Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

USB - Universal Serial Bus

       
 122.696 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba tudo sobre o barramento USB.

USB - Universal Serial Bus

Introdução

Se você comprou um computador novo recentemente, é bem provável que ele tenha dois pequenos conectores retangulares no painel traseiro. Esses são os encaixes para dispositivos USB, ou Universal Serial Bus, um revolucionário padrão de conexão de periféricos que a maioria dos usuários ainda desconhece.

Idealizado em 1995 por um grupo de empresas de tecnologia, o padrão USB permite que sejam conectados até 127 equipamentos em cada micro com velocidades de transmissão de 1,5 ou 12 Mbps. Tudo isso sem a necessidade de desligar o computador para fazer as ligações e com o reconhecimento automático dos aparelhos adicionados. É o Plug and Play em sua melhor forma.

Dificilmente alguém precisará ligar tantas coisas em um único computador, mas já está provado que isso seria possível. Durante a Comdex de Las Vegas, realizada em novembro do ano passado, o USB Implementers Fórum (http://www.usb.org), responsável pela implementação do padrão, conectou nada menos que 111 periféricos.

Segundo Steve Whalley, presidente do USB Implementers Forum e gerente de Iniciativas de Conectividade da Intel, a demonstração foi um marco para a indústria de Informática. "Em quatro anos, o USB passou de uma idéia a uma tecnologia de massa que facilita o uso dos computadores."

A proposta do novo padrão é substituir a infinidade de conectores diferentes empregados nos computadores atuais. Uma rápida olhada em um micro típico revela não menos que cinco encaixes diferentes, entre portas seriais, paralelas, ligações para teclado, mouse, joystick e outros acessórios. Em pouco tempo, o USB pode substituir todos eles.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×