Imprimir artigo
Por Dentro do Macintosh SE
por em Tutoriais
Última atualização:
16.039 visualizações
Página 2 de 7

O Macintosh SE

Nas Figuras 6 e 7, você tem uma visão geral do Macintosh SE. Similarmente aos modelos Macintosh anteriores, o Macintosh SE tinha um botão para ajuste de brilho em seu painel frontal, abaixo do logotipo da Apple..

Macintosh SE Tutorial
Figura 6: O Macintosh SE

Macintosh SE Tutorial
Figura 7: O Macintosh SE

Macintosh SE Tutorial
Figure 8: O ajuste de brilho

O Macintosh SE pode ser facilmente identificado, já que ele apresenta “Macintosh SE” escrito em seu painel frontal, assim como em seu painel traseiro. No entanto, quatro versões diferentes do Macintosh SE foram lançadas. Nós explicaremos as diferenças entre elas e como identificar o modelo exato na próxima página.

Uma diferença entre o Macintosh SE e os modelos anteriores era o tipo e a localização da bateria responsável pelo relógio de tempo real do computador. Enquanto que nos modelos anteriores a bateria era acessível através do painel traseiro, no Macintosh SE esta bateria era instalada na placa-mãe.

Assim como os modelos anteriores, o Macintosh SE permitia que você instalasse um dispositivo antifurto, que era uma lingueta metálica para a instalação de um cabo de aço, evitando que alguém roubasse o computador; um recurso desejável em lugares públicos como escolas.

Na Figura 9 você pode ver os conectores que estavam disponíveis no painel traseiro do Macintosh SE. Os dois primeiros conectores eram conectores ADB para você instalar o mouse e o teclado. A seguir, existia uma porta para a instalação de uma unidade de disquete externa e uma porta SCSI de 25 pinos externa, que permitia que você instalasse unidades SCSI externas (como um disco rígido externo) no computador.

A seguir, havia duas portas seriais, uma para uma impressora e outra para um modem externo, usando o mesmo tipo de conector introduzido com o Macintosh Plus (o Macintosh 128K e o Macintosh 512K também tinham duas portas seriais, mas no Macintosh Plus, a Apple trocou o tipo de conector usado de DE-9 para DIN-8, que passou a ser o padrão para os futuros computadores da Apple). 

O último conector era um conector de 3,5 mm para uma caixa de som externa (o computador tinha um altofalante interno).

Macintosh SE Tutorial
Figura 9: Os conectores traseiros

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.777 usuários cadastrados
1.130 usuários on-line