Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh SE


     26.538 visualizações    Outros    2 comentários
Por Dentro do Macintosh SE

O Macintosh SE

Nas Figuras 6 e 7, você tem uma visão geral do Macintosh SE. Similarmente aos modelos Macintosh anteriores, o Macintosh SE tinha um botão para ajuste de brilho em seu painel frontal, abaixo do logotipo da Apple.

Macintosh SE Tutorial
Figura 6: O Macintosh SE

Macintosh SE Tutorial
Figura 7: O Macintosh SE

Macintosh SE Tutorial
Figure 8: O ajuste de brilho

O Macintosh SE pode ser facilmente identificado, já que ele apresenta “Macintosh SE” escrito em seu painel frontal, assim como em seu painel traseiro. No entanto, quatro versões diferentes do Macintosh SE foram lançadas. Nós explicaremos as diferenças entre elas e como identificar o modelo exato na próxima página.

Uma diferença entre o Macintosh SE e os modelos anteriores era o tipo e a localização da bateria responsável pelo relógio de tempo real do computador. Enquanto que nos modelos anteriores a bateria era acessível através do painel traseiro, no Macintosh SE esta bateria era instalada na placa-mãe.

Assim como os modelos anteriores, o Macintosh SE permitia que você instalasse um dispositivo antifurto, que era uma lingueta metálica para a instalação de um cabo de aço, evitando que alguém roubasse o computador; um recurso desejável em lugares públicos como escolas.

Na Figura 9 você pode ver os conectores que estavam disponíveis no painel traseiro do Macintosh SE. Os dois primeiros conectores eram conectores ADB para você instalar o mouse e o teclado. A seguir, existia uma porta para a instalação de uma unidade de disquete externa e uma porta SCSI de 25 pinos externa, que permitia que você instalasse unidades SCSI externas (como um disco rígido externo) no computador.

A seguir, havia duas portas seriais, uma para uma impressora e outra para um modem externo, usando o mesmo tipo de conector introduzido com o Macintosh Plus (o Macintosh 128K e o Macintosh 512K também tinham duas portas seriais, mas no Macintosh Plus, a Apple trocou o tipo de conector usado de DE-9 para DIN-8, que passou a ser o padrão para os futuros computadores da Apple). 

O último conector era um conector de 3,5 mm para uma caixa de som externa (o computador tinha um altofalante interno).

Macintosh SE Tutorial
Figura 9: Os conectores traseiros


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Temos em mão um Macintosh SE 1/20 (1MB RAM e 20MB HD). A aparência dele é idéntica a foto no artigo. O número do modelo é M5011, FCC ID BCG6LWM5011, Assembled in Ireland, Serial number CK0220EHC70. Foi fabricado em 1988. Posteriormente a memória RAM foi aumentada para 4MB. Os HD foram substituidos por 40Mb, por 160Mb, por 512Mb, por 1Gb e por 4Gb. Quando o último parou de funcionar (há muito tempo) não tinha como comprar outro SCSI por um preço razoável. Originalmente SE foi comprado com System 6 com teclado em Alemão. O software tinha HyperCard 1(não HyperCard Player como nos posteriores!). Com actualizações chegou funcionar com System 7.5.3. Tinha época quando estava funcionando com um leitor de CD SCSI interno colocado para fora e conectado pela porta externa SCSI com cabo de alimentação via tampinha aberta na parte traseira. Usava a rede Apple Talk e se conectava com mundo via um modem externo. Hoje o leitor do disquete faz bastante barulho, o restante de carcaça sofreu com maresia. Entretanto a qualidade e durabilidade do plástico é incomparável.

Está ocupando um lugar na biblioteca do lado do livro Steve Jobs por Walter Isaacson, no momento está vivo e permite brincar com introdução gráfica e divertida via disquete demostrando o talento da equipe envolvida neste projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal o seu relato, Vladimir! Não se esqueça de ler o tutorial que postei sobre como restaurar a cor do plástico deste computador:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Restaurar-a-Cor-de-Computadores-Antigos/2766

Quanto ao HD SCSI, eu consegui comprar com preço razoável um lote de vários no eBay, de uma pessoa que não sabia o que eram e se estavam funcionando. De um lote de quase 10, a maioria estava quebrada, mas pelo menos consegui colocar para funcionar vários SEs da minha coleção.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...