Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa-Mãe ECS NF650iSLIT-A


     79.804 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Teste da Placa-Mãe ECS NF650iSLIT-A

Introdução

A NF650iSLIT-A da ECS usa o mais novo chipset intermediário da NVIDIA para a plataforma Intel, o nForce 650i, e é uma placa-mãe voltada para o usuário médio que quer SLI e suporte para os futuros processadores Core 2 Duo com o novo barramento de 1.333 MHz. Vamos dar uma olhada nas características e no desempenho deste modelo da ECS.


Figura 1: Placa-mãe ECS NF650iSLIT-A.

É importante ressaltar que quando o nForce 650i trabalha no modo SLI os dois slots PCI Express x16 trabalham a 8x e não a 16x. Isto é exatamente o que acontece com outros chipsets intermediários mais antigos da NVIDIA, como é o caso do nForce 570 SLI e do nForce 4 SLI. O nForce 650i traz duas vantagens em relação a esses dois chipsets mais antigos. Primeiro, ele suporta o novo barramento externo de 1.333 MHz que será usado pelos novos processadores Core 2 Duo que ainda não foram lançados; Segundo, ele suporta oficialmente memórias DDR2 até 800 MHz, enquanto que os outros chipsets suportam apenas memórias até DDR2-667.

A propósito, no setup da placa-mãe você pode configurar sua memória DDR2-1066. Nós fizemos isto, já que estávamos usando memórias DDR2-1066, mas o micro não funcionou corretamente, o que significa que este chipset realmente não suporta memórias DDR2-1066.

Como esta placa-mãe compete diretamente com a ASUS P5N-E SLI, nós compararemos os recursos encontrados nessas duas placas-mães.

Ao contrário do que acontece na ASUS P5N-E SLI, na NF650iSLIT-A você não precisa mudar a posição de uma pequena placa para habilitar o modo SLI, o que é excelente. Esta placa-mãe da ECS tem ainda dois slots PCI Express x1, enquanto que o modelo da ASUS tem apenas um.

No chipset nForce 650i o chip ponte norte é chamado C55 e o chip ponte sul é chamado nForce 430i (MCP51) – este é o mesmo chip ponte sul usado por vários outros chipsets da NVIDIA. Nesta placa-mãe um cooler ativo refrigera o chip ponte norte, enquanto que o chip ponte sul usa um cooler passivo. Esta é outra diferença entre a ECS NF650iSLIT-A e a ASUS P5N-E SLI, já que no modelo da ASUS o chip ponte norte usa um dissipador de calor passivo e o chip ponte sul não usa qualquer dissipador de calor.

No que diz respeito à memória, a ECS NF650iSLIT-A tem quatro soquetes de memória DDR2-DIMM suportando até 8 GB de até DDR2-800. Nesta placa-mãe os soquetes 1 e 3 são laranja e os soquetes 2 e 4 são lilás. A configuração do modo DDR2 de dois canais é muito fácil: basta instalar cada módulo em soquetes de mesma cor.

Esta placa-mãe tem um total de quatro portas SATA-300 e duas portas ATA/133 – o que é um excelente recurso, já que está cada vez mais raro encontrarmos placas-mães com mais de uma porta IDE paralela. Elas são controladas pelo chip ponte sul e que suportam RAID 0, 1, 0+1, 5 e JBOD. A ASUS P5N-E SLI tem uma porta eSATA adicional controlada por um chip extra.

A ECS NF650iSLIT-A tem uma porta Gigabit Ethernet controlada pela ponte sul usando um chip Marvel 88E1116 para fazer a interface com a camada física.

Esta placa-mãe tem ainda oito portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe e quatro disponíveis através de conectores externos que não vêm com a placa-mãe). A ECS NF650iSLIT-A não tem portas FireWire, enquanto que a ASUS P5N-E SLI tem duas.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...