Imprimir artigo
Por Dentro do Macintosh SE
por em Tutoriais
Última atualização:
16.046 visualizações
Página 3 de 7

Modelos

Os seguintes modelos de Macintosh SE foram lançados..

Dual Drive

Este modelo, também conhecido como M5010, vinha com duas unidades de disquete de 800 KB, mas não vinha com um disco rígido interno. Como a placa-mãe era a mesma do modelo padrão, você poderia instalar um disco rígido interno. No entanto, não havia espaço suficiente para as duas unidades de disquete e a unidade de disco rígido; portanto, você deveria remover uma das unidades de disquete para instalar um disco rígido interno. No entanto, é possível criar uma solução caseira para instalar as duas unidades de disquete e o disco rígido ao mesmo tempo.

Você pode identificar este modelo através da presença de duas unidades de disquete, pelo número do modelo M5010 e pela frase “Two 800K Drives” em sua etiqueta traseira.

Macintosh SE Tutorial
Figura 10: Etiqueta traseira do Macintosh SE com duas unidades de disquete

Modelo Padrão

O modelo padrão vinha com uma unidade de disquete de 800 KB e um disco rígido de 20 MB ou de 40 MB. Seu número de modelo era “M5011”, que era o mesmo dos modelos FDHD e SuperDrive. Você pode diferenciá-los facilmente, já que estes dois modelos têm os nomes “FDHD” ou “SuperDrive” escrito em seu painel frontal.

Macintosh SE Tutorial
Figura 11: O Macintosh SE padrão

FDHD

O Macintosh SE FDHD (Floppy Drive High Density ou Unidade de Disquete de Alta Densidade) era um Macintosh SE com uma unidade de disquete de 1,44 MB em vez de uma unidade de disquete de 800 KB. Seu número do modelo é o mesmo do modelo padrão, mas você pode diferenciá-los pela presença das letras “FDHD” no painel frontal. Ver Figura 12.

Macintosh SE Tutorial
Figura 12: O Macintosh SE FDHD

SuperDrive

Mais tarde, a Apple renomeou o Macintosh SE FDHD para “SuperDrive”. Portanto, o Macintosh SE FDHD e o Macintosh SE SuperDrive são o mesmo computador com nomes diferentes. Este modelo tem a palavra “SuperDrive” escrita em seu painel frontal.

Macintosh SE Tutorial
Figura 13: O Macintosh SE SuperDrive

Macintosh SE/30

O Macintosh SE/30, lançado em 1989, utiliza uma placa-mãe diferente, baseada no microprocessador Motorola 68030 (daí seu nome), que é mais poderoso que o processador 68000 usado nos outros modelos. O “30” no nome não tem nada a ver com o tamanho do disco rígido que vem com o computador.

Este modelo tinha um número de modelo diferente, M5119. Ele vinha com uma unidade de disquete de 1,44 MB e poderia vir com um disco rígido de 40 MB ou de 80 MB e com 1 MB ou 4 MB de memória, que poderia ser expandida para até 128 MB.

Outra diferença entre o Macintosh SE/30 e os outros modelos de Macintosh SE era o tipo do conector de expansão disponível. Enquanto que o conector de expansão era genericamente chamado PDS (Processor Direct Slot) em todos os modelos, o conector no Macintosh SE apresentava 96 contatos (três fileiras com 32 contatos cada uma) e era chamado PDS 68000, enquanto que no Macintosh SE/30 este conector tinha 120 contatos (três fileiras com 40 contatos cada uma) e era chamado PDS 68030.

Você pode identificar facilmente este modelo pelo nome em seu painel frontal “Macintosh SE/30”, ou pelo número do modelo escrito na etiqueta disponível em sua parte traseira. O mais interessante é que enquanto em outros modelos o nome “Macintosh SE” estava escrito no canto direito do painel frontal, no Macintosh SE/30 seu nome estava escrito no lado esquerdo, próximo ao logotipo da Apple.

Macintosh SE Tutorial
Figura 14: O Macintosh SE/30

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.862 usuários cadastrados
304 usuários on-line