Ir ao conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre os capacitores da placa-mãe

       
 160.749 Visualizações    Tutoriais  
 2 comentários

Capacitores eletrolíticos de baixa qualidade podem vazar, estufar ou explodir, danificando a sua placa-mãe. Entenda o problema e aprenda a identificar capacitores de boa qualidade.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Capacitores eletrolíticos de baixa qualidade podem vazar, estufar ou explodir, danificando a sua placa-mãe. Neste tutorial, explicamos porque esse problema ocorre e damos dicas sobre como identificar capacitores de melhor qualidade.

Veja o problema causado por capacitores de baixa qualidade nas Figuras 1 a 4. Basicamente, o capacitor começa estufando (Figura 1), até um ponto em que sua “tampa” metálica superior abre e o fluido eletrolítico começa a vazar (Figura 2). Em casos extremos, a abertura da tampa superior pode ocorrer de forma abrupta, o que faz com que o capacitor exploda, como ocorreu na Figura 3. Repare nesta figura como o capacitor do meio está aberto, com seu interior à mostra, com parte de seu material interno tendo ficado com uma consistência parecida com a de uma lã. Já presenciamos também capacitores que vazaram por sua parte “de baixo” (perto de seus terminais), corroendo a placa-mãe. É o caso dos capacitores da Figura 4.

capacitores estufados
Figura 1: capacitores estufados

capacitores estufados, começando a vazar
Figura 2: capacitores estufados, começando a vazar

capacitor que explodiu
Figura 3: capacitor que explodiu

capacitores vazados
Figura 4: capacitores que vazaram, corroendo a placa-mãe

Se você se deparar com uma situação como essa, pode facilmente substituir os capacitores, tarefa que qualquer técnico em eletrônica é capaz de efetuar e, portanto, não falta mão de obra especializada no mercado.

Antes de falamos sobre os tipos de capacitor eletrolítico que você poderá encontrar em placas-mãe e fontes de alimentação, vamos explicar porque os problemas de vazamento, estufamento e explosão ocorrem.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


Muito bom Elpapa.

O negócio é trocar eles assim que perceber que estufaram, antes de vazarem ou explodirem, pois, se vazam, geralmente corroem as trilhas e fica muito complicado a manutenção.

Isso vale também para quem mantém pcs de "coleção" que usam bateria Níquel Cadmio, que também podem vazar e danificar a placa mãe.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×