Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tecnologia SDGE da ECS

       
 33.615 Visualizações    Primeiras Impressões  
 4 comentários

Nossas primeiras impressões sobre uma nova tecnologia proposta pela ECS que permitirá que você use placas de vídeo SLI e Crossfire na mesma placa-mãe.

Tecnologia SDGE da ECS
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS chama de "SDGE" (Scalable Dual Graphic Engines) suas placas-mães que possuem dois slots PCI Express x16. Estas placas-mães, no entanto, podem ter três diferentes tipos de arquitetura para formar estes dois slots PCI Express x16:

  • Usando a tecnologia SLI ou Crossfire. Neste caso, cada slot trabalha a 8x quanto operando no modo SLI ou no modo Crossfire.
  • Usando pistas PCI Express x1 conjugadas para formar o segundo slot PCI Express x16. Enquanto o primeiro slot PCI Express realmente roda a x16, o segundo slot não trabalha a x16. Sua velocidade máxima será determinada pela quantidade de pistas PCI Express x1 que foram usadas para conectar o slot ao chipset. Apesar de ter dois slots, a placa-mãe não pode operar no modo SLI nem no modo Crossfire.
  • Um novo protótipo apresentado pela ECS onde os dois slots realmente trabalham a x16 e onde será possível que você ligue duas placas de vídeo SLI ou Crossfire em uma placa-mãe que não use um chipset da NVIDIA ou da ATI. É possível, por exemplo, ter em uma placa-mãe com esta tecnologia usando chipset Intel duas placas de vídeo SLI em paralelo. É sobre esta terceira vertente da tecnologia SDGE da ECS que estaremos falando neste artigo e que ainda encontra-se em fase de protótipo. Portanto, todas as referências a "SDGE" neste artigo referem-se a este protótipo e não às outras duas arquiteturas.

As placas-mães SDGE terão basicamente dois slots PCI Express x16. Estes slots são realmente x16 e não x8 como ocorre nas placas-mães SLI quando você habilita o modo SLI. Para fazer com que esses slots possam usar a tecnologia SLI ou Crossfire, a ECS precisa que tanto a NVIDIA quanto a ATI desbloqueiem seus drivers. Este é um problema sério, mas a ECS disse que “estamos trabalhando nisso”. Vamos esperar sentados.

Tecnologia SDGE
Figura 1: Visão geral da tecnologia SDGE.

Em nossa opinião este conceito é muito interessante se o usuário ainda não decidiu que tecnologia adotar, ATI ou NVIDIA. Você pode ter duas placas SLI da NVIDIA hoje e, no futuro, trocá-las por duas placas Crossfire da ATI sem a necessidade de trocar a placa-mãe. Realmente interessante – mas, como mencionamos, a menos que a ECS consiga desbloquear os drivers da ATI e da NVIDIA, esta tecnologia não funcionará.

Além disso, como o segundo slot PCI Express x16 só é ativado com a instalação de uma placa adicional, como explicaremos na próxima página, a placa-mãe pode ser mais barata, o que pode ser uma boa solução para usuários sem grana: você compra hoje uma placa-mãe “normal” e depois faz o “upgrade” dela para SLI ou Crossfire instalando uma plaquinha adicional.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Realmente impressionante :ahh:

So existe alguns poréns.... deve haver uma grande confusão de drivers. E como sendo em geral uma placa "barata", ela não deve ter opções de ajustes para overclock... (nem tudo é perfeito) :wacko:

E vocês, o que acharam?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o artigo seria ainda mais interessante se tivessem testado a placa, assim como fazem com as demais. Já imaginaram se a performance for boa?

Talvez não tenham recebido uma amostra. Isso a equipe do Clube do Hardware pode responder.

Quanto a abertura ou não dos drivers isso não parece ser um problema tão difícil.

Não existem por aí diversos drivers alternativos para as placas da ATI e nVidia?

Taí uma situação que pode gerar alguma briga judicial. A ECS, para implantar sua tecnologia, se vê obrigada a fazer engenharia reversa nos drivers das duas gigantes do vídeo. Acho que nesse caso seria justo e válido, afinal, a ECS desejaria apenas "funcionar" a placa de vídeo. A placa não é feita para "funcionar"?

Gostaria de ver um teste de funcionando dela.

PClock

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Guest JustinianoII

· Denunciar

"Como processadores soquete 754 e 929 usam o barramento HyperTransport para se comunicarem com a ponte norte, a placa SDGE é instalada entre o processador e a ponte norte, como você pode ver na Figura 2."

Um pequeno erro. :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×