Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Microarquitetura Intel Core


     308.836 visualizações    Processadores    3 comentários
Por Dentro da Microarquitetura Intel Core

Desambiguação de memória

Desambiguação de memória é uma técnica usada para acelerar a execução de instruções relacionadas com a memória.

Todos os processadores da Intel desde o Pentium Pro têm uma unidade de execução fora de ordem, que permite ao processador executar instruções não dependentes em qualquer ordem. O que acontece é que instruções relacionadas à memória são tradicionalmente executadas na mesma ordem em que aparecem no programa, ou de outra forma inconsistência de dados poderia aparecer. Por exemplo, se o programa original tem uma instrução do tipo “armazene o valor 10 no endereço 5555” e então uma instrução “carregue os dados armazenados no endereço 5555”, elas não podem ser invertidas (ou seja, executadas fora de ordem) ou a segunda instrução pegaria dados errados, já que o dado do endereço 5555 foi alterado pela primeira instrução.

O que a unidade desambiguação de memória faz é localizar e executar instruções relacionadas à memória que podem ser executadas fora de ordem, acelerando a execução do programa (falaremos mais sobre isto adiante).

Na Figura 3 você tem um exemplo de um processador sem o recurso desambiguação de memória (ou seja, todos os processadores que não são baseados na arquitetura Core). Como você pode ver, o processador tem que executar as instruções à medida que elas aparecem no programa original. Por exemplo, “Load4” não está relacionada a nenhuma outra instrução relacionada à memória e poderia ser executada primeiro, no entanto, ela tem que esperar todas as outras instruções serem executadas primeiro.

core_03.jpg
Figura 3: Processador sem o recurso de desambiguação de memória.

Na Figura 4 você ver como o programa mostrado na Figura 3 é executado em um processador baseado na arquitetura Core. Ele “sabe” que “Load4” não está relacionada a outras instruções e pode ser executada primeiro.

core_04.jpg
Figura 4: Processador com recurso de desambiguação de memória.

Isto aumenta o desempenho do processador já que agora “Load4” é executada e o processador tem o dado requerido para executar outras instruções que precisam do valor de “X” para serem executadas.

Em outros processadores, se após “Load4” tivéssemos uma instrução “Add 50”, ela (e todas as outras instruções que dependem deste resultado) teria que esperar todas as outras instruções mostradas na Figura 3 serem executadas. Com o recurso de desambiguação de memória, essas instruções podem ser executadas depois, já que o processar terá agora o valor de “X” mais cedo.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Ótimo artigo, no trecho:

Uma outra capacidade de economizar energia da arquitetura Core é ligar apenas os bits necessários nos barramentos internos do processador. Muitos dos barramentos internos do processador são dimensionados para o pior caso – ou seja, a maior instrução x86 que existe, que é de 15 bytes (480 bits)*. Em vez de ligar todas as linhas de dados de 480 bits deste barramento em particular, o processador pode ligar apenas 32 linhas, somente o que é necessário para transmitir uma instrução de 32 bits, por exemplo.

15 bytes é 120 bits não 480,

E uma sugestão, por que na parte que fala sobre as vantagens do L2 compartilhado não falar tambem da coerência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre gostei dos artigos do Gabriel, e já utilizei vários em minhas aulas de hardware! Mas bem que poderia disponibilizar esse e outros artigos em PDF, não é verdade! Dá muito trabalho ter que montá-los!!! (folgado....!)

Qualidade indiscutível e linguagem simples, muito bom o artigo, serviu para tirar minhas dúvidas entre as duas arquiteturas....!

Pense na minha sugestão!

Abraços...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...