Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup


     741.201 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Setup

Setup Avançado do Chipset (Cont.)

A maioria das configurações do setup avançado do chipset (Advanced Chipset Setup) fica presa a uma configuração padrão e normalmente você só pode alterar essas configurações caso você desabilite a opção Auto Configuration ou Auto Config existente. Isso ocorre porque as configurações desse menu normalmente envolvem base de tempo, e toda configuração dessa natureza faz com que o micro trave caso você configure um valor errado.

Dessa forma, se você não quiser correr riscos, o melhor a fazer é habilitar a configuração automática e não mexer nas configurações que ficam truncadas por essa opção.

Dentre as inúmeras opções envolvendo base de tempo estão as configurações de wait states. Wait states são pulsos de clock adicionados ao ciclo de leitura ou escrita em memória de modo a casar a velocidade do processador com a velocidade da memória RAM, pois a memória RAM é bem mais lenta que o processador. Durante os pulsos de wait state o processador não faz absolutamente nada, ele fica somente esperando a memória RAM ficar pronta para receber ou enviar os dados. Ou seja, o uso de wait state faz com que o desempenho do micro diminua. Acontece que não há como o processador acessar diretamente a memória RAM sem o uso de wait states.

Dessa forma, quanto menos wait states o processador usar, melhor. Isso significa que você pode tentar diminuir a quantidade de wait states para ganhar um pouco mais de desempenho em seu micro. A configuração automática (Auto Config) não coloca os melhores valores de wait states, mas sim os valores que com certeza não farão com que o micro trave. Por isso, há a chance de você diminuir o número de wait states e o micro não travar.

Se você decidir por diminuir os wait states, desabilite a opção Auto Config e diminua o número usado por cada opção, uma de cada vez. Por exemplo, imagine que a opção CAS Read Wait State esteja configurada em "4" (ou seja, usando 4 wait states). Você pode diminuir esse valor para 3, salvar as alterações e tentar usar o micro um pouco para ver se ele não trava. Se travar, você deve reiniciar o micro, entrar no setup e desfazer a última alteração feita. Caso o micro não trave, você pode tentar diminuir ainda mais esse número, repetindo todo o processo até achar o valor ideal (que é sempre um antes do micro travar).

Só não experimente mudar um monte de opções ao mesmo tempo, pois caso o micro trave você não saberá qual opção você mudou que está fazendo com que o micro trave. O ajuste fino de wait states deve ser feito individualmente para cada opção existente. É um processo demorado, mas que, como dissemos, pode render um desempenho extra para o micro.

Se você não tem paciência para fazer esse ajuste fino ou não tem o tempo necessário para fazê-lo, não se preocupe: baste habilitar a opção Auto Configuration e esqueça essa história de ajuste de wait states.

As principais opções de ajuste de wait states são as seguintes:

  • Cas Read Wait State ou DRAM Read Wait States: Número de wait states usado na leitura da memória RAM.
  • CAS Write Wait State ou DRAM Write Wait States ou DRAM Wait State Select ou DRAM Write CAS Pulse: Idem para a escrita em memória.
  • Memory Wait State ou DRAM Wait State: Alguns setups apresentam somente uma única opção para o ajuste de wait states.
  • DRAM Speed Option: Em alguns setups o número de wait states não aparece de forma numérica, mas sim através de rótulos: Fastest (0 wait state), Faster (1 wait state), Slower (2 wait states) e Slowest (3 wait states). Através dessa opção você ajusta o número de wait states da mesma forma que nas outras opções apresentadas. Por exemplo, configurá-la em "Faster" é equivalente a configurá-la com 1 wait state.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Postado Originalmente por Equipe Clube do Hardware@29 de abril de 2005, 01:40

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Setup

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/196

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O setup é um programa de configuração que todo micro tem e que está gravado dentro da memória ROM do micro (que, por sua vez, está localizada na placa-mãe). Normalmente para chamarmos esse programa pressionamos a tecla Del durante a contagem de memór..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Olá! :)

Esse tutuorial é muito 10!! :D

Nesse tutorial tem muitas opções que via nos setup's e não sabia e muitas que nunca ví.

Também foi uma ótima ideia colocar os conceitos de BIOS, Setup e POST! Já fazia tempo que queria saber esses conceitos.

:joia:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...