Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Arquitetura K10 da AMD


     133.043 visualizações    Processadores    14 comentários
Por Dentro da Arquitetura K10 da AMD

Recursos de Economia de Energia

A maioria das novas funcionalidades introduzidas pela a nova arquitetura K10 é destinada à economia de energia – o que faz com que o processador produza menos calor.

Esses recursos são:

  • Tecnologia de Núcleo Dinâmico Independente (Independent Dynamic Core Technology), que permite que cada núcleo do processador trabalhe com um clock diferente. A tensão de alimentação dos núcleos, no entanto, é compartilhada e será a tensão exigida pelo o núcleo que estiver trabalhando com o clock mais elevado.
  • Tecnologia CoolCore, que permite ao processador desligar automaticamente partes que não estejam sendo usadas. Os processadores baseados na microarquitetura Core têm uma tecnologia similar chamada Chaveamento Elétrico Avançado (“Advanced Power Gating”).

microarquitetura K10
Figura 6: Tecnologia CoolCore.

  • Gerenciamento Elétrico Dinâmico Duplo (Dual Dynamic Power Management,  DDPM), informalmente conhecida como “split-plane” (“alimentação dividida”), esta tecnologia permite que o processador e o controlador de memória (que está embutido dentro do processador) usem linhas separadas de alimentação – ou seja, tenham tensões de alimentação diferentes. Isto permitirá que o controlador de memória trabalhe com clocks mais elevados – tipicamente 200 MHz acima do clock padrão. Esta tecnologia permite ainda que o processador reduza sua tensão de alimentação e mantenha o controlador de memória trabalhando em seu desempenho máximo, quando o processador entrar em um de seus modos de economia de energia. Quando instalada em placas-mães mais antigas que não tenham alimentação separada para o processador e para o controlador de memória, o processador trabalhará igual aos processadores com arquitetura K8, ou seja, usará apenas uma única tensão para alimentar tanto o processador quanto o controlador de memória.

microarquitetura K10
Figura 7: Gerenciamento elétrico dinâmico duplo (DDPM).

microarquitetura K10
Figura 8: Gerenciamento elétrico dinâmico duplo (DDPM).

  • Os processadores para computadores de mesa usarão o barramento HyperTransport 3.0 em vez do barramento HyperTransport 1.x (processadores para servidores usarão o HT3 no futuro). Há dois objetivos aqui. O mais óbvio é uma maior taxa de transferência para acessar periféricos, já que usando o HT3 os processadores baseados na microarquitetura K10 serão capazes de acessar o mundo externo a até 10.400 MB/s (processadores baseados na arquitetura K8 são capazes de efetuar transferências a até 4.000 MB/s) – isto é um importante aumento de 2,6 vezes na largura de banda disponível. Mas a vantagem não tão óbvia é a economia de energia, há que o HT3 permite que o processador mude o clock do barramento HyperTransport e a quantidade de bits que são transferidos por pulso de clock automaticamente. Por exemplo, se o processador sente que a taxa de transferência de 10.400 MB/s é muito alta para o que ele está fazendo no momento, ele pode diminuir o clock do barramento HyperTransport (e a quantidade de bits transmitidos) para um valor mais compatível para o que ele esteja fazendo. Quanto menor o clock e o número de bits transmitidos por pulso de clock, menor é o consumo elétrico. Como o HT3 mantém compatibilidade com o HT1, os processadores baseados na arquitetura K10 podem ser instalados em placas-mães antigas, mas seu barramento HyperTransport trabalhará com um clock menor. Para uma discussão mais detalhada sobre o HyperTransport 3.0 leia nosso tutorial O Barramento HyperTransport usado pelos Processadores da AMD.

Vamos falar agora sobre os processadores que usarão a nova arquitetura K10.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

E quando vai aparecer os AMD com suporte a memórias DDR3???

No que isso desmereçe a AMD, se desmereçe realmente???

Cara, dá pra perceber que a AMD ta lançando várias tecnologias que a Intel já vende em todo mundo, não sei se isso é tática de mercado ou o quê.Tenho AMD por estar contente pelo custoXbenefício mas não é a primeira vez que ela vem correndo atrás da Intel pra lançar tecnologias semelhantes.Legas as novas que não mencionaram ter na Intel tbém.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo jeito a AMD esta tentando se igualar a intel, e isso é bom. Mas será que, quando a AMD lançar os novos processadores para desktop, a intel não virá com uma fornada nova de incrementos nos processadores??

Eu tenho preferência pela AMD, tenho "simpatia" pela marca, e espero que a amd consiga brigar de igual pra igual com a intel, tomara que sim...

Mas lendo o artigo, o que mais me chamou a atenção é a tecnologia de acesso à memória que os novos processadores AMD vão ter, isso creio eu, a intel não tem. Pelas minhas contas, isso pode dobrar a velocidade de acesso à memória, já que o processador não terá que jogar metade dos dados fora por não servirem, e ir buscar novos. O HT3 também é bem legal... mas tudo isso está no papel, enquato isso, a intel domina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Torres, Cássio Lima,

Excelente artigo, parabéns.

Sobre o fato de a AMD ter pulado do K8 para o K10, existem algumas controvérsias.

Quando o K10 ainda era chamado por K8-L pela mídia especializada, a AMD resolveu colocar alguns pingos nos "Is".

K8L seria um CPU já lançado para a plataforma móvel (Provavelmente o Turion). O K9 era todo aquele processador AMD K8 dotado de dois núcleos e K10 seriam a nova geração, tendo seu primeiro modelo com o nome Barcelona.

Hoje outras fontes sugerem que existiu um projeto cancelado chamado de K9, que nada tinha haver com o K8 Dual core e esse seria o sucessor do K8. Foi cancelado por complexidade no projeto e a urgência de dar uma resposta rápida a Intel. Porém, são rumores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o calcanhar de akiles da intel eo controlador de memoria. na intel no chipset na amd nos processadores.isso faz com que montar um intel fique caro pois você precisa comprar a melhor placa mãe que o dinheiro pode comprar chegando a 1000 reais ja com a amd você pode colocar uma pl mãe fulera que o desempenho eo mess de uma top,a diferença de preço e horrível no final valendo mais a pena comprar um amd(amd ->ATHLON64 X2 6000-460 reais +ASUS M2N-X-220 reais=680/intel CORE2DUO E6600-620 reais+ASUS P5WDH-DLX-660 reais=1280 e juru por tudo que e mais sagrado ja comparei eo amd e tão ou mais rápido, por isso nao confio em comparativo).se a intel colocar o controlador de memória no processador talvez fique mais em conta ,so que agora ela também vai ter que colocar o cache l3 que parece uma boa também.

so que duvido que ela de o braço a torcer e dizer que a amd teve melhores idéias que ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o K10 tem tudo pra ser forte em jogos, impressionante sua arquitetura.

Uma duvida

Rana: Processador Athlon X2 LS de dois núcleos, com 512 KB de memória L2 por núcleo, cache de memória L3 (quantidade ainda não divulgada), memória DDR2 convencional, HyperTransport 3.0 e soquete AM2+.

O núcleo Rana terá cache nivel 3?

confirma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o suporte à ddr3 não me importo muito... e slipknotbr, se você tiver sorte, um update de bios, você vai ter suporte ao AM2+... o que pode ocorrer é não ter suporte às tensões separadas do controlador de memória e do core em sí (o que, na minha opinião, não é uma grande perda).

O suporte DDR3 vem junto com o soquete AM3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava pensando nisso xDDDDDDD tomara que seja verdade...porque tipo se ele acessa cada 1 separadamente seria melhor... mas n sei se ele acessa os 4 slots( se estiverem ocupados) de uma so vez..ou se essa parada so se aplica pros 2 primeiros DIMMs que estiverem sendo usados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é AMD to confiante no K10. esse controlador de meória q evita perdas de até 50% dos dados das meórias vai ser uma ótima a intel ta apostando na ddr3 q vai melhorar é claro mas pelo clock e não pela eficiência da arquitetura.

Desde o Atholon XP gosto da AMD, ja estava desanimado com a AMD quando vi o lançamento do Core 2 Quad E8400 com 45nm e novo núcleo que consegue calcular o superpi mod em 10segundos. sendo vendido por R$800 ja com impostos.

Mas agora vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom que agora com a correção do erro TLB e lançamento de novos modelos a AMD pode concorrer melhor com a Intel e nós ganhamos com isso.

Mas pelo que to vendo K10 será "bão mesmo" só nos 45 nm, pra concorrer em desempenho e também pros servidores, ramo que dá uma gana boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...