ECC Checking: Processadores Intel a partir do Pentium II-300 permitem que seja usado um modo avançado de correção de erros no acesso à sua memória cache L2, chamado ECC (Error Correction Check). Esse método de acesso aumenta a confiabilidade dos dados. Embora possa parecer interessante habilitar essa opção, ela diminui o desempenho do micro, já que o processador gastará mais tempo no armazenamento e na leitura de dados do cache de memória, por conta dessa verificação de erros. Portanto, nossa sugestão é que você desabilite essa opção.
  • System BIOS Cacheable ou System ROM Cacheable ou System BIOS Shadow Cacheable: Essa opção habilita o uso do cache de memória no acesso ao BIOS do micro. Como o BIOS é acessado o tempo todo e como o uso do cache de memória aumenta o desempenho do micro, essa opção faz com que o desempenho do micro aumente. Por isso recomendamos que essa opção seja habilitada.
  • Video BIOS Cacheable ou Video Cacheable Option ou Video ROM Cache: Essa opção faz o mesmo que a opção anterior, só que para a memória ROM localizada na placa de vídeo. Recomendamos que essa opção seja habilitada, para que o desempenho de vídeo seja aumentado.

Essas foram as principais configurações existentes no setup avançado (Advanced CMOS setup). A seguir iremos ver as principais opções existentes no setup avançado do chipset (Advanced Chipset Setup). A maioria das opções desse menu dizem respeito a configuração do acesso à memória RAM. Por isso, tome muito cuidado ao alterar alguma opção, pois uma configuração mal feita pode fazer com que o micro fique travando. Caso o micro passe a travar após você ter habilitado alguma opção, basta reiniciar o micro e desfazer as alterações efetuadas no setup para que o micro volte a funcionar normalmente. Muito embora algumas vezes iremos sugerir habilitar algumas opções, pode ser que o seu micro não suporte essa opção habilitada (ele ficará travando).

  • Memory Parity Error Check: Habilita o teste de paridade. Como a maioria das memórias hoje em dia não possuem chip de paridade, recomendamos que essa opção seja desabilitada, para que você não obtenha a mensagem de erro de paridade aleatoriamente.
  • DRAM ECC/Parity Select: Seleciona qual será o método de correção de erros empregado no acesso à memória RAM: ECC ou paridade. O método ECC só poderá ser selecionado caso você tenha uma memória RAM do tipo ECC, que é minoria em nosso mercado e é mais vendida para servidores de rede. A não ser que o seu micro tenha memória ECC instalada (o que achamos pouco provável), configure essa opção em "Parity".
  • ECC Checking/Generation: Habilita o esquema ECC de correção de erros. Só habilite essa opção caso o seu micro tenha memória RAM com suporte a esse método de correção de erros (que, como dissemos, achamos improvável).
  • Run OS/2>= 64 MB ou OS Select for DRAM> 64 MB: Caso você use o sistema operacional OS/2, você deverá habilitar essa opção para acessar mais de 64 MB de memória RAM. Como a maioria dos usuários usa Windows 9x, desabilite essa opção (ou coloque em "Non-OS/2").
  • Fast EDO Path Select: Habilite essa opção caso a memória de seu micro seja do tipo EDO.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...