Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Visita a fábrica da Gigabyte

       
 26.103 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Confira como foi nossa visita à fabrica da Gigabyte em Nan-Ping, Taiwan.

Visita a fábrica da Gigabyte
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

A Gigabyte tem atualmente quatro fábricas, duas em Taiwan (Pin-Jen, apenas para a montagem de micros, com 70 empregados, e Nan-Ping, com 1.730 funcionários) e duas na China Continental (Dong-Guam, com 850 funcionários, e Ning-Bo, com 400 funcionários), e uma quinta será aberta ainda este ano, também em Dong-Guam, na China Continental, que terá 120 funcionários. Com a abertura da nova fábrica, a Gigabyte terá uma capacidade total de produção de 1,3 milhão de placas-mães por mês.

Visita a fábrica da Gigabyte
Figura 1: Gabriel Torres visita a fábrica da Gigabyte em Nan-Ping, Taiwan.

A fábrica que visitamos, Nan-Ping, é a maior, com capacidade de produção de 800 mil placas-mães e 250 mil placas de vídeo por mês e é localizada em um prédio colossal, de oito andares (todos os andares, com exceção do último, são inteiramente dedicados à produção de placas-mães!). São 17 linhas para a montagem de componentes SMD e 10 linhas para a inserção de componentes DIP. É, de longe, a maior fábrica de placas-mães que vimos até hoje. Não tem nem comparação, em termos de tamanho, com as fábricas que vimos no Brasil (Clique aqui para ler artigos sobre as visitas de Gabriel Torres às fábricas de placas-mães instaladas no Brasil). Até porque as fábricas do Brasil são destinadas ao mercado interno, enquanto a fábrica da Gigabyte produz para o mundo todo.

O que nos chamou a atenção foram as linhas de montagem extremamente longas, com muitos funcionários trabalhando em cada uma delas, como você pode conferir na Figura 2, onde vemos uma das linhas de inserção de componentes DIP (repare, no fundo, no canto esquerdo, outra linha idêntica). Na fábrica que visitamos, são dois andares repletos de linhas iguais a essa (cinco por andar, totalizando dez linhas). Infelizmente é proibido tirar fotos das linhas de montagem de componentes SMD.

Visita a fábrica da Gigabyte
Figura 2: Linha de inserção de componentes DIP em Nan-Ping.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×