Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Sua nForce 2 SPP pode ser uma nForce 2 400 Ultra

       
 18.171 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Leia nosso tutorial e saiba se sua nForce 2 SPP não é, na verdade, uma nForce 2 400 Ultra.

Sua nForce 2 SPP pode ser uma nForce 2 400 Ultra
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A NVIDIA, tradicional fabricante de chips de vídeo e, mais recentemente, de chipsets de placas-mães, lançou recentemente dois novos modelos de chips para placas-mães soquete 462, isto é, para placas-mães para processadores AMD, como o Duron e o Athlon XP. Esses dois novos chips chamam-se nForce 2 400 e nForce 2 400 Ultra.

A novidade desses dois chips é aceitar o novo barramento de 400 MHz utilizado pelo mais novo modelo do Athlon XP, o 3200+. Além disso, suportam o barramento AGP 8x e têm seis portas USB 2.0. O modelo 400 Ultra substitui o chipset nForce 2 SPP, um chip bastante popular entre usuários entusiastas e gamemaníacos mas, como seu barramento externo é de 333 MHz, ele não aceita o novo processador da AMD.

A diferença entre esses dois novos modelos está na configuração DDR Dual Channel. O modelo Ultra, assim como o nForce 2 SPP, é capaz de acessar a memória a 128 bits e não a 64 bits como é o normal, dobrando a taxa de transferência no acesso à memória RAM. Se você usar dois módulos de memória DDR400/PC3200, a taxa de transferência aumenta de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Pelo menos em teoria. Já o modelo nForce 2 400 não tem esse recurso, sendo, um chipset mais voltado para o mercado popular, mas aceitando o novo barramento de 400 MHz.

A boa notícia é que a NVIDIA vendeu vários chipsets nForce 2 400 Ultra para os fabricantes de placas-mães como se fossem nForce 2 SPP. Para sermos mais precisos, a partir da revisão C1 do nForce 2 SPP ele é, na verdade, o novo nForce 2 400 Ultra. Ou seja, se você tem uma placa-mãe baseada no nForce 2 SPP pode ser que, na verdade, o chipset da sua placa seja o novo nForce 2 400 Ultra, aceitando o novo Athlon XP 3200+, fazendo com que você não precise trocar de placa-mãe caso queira instalar esse novo processador (no entanto, você terá de fazer um upgrade de BIOS para que a sua placa-mãe reconheça corretamente esse novo processador e habilite a configuração do barramento em 400 MHz no setup da placa). É o caso, por exemplo, da placa-mãe ASUS A7N8X De Luxe.

Para saber se você foi "premiado" com um nForce 2 400 Ultra, basta você instalar a nova versão do driver do nForce 2, disponível em http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp. Após instalar o driver, veja no Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle), na chave Dispositivos do Sistema, como o chipset da placa-mãe está sendo reconhecido. Se aparecer escrito "NVIDIA nForce 2 Ultra 400 Memory Controller", parabéns, a sua placa-mãe já está equipada com esse novo chip.

Sua nForce 2 SPP pode ser uma nForce 2 400 Ultra

Figura 1: nForce 2 SPP é reconhecido como nForce 2 400 Ultra na ASUS A7N8X De Luxe.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×