Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B

       
 209.793 Visualizações    Testes  
 41 comentários

Nosso teste da ASUS P5B, uma placa-mãe soquete 775 com chipset Intel P965 e que aceita os novos processadores Core 2 Duo e também memórias DDR2-1066/PC2-8500.

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS P5B é uma placa-mãe soquete LGA775 voltada para a nova família dos processadores Core 2 Duo, já que usa o novo chipset Intel P965. Uma das principais vantagens deste novo chipset é o suporte não oficial às memórias DDR2-1066/PC2-8500, característica esta presente nesta placa da ASUS. Vejamos como foi o desempenho desta placa-mãe da ASUS em relação às suas principais concorrentes da Gigabyte e MSI.

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B
Figura 1: Placa-mãe ASUS P5B.

Atualmente existem quatro versões da P5B: P5B, P5B-E, P5B Deluxe e P5B Deluxe/WiFi-AP. Nós testamos o modelo mais básico, a P5B. A P5B-E usa a ponte sul ICH8R em vez da ICH8 como a P5B e, portanto, ela tem seis portas SATA-300 controladas pelo chipset suportando RAID (0, 1, 10 e 5), mais duas portas extras controladas por um chip JMicron. A P5B-E tem ainda duas portas FireWire. As demais especificações são iguais às da P5B. A P5B Deluxe tem duas portas Gigabit Ethernet, dois slots PCI Express x16 (o segundo trabalhando a 4x), apenas um slot PCI Express x1 e uma solução de refrigeração passiva com heat-pipe. As demais especificações são as mesmas da P5B-E. A P5B Deluxe/WiFi-AP é uma placa idêntica à P5B Deluxe só que com um ponto de acesso para rede sem fio suportando os padrões IEEE 802.11b/g (até 54 Mbps).

Esta placa-mãe usa uma solução de refrigeração passiva em seu chipset e não usa nenhuma solução de refrigeração nos transistores do seu regulador de tensão, como você pode ver na Figura 1.

Esta placa-mãe tem um slot PCI Express x16, três slots PCI Express x1 e três slots PCI padrão.

A ASUS P5B tem quatro soquetes de memória DDR2-DIMM suportando até 8 GB de memória até DDR2-800 (oficialmente), suportando memórias DDR2-1066/PC2-8500 (nós instalamos quatro módulos de memória DDR2-1066 e eles funcionaram perfeitamente a 1.066 MHz). Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 3 são amarelos e os soquetes 2 e 4 são pretos. Para habilitar a configuração de dois canais basta apenas instalar cada módulo em soquetes de mesma cor.

Esta placa-mãe tem 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe e seis disponíveis através de conectores externo, que não vêm com a placa-mãe).

Esta placa-mãe tem um total de seis portas SATA-300, quatro controladas pela ponte sul (ICH8) e duas controladas por um chip JMicron JMB363. As portas controladas pelo chipset não suportam RAID, já que a ponte sul usada é a ICH8 e não a ICH8R. Porém, as duas portas controladas pelo chip JMicron suportam RAID0, RAID1 e JBOD. Uma dessas duas portas está localizada externamente, para a conexão de dispositivos externos. Esta porta é diferente, já que ela é um conector de multiplicador de porta e você não pode usar um cabo SATA comum nela.

O multiplicador de porta (port multiplier) é uma tecnologia para discos rígidos externos que permite a conexão de até 15 discos rígidos Serial ATA em uma única porta SATA-300. De modo a usar mais de um disco rígido SATA nesta porta você precisa de uma ponte multiplicadora de porta externa, que é um dispositivo externo vendido separadamente. Os discos rígidos são conectados neste dispositivo enquanto que o dispositivo é conectado na porta multiplicadora de porta, que, por sua vez, é internamente conectada a uma das portas SATA controladas pelo chip JMicron JMB363 na placa-mãe. Leia nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Serial ATA para aprender mais sobre este assunto.

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B
Figura 2: Portas SATA.

É muito importante notar que a única porta ATA/133 disponível nesta placa-mãe é controlada pelo chip JMicron, não pelo chipset. Isto significa que se você instalar uma unidade óptica nesta porta ela será reconhecida pelo Windows só após a instalação do driver do chip JMicron. O problema é que este driver vem no CD da placa-mãe e você não poderá instalá-lo pois o micro não reconhece sua unidade óptica. Você pode fazer o download do driver pela Internet, embora o driver de rede também esteja no CD da placa-mãe...A única opção que você tem é copiar o driver do chip JMicron do CD para um disquete ou drive USB em outro micro. Este problema não acontece apenas com esta placa-mãe da MSI, mas também com todas as outras placas-mães com chipset Intel P965 que vimos até hoje. Claro que se você tiver uma unidade óptica SATA você não terá este problema, se instalar na porta controlada pelo chip ponte sul.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pela ponte sul com ajuda de um chip Realtek RTL8111B para fazer a interface com a camada física.

O áudio 7.1 desta placa-mãe é produzido pela ponte sul em conjunto com o codec Analog Devices AD1988A. Este codec oferece uma melhor relação sinal/ruído de entrada comparado às placas-mães Gigabyte GA-965P-DS3 e MSI P965 Platinum – 90 dB contra 85 dB. A relação sinal/ruído de sua saída é de 95 dB e suporta taxa de amostragem de até 192 kHz para suas entradas e saídas (a taxa de amostragem usada pelas as placas da MSI e Gigabyte mencionadas acima é de 192 kHz para suas saídas, mas com suas entradas limitada a 96 kHz).

No painel traseiro da placa (Figura 3) encontramos a porta Gigabit Ethernet, quatro portas USB 2.0, saídas/entradas independentes de áudio analógico (formato 7.1), saídas coaxial e óptica SPDIF, uma porta SATA  externa, uma porta paralela, conectores para mouse e teclado PS/2. A porta serial não está soldada no painel traseiro, mas você pode usá-la instalando um conector externo que não veio com a placa-mãe que testamos.

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B
Figura 3: Conectores encontrados no painel traseiro desta placa-mãe.

A ASUS está usando um novo conector chamado Q-Connector para fazer a instalação dos fios que vêm do painel frontal do gabinete. Você conecta os fios no conector Q-Connector e instala o conector na placa-mãe. Isto é excelente pois agiliza o processo de montagem do micro, já que você pode posicionar este conector próximo aos seus olhos, sem a necessidade de forçar a vista tentando enxergar os pinos na placa-mãe.

Teste da Placa-Mãe ASUS P5B
Figura 4: Conector ASUS Q-Connector.

Uma coisa importante a se notar nesta placa-mãe e que seus capacitores eletrolíticos são todos japoneses (da Chemi-Com e da Sanyo) e você não terá o infame problema dos capacitores vazarem ou estourarem no futuro.

Esta placa-mãe vem com apenas um CD contendo seus drivers e programas utilitários.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários




caro gabriel torres, só gostaria de comentar mais algumas diferenças entre a P5B "standart" e a P5B Deluxe

8 Phase Power Design

* Sistema mais refrigerado e silencioso

* Maior longevidade de vida dos componentes

* Maior estabilidade e confiabilidade sob cargas pesadas e overclocking

O ASUS 8-Phase Power Design permite altíssima eficiência de operação gerando menos calor (abaixo pelo menos 15°C (59°F)) que outras soluções convencionais de energia. Reduz a entrada das ondas da corrente e ondas da tensão na saída, o qual mantém o CPU e o módulo de energia longe do risco de sofrer um stress de energia. Tem a vantagem de uma rápida resposta e estabilidade, em benefício especial ao CPU quando este necessita de mais correntes imediatamente sob processamentos pesados ou no modo overclocking. (retirado do site da asus)

PEG Link

* Aumente a performance das placas gráficas para superior qualidade de vídeo

Esta recente tecnologia, PEG (PCI Express Graphics) Link Mode, é um recurso único que permite aos usuários aumentar a performance da placa gráfica para uma superior qualidade de vídeo. PEG Link permite aos usuários aumentar a GPU e o ritmo de transferência de memória de vídeo via BIOS da motherboard da mesma maneira que o bus de sistema e bus de memória são tunados. O modo PEG Link permite poderosa performance de vídeo em aplicações DX8 e DX9. Os engenheiros da ASUS cuidadosamente fizeram o ajuste fino dos parâmetros para cada placa de vídeo single PCI-Express para permitir estabilidade do sistema durante operações gráficas de alta velocidade.

Array Mic

* Elimina as interferências no cone de recepção

* Melhoria nas aplicações focalizadas em áudio

Incluído no pacote o Microfone Superbeam Array recebe apenas o som oriundo do cone de recepção ignorando os sons que chegam de outras direções. Este mecanismo elimina uma grande quantidade de interferências inclusive sons de alto falantes vizinhos e reverberação. Também utiliza avançada técnica de desreverberação para reduzir o eco e minimizar seus efeitos no áudio. Este recurso pode melhorar aplicações voltadas para o áudio como o Skype, jogos online, vídeo conferências e gravações.

Conexão DTS™

Este recurso consiste de dois elementos: DTS interativo e DTS NEO:PC. DTS interativo recodifica seu estéreo ou som multi-canal em sinal de áudio DTS e envia do seu PC para qualquer sistema que suporte DTS. Enquanto o DTS NEO:PC torna seus áudios estéreos como MP3, WMA, CD, e outros formatos de som em uma experiência convincente de áudio multi-canal.

Dual RAID

O chipset Intel P965 incorpora seis conectores Serial ATA com função de alta performance RAID em RAID 0,1,5 e 10. A controladora JMicron permite que outros dois conectores Serial ATA exerçam funções RAID 0,1 e JBOD. Esta motherboard é a solução ideal para aumentar a performance dos discos rígidos e proteção de back up de dados sem o custo adicional na compra de placas adicionais.

Dual Gigabit LAN

O projeto de dual Gigabit LAN permite ao PC servir como uma porta de comunicação de rede para gerenciamento de tráfego entre duas redes distintas. Esta capacidade assegura rápida transferência de dados do WAN para LAN sem nenhuma intermediação ou latência.

InterVideo® Media Launcher (versão OEM)

ASUS motherboards, intensificando a liderança na indústria de TI, agora oferece pacote versátil Inter Vídeo Media Launcher. Este conjunto de software multiuso inclui os mais recentes programas para multimídia, trazendo á tona os recursos das motherboards ASUS á sua melhor capacidade! (Versão OEM)

capacitores polímero de alta eficiência

mais informações sobre a asus P5B Deluxe podem ser vistas em http://br.asus.com/products4.aspx?l1=3&amp...amp;modelmenu=1

obs: vocês podem estar estranhando esta "propaganda" toda da asus P5B Deluxe, mas é que eu já a testei e posso dizer que ela é excelente!!! em tudo!

abraços, e continue com o ótimo trabalho que você sempre fez!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o pedido de uma p5b deluxe ontem, mas estou com duvidas sobre o chipset jmicron....

Pelo o que eu entendi, eu so vou reconhecer minhas unidades de DVD se eu instalar o driver do jmicron no windos.....

Agora, como q eu faço para instalar o windows se eu não vou ter a unidade de DVD disponível?

Valeu!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tom, o Windows instala certinho sem a necessidade de instalar um driver previamente.

Comprei recentemente a P5B Dlx Wi-Fi e num tem o q falar, simplesmente excelente!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra confirmar... com a P5B deluxe vou poder conectar 2 hd sata em raid0, certo? ou seja, aqueles 6 conectores sao da controladora raid tb, e não somente conectores sata comuns? tenho essa dúvida pois em placas-mãe anteriores os conectores raid eram separados. obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os testes executados na Placa Mãe P5B, utilizando o SYSMark 2004, seriam melhores se fossem executados na Placa Mãe P5B Deluxe?

Faço esta pergunta, pois ela é "superior" a a P5B, não é mesmo?

Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderia haver uma melhora sensivel por causa dos componentes de melhor qualidade que são usados na P5B, mas não deve ser muito diferente pois a P5B DELUXE é uma P5B melhorada e usando componentes de melhor qualidade.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Pessoal, só pra confirmar... com a P5B deluxe vou poder conectar 2 hd sata em raid0, certo? ou seja, aqueles 6 conectores sao da controladora raid tb, e não somente conectores sata comuns? tenho essa dúvida pois em placas-mãe anteriores os conectores raid eram separados. obrigado

Sim, voce pode ligar 2 ou mais hd's em RAID0 naqueles 6 conectores controlados pelo chipset sul (Intel ICHR8)

P5B Deluxe - A Placa

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já achou a P5B à venda em São Paulo?! so acho a deluxe... creio q vou ficar com a ds3, afinal a msi p965 e mais difícil ainda de se achar.

=\

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, mas o problema é o valor hehe...

afinal, a ga-p965-ds3 compensa? agora ela esta custando por volta de 440 mangos...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me ajudem em uma dúvida, no site da ASUS tem diversas atualizacoes de BIOS para o modelo ASUS P5B Deluxe WiFi, eu peguei a mais recente (1101), só que na descricao tem pouca coisa, mas essa tem todas as correcoes presentes nas atualizacoes anteriores né?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Me ajudem em uma dúvida, no site da ASUS tem diversas atualizacoes de BIOS para o modelo ASUS P5B Deluxe WiFi, eu peguei a mais recente (1101), só que na descricao tem pouca coisa, mas essa tem todas as correcoes presentes nas atualizacoes anteriores né?

com certeza campeão! qto a isso fique tranquilo...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Alguém poderia dar um help e dizer a diferença básica entre estas duas placas? Me disseram que uma é semi-board e a outra é off. Procede?

Abs

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou com uma dúvida quem pode me ajudar???

Comprei uma P5BDeluxe WIFI mas ouví dizer de um amigo que parece que tem uma revisão dela que não é boa alguém sabe me dizer qual é? A minha é rev 1.03g

Obrigado

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Amigos,

Alguém poderia dar um help e dizer a diferença básica entre estas duas placas? Me disseram que uma é semi-board e a outra é off. Procede?

Abs

Yeah, na verdade não uso esse termo "semi board" porém a -mx possui video onboard, assim como todas placas asus com esse sufixo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi aqui nas especidicacoes da p5b deluxe/wifi:

1 x Wireless LAN antenna jack

Como q funciona isso??? Eu nao preciso compra o aparelho da wireless?? só com ela eu ja acesso a net?? Se for isso compensa pra mim, pois estava pensando em comprar uma Asus P5B-E iP965+aparelho de wireless= Asus P5B Deluxe/WiFi-AP iP965.

valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o drive ótico IDE só é reconhecido pelo sistema depois da instalacao do windows , como seria a instalacao do windows , visto que o sistema nao iria reconhecer o drive IDE?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora, mas foi por que eu estava em tempo de provas...

Quanto a sua pergunta, certamente a melhor é a P5B DELUXE, pois é desenvolvida com uma tecnologia bem mais atualizada, portanto eu considero a "best buy" entre as placas mãe atualmente, pois consegue aliar uma altissima qualidade a um relativo baixo preço!

boa sorte!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×