Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre os capacitores da placa-mãe


         269.473 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Tudo o que você precisa saber sobre os capacitores da placa-mãe

Tipos de capacitores eletrolíticos

Capacitores eletrolíticos encontrados em placas-mãe podem ser de basiscamente de três tipos, listados do pior para o melhor:

  • Capacitores eletrolíticos tradicionais: como os mostrados nas fotos da primeira página. Se possível, escolha uma placa-mãe que use capacitores eletrolíticos japoneses, que são de melhor qualidade e praticamente imunes aos problemas descritos, conforme explicado na página anterior. Leia nosso tutorial “Como identificar capacitores eletrolíticos japoneses” para aprender a identificá-los. Na seção de áudio da placa-mãe, alguns fabricantes utilizam capacitores eletrolíticos de alta qualidade fabricados especificamente para equipamentos de som.
  • Capacitores eletrolíticos “sólidos”: são capacitores eletrolíticos com um encapsulamento “sólido”, como você pode ver na Figura 5. Este encapsulamento oferece maior resistência aos problemas descritos neste tutorial. Apesar de tecnicamente não serem “sólidos”, já que a única diferença deles para os capacitores eletrolíticos tradicionais é a carcaça e, portanto, o seu “miolo” não é sólido, eles são informalmente chamados dessa maneira.

capacitor eletrolítico com encapsulamento sólido
Figura 5: capacitor eletrolítico com encapsulamento “sólido”

  • Capacitores SMD: não são capacitores eletrolíticos e por isso não apresentam os problemas relatados na página anterior. São conhecidos por vários nomes diferentes, como SMD (Surface Mounting Device ou dispositivo de montagem em superfície), de tântalo (seu material de construção), Hi-c, polímero altamente condutivo ou “capacitores de especificação militar”. É o tipo a ser escolhido por usuários que demandam apenas “o melhor do melhor”. Ver Figura 6.

capacitor SMD
Figura 6: capacitores SMD de tântalo (componentes retangulares com “470” escrito)

Para se aprofundar no assunto, recomendamos que você leia:

  • Curtir 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Muito bom Elpapa.

O negócio é trocar eles assim que perceber que estufaram, antes de vazarem ou explodirem, pois, se vazam, geralmente corroem as trilhas e fica muito complicado a manutenção.

Isso vale também para quem mantém pcs de "coleção" que usam bateria Níquel Cadmio, que também podem vazar e danificar a placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...