Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe ECS G33T-M2

       
 61.808 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Teste da ECS G33T-M2, uma placa-mãe soquete 775 com vídeo on-board baseada no chipset Intel G33 Express.

Teste da Placa-Mãe ECS G33T-M2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS G33T-M2 é uma placa-mãe soquete LGA775 com vídeo on-board baseada no chipset Intel G33 Express e que suporta o novo barramento externo de 1.333 MHz, sendo, portanto, compatível com os novos modelos dos processadores Core 2. Vamos dar uma olhada no desempenho e nas características da ECS G33T-M2.

 ECS G33T-M2
Figura 1: Placa-mãe ECS G33T-M2.

O chipset Intel G33 tem as mesmas características do chipset Intel P35 com adição do vídeo integrado. As principais características desses dois chipsets são o novo barramento externo de 1.333 MHz, que permite a instalação dos novos processadores Core 2 que utilizam esse barramento, e o suporte às memórias DDR3. Note que o suporte às memórias DDR3 não significa que todas as placas-mães baseadas nos chipsets Intel G33 ou Intel P35 aceitarão memórias DDR3: como os soquetes de memória DDR2 e DDR3 são diferentes, fica a critério do fabricante decidir que tipo de memória a placa-mãe aceitará. No caso da ECS G33T-M2 ela aceita apenas memórias DDR2.

Assim como o Intel P35 Express, o Intel G33 Express usa o novo chip ICH9, que pode ser encontrado em quatro versões. O ICH9 “puro”, usado pela ECS G33T-M2, é idêntico ao “antigo” chip ICH8 encontrado nos chipsets Intel P965 e G965, mas suporta 12 portas USB 2.0 em vez de 10. O ICH9R suporta RAID, seis portas SATA-300 (o ICH9 original suporta apenas quatro), suporte ao Viiv (ou seja, suporta a tecnologia Quick Resume que permite ao micro imitar o comportamento de um televisor, onde pressionando o botão liga/desliga localizado no controle remoto a tela fica escura, o som é cortado e o mouse e teclado param de responder) e a nova tecnologia “Intel Turbo Memory”, codinome Tecnologia Robson, que é uma tecnologia de cache de disco usando memórias flash, disponível através da instalação de uma placa PCI Express x1. Clique aqui para aprender mais sobre esta tecnologia. O ICH9DH (Digital Home) tem as mesmas especificações do ICH9R, mas sem RAID. E o ICH9DO (Digital Office) tem as mesmas especificações do ICH9R mas sem suporte ao Viiv – ou seja, não suporta a tecnologia Quick Resume.

O motor gráfico do G33, chamado GMA 3100, usa o modelo de programação Shader 2.0 (DirectX 9) e trabalha internamente a 400 MHz com duas unidades de sombreamento de pixel. O sombreamento de vértice não é processado pelo chipset, mas sim pelo processador da máquina, ou seja, é um processamento feito por software.

Uma característica muito interessante do vídeo on-board produzido pelo Intel G33 Express é que ele escolhe automaticamente a quantidade de memória RAM que será “roubada” do micro dependendo da aplicação, tecnologia essa chamada DVMT (Dynamic Vídeo Memory Technology) ou Tecnologia de Memória de Vídeo Dinâmica.

Tradicionalmente os chipsets com vídeo integrado “roubam” uma quantidade fixa de memória RAM do micro para ser usada como memória de vídeo. O principal problema desta abordagem é que você tem menos memória RAM disponível para seus programas. Este problema é ainda pior quando você não está rodando jogos: se o seu micro tem 1 GB de memória RAM e você configura o vídeo para ter 256 MB, você terá apenas 768 MB disponível para programas. Em um micro com menos memória RAM, como 512 MB, por exemplo, este problema é ainda pior.

Portanto, quando você não está rodando um jogo com essa placa-mãe, o micro “roubará” apenas a quantidade de memória necessária para processar vídeo 2D. A quantidade varia de acordo com a resolução que você estiver usando, veja abaixo os valores possíveis para este chipset de acordo com as resoluções mais usuais.

ResoluçãoMemória
800x600x324 MB
1024x768x324 MB
1280x1024x328 MB
1600x1200x328 MB
1920x1440x3216 MB
2048x1536x3216 MB

Se você fizer as contas verá que a resolução de 800x600x32 usa apenas 2 MB de memória de vídeo, no entanto este chipset não permite a configuração deste valor.

Dessa forma, em um micro com 512 MB de memória RAM instalada com resolução de vídeo de 1024x768x32 você terá 508 MB disponíveis para seus programas. Quando você rodar um jogo, o micro irá automaticamente atribuir mais memória RAM para o motor gráfico, limitado a 256 MB.

Como você pode ver na Figura 1, esta placa-mãe tem um slot PCI Express x16 para a instalação de uma placa de vídeo avulsa no futuro. Ela tem ainda um slot PCI Express x1 e dois slots PCI.

A ECS G33T-M2 tem quatro soquetes DDR2-DIMM, dois laranjas e dois lilases, permitindo a instalação de até 8 GB de memória DDR2-400/667/800. Isto é excelente, porque muitas placas-mães com vídeo on-board têm apenas dois soquetes, restringindo suas opções para fazer upgrade de memória no futuro. Com esta placa-mãe se você quiser instalar mais memória no futuro precisará apenas comprar dois módulos extras e instalá-los nos soquetes vazios. Nós dissemos “dois módulos” porque este chipset suporta o modo de dois canais; para habilitar este recurso nesta placa-mãe você precisa simplesmente instalar os módulos nos soquetes de mesma cor.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Sem DVI....affff

Po.... comparar com a SIS? os cara pararam no tempo.....

Porque não compararam com o 6150 da Nvidia .......ou Rxx da ATI ....ai eu quero ver qual o melhor......Onboard.

Me desculpem mas IDE ja demoro pra sumir....paralela nem se fala.....

Ja tem no mercado varios gravadores Sata pelo mesmo preço dos IDE....caracas no ML ja ta cheio...tem até link aqui.....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Me desculpem mas IDE ja demoro pra sumir....paralela nem se fala.....

Ja tem no mercado varios gravadores Sata pelo mesmo preço dos IDE....caracas no ML ja ta cheio...tem até link aqui.....

concordo plenamente

SATA não é absurdamente + caro q IDE ao menos aqui no Rio não pelo o q eu vejo, é ao contrario IDE ta + caro q SATA ou ambos na mesma faixa de preço :rolleyes:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados amigos, boa noite!

Eu resolvi investir em uns brinquedos para mim e estou com uma dorzinha de cabeça:

4 X 2GB 667

placa-mãe: G33t-M2

VGA: GTX 260 216core

HD: 500GB

Core 2 Duo E7300

Gravador DVD Lg

Fonte: ATX 500W Reais Seventeam ST-550P-AG - (http://produto.mercadolivre.com.br/M...-pfc-ativo-_JM)

Essa placa-mãe é padrão micro atx, mas eu estava usando uma ATX normal da HP (250W) SEM a VGA até comprar essa fonte para usar a VGA. Pois acontece que o pc liga e desliga diversas vezes MESMO SEM A VGA, e com a fonte HP liga normalmente. Peguei outra placa-mãe da Foxconn e instalei tudo, fonte, vga e tal, mas o ruim é que só tem dois slots de memória, a minha g33t-m2 é uma ótima placa com som 7.1, mas o que eu quero mesmo é 8GB de memória.

Por favor, que pode estar acontecendo? Como eu devo ligar essa p^^@ dessa fonte nessa placa?

Como eu disse, testei em outra placa-mãe com formato ATX e funciona normalmente, só que na G33T-M2 nao liga o pc, liga o cooler por uns segundos e desliga e fica fazendo isso repetidamente. Alguém sabe o que é, por favor?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para as pessoas que não querem investir muito em uma maquina e querem pelo menos um video on-board, até que não é uma má escolha.

:ph34r:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×