Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe ECS GF9300T-A Black Series


     106.707 visualizações    Placas-mãe    10 comentários
Teste da Placa-Mãe ECS GF9300T-A Black Series
Produto Recomendado

A Placa-mãe (Cont.)

Como você pode ver na primeira página, o chipset suporta seis portas SATA-300 e todas elas estão presentes na placa testada, suportando RAID níveis 0, 1, 5, 10 e JBOD. O chipset GeForce 9300 não tem portas IDE paralelas, mas a ECS adicionou um chip JMicron JMB361 para disponibilizar uma porta ATA-133. Este chip também controla a porta eSATA disponível no painel traseiro da placa-mãe.

Esta placa-mãe tem áudio de oito canais com todos os conectores necessários para você conectar um sistema de caixas analógicas de oito canais. Esta placa-mãe oferece áudio digital na saída HDMI, o que é excelente. No entanto, para usar a saída de áudio digital você precisará ter um receiver de home theater com entrada HDMI com capacidade de extração de áudio digital. Nem todos os receivers de home theater têm uma entrada HDMI e nem todos que tem entrada HDMI são capazes de extrair áudio de lá. Portanto seria interessante que esta placa-mãe tivesse pelo menos uma saída SPDIF coaxial on-board, só para o caso de seu equipamento de home theater não ser capaz de extrair áudio digital da saída HDMI, especialmente porque esta placa-mãe é claramente voltada para o mercado de micros HTPC.

O codec de áudio usado é um Realtek ALC883, que tem relação sinal/ruído (SNR) de 95 dB em sua saída e 85 dB em sua entrada, com resolução de 24 bits e taxa de amostragem de até 192 kHz em suas saídas e até 96 kHz em suas entradas. Enquanto que a qualidade da saída analógica é boa o suficiente para o usuário comum, pessoas que trabalham profissionalmente com captura e edição de áudio analógico deverão procurar por uma placa-mãe diferente ou terão de comprar uma placa de som avulsa, já que uma relação sinal/ruído de 85 dB é simplesmente muito baixa e produzirá muito ruído branco em seu trabalho.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pelo chipset e requer apenas um pequeno chip para fazer a interface com a camada física.

Na Figura 4 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe. Lá você encontrará conectores PS/2 para mouse e teclado, saída VGA, saída HDMI, seis portas USB 2.0, uma porta eSATA, uma porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógico no formato 7.1. Como você pode ver não há porta paralela na placa-mãe. Uma porta serial está disponível mediante a utilização de um conector externo, que não vem com a placa.

ECS GF9300T-A Black Series
Figura 4: Conectores traseiros.

Esta placa-mãe também possui outros pequenos, mas importantes recursos. Assim como em os outros membros da série “Black Series” da ECS o circuito regulador de tensão desta placa usa bobinas de ferrite (que apresentam uma menor perda de energia se comparado com as bobinas de ferro tradicionalmente usadas neste circuito) e capacitores sólidos de alumínio (que evitam o infame problema de vazamento dos capacitores da placa-mãe), além de ter dissipadores de calor nos transistores MOSFET. Os capacitores que não são sólidos são da OST, uma empresa taiuanesa.

ECS GF9300T-A Black Series
Figura 5: Circuito regulador de tensão equipado com bobinas de ferrite, capacitores sólidos e dissipador de calor passivo.

Outro pequeno detalhe é a presença de botões liga/desliga e reset soldados na placa-mãe, como você pode ver na Figura 6.

ECS GF9300T-A Black Series
Figura 6: Botões liga/desliga e reset.

Antes de irmos para os nossos testes vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu estou surpreso.

Esse chipset GeForce 9300 foi a volta por cima da nVidia.

Tendo um ótimo desempenho, conseguiu ser equiparado a uma placa de vídeo offboard! :o

E segundo reviews de outros sites, um sistema montado com esta placa-mãe teve um consumo muito menor que outros equivalentes montados com 780G e 790GX.

Só queria saber como se sai o GeForce 9300 frente a uma Radeon HD4350.

Obs.: Gostei da bateria Folding@home ter sido adicionada nos testes. :)

E uma correção:

Apesar de o GeForce 7100 e o Intel G45 conseguirem rodar este jogo, o desempenho obtido por esses chipsets foi muito baixo a ponto de consideramos que eles (não) conseguiram rodá-lo, já que você não conseguirá rodar o jogo com uma quantidade tão baixa de quadros por segundo.
Página 9, último parágrafo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, pelo menos acho que a nVidia conseguiu compensar a demora do lançamento deste chipset.

Agora, sei que não é a mesma plataforma, mas fiquei curioso pra ver um teste contra uma ATI HD 3300 (790GX/SB750). Acho que o sideport daria uma surra no GF9300. Para um HTPC, uma 790GX ainda é a melhor opção.

De qualquer forma gostei do desempenho do vídeo quando comparado em jogos com a HD 3450.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review, da pra ter uma noção do que a placa é capaz :D

Mas eu já procurei em todo canto essa placa, até EUA, quase impossível acha-la, só no e-bay... Tá difícil, a gente fica interessado na placa, fazem review e tudo o mais, mas não a vendem... huahuahu

Pra quem pediu um comparativo, ai tem:

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=4483

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou querendo muito comprar esta placa-mãe!

Mesmo pensando que é provável essa placa custar muito, lembre-se que os distribuidores da ECS aqui do Brasil colocam os preços bem em conta (por exemplo, olhe os preços dos produtos da ECS no site www.megamamute.com.br). O problema é saber quando essa placa chegará...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...