Imprimir artigo
Por Dentro do Macintosh SE
por em Tutoriais
Última atualização:
16.053 visualizações
Página 4 de 7

Por Dentro do Macintosh SE

Para evitar que o usuário comum abrisse o Macintosh SE, a Apple usou parafusos Torx TT15, um tipo de parafuso bem incomum para ser usado em computadores (especialmente naquele tempo), que requer uma chave Torx TT15 com pelo menos 230 mm de comprimento. O mesmo se aplica aos modelos anteriores de Macintosh..

Dentro do computador, você encontra o mais comentado (e escondido) atributo do computador: a assinatura de todos os membros do time que projetou o Macintosh, incluindo, obviamente, Steve Jobs. Ver Figura 15. Estas assinaturas também estão presentes nos modelos anteriores do Macintosh. O interessante é que o Macintosh Plus e o Macintosh SE foram lançados após Steve Jobs ter deixado a Apple, e por alguma razão sua assinatura foi mantida dentro dos computadores, mesmo que ele não tivesse tido participação alguma no desenvolvimento destes computadores, principalmente no Macintosh SE, e Jobs nunca teria aprovado a adição de uma ventoinha de refrigeração.

Você verá várias pessoas vendendo Macs antigos no eBay dizendo: “este Mac é tão especial que tem a assinatura do Steve Jobs” ou “raro – assinado pelo Steve Jobs”. Mas vamos deixar claro uma coisa; todos os Macs mais antigos foram assinados pela equipe toda, e isso não é uma característica especial.

Macintosh SE Tutorial
Figura 15: As assinaturas da equipe do Macintosh

Na Figura 16, você pode ver a aparência interna do Macintosh SE. Ele era composto por duas placas de circuito impresso, uma contendo a fonte de alimentação e os componentes eletrônicos para o monitor e a outra era a placa-mãe. Essas placas eram diferentes das usadas em modelos anteriores do Macintosh.

Macintosh SE Tutorial
Figura 16: Por dentro do Macintosh SE

Em modelos anteriores do Macintosh, a placa analógica apresentava componentes eletrônicos para o monitor de vídeo e para a fonte de alimentação. No Macintosh SE, no entanto, a fonte de alimentação estava disponível como uma unidade separada, porém presa à placa analógica. Ver Figura 17. Na Figura 18, você pode ver a placa do monitor de vídeo (oficialmente chamada “Macintosh SE Analog”), número da modelo 820-0206 ou 630-0147, sem a fonte de alimentação, enquanto que na Figura 19 você pode ver a fonte de alimentação sozinha.

Macintosh SE Tutorial
Figura 17: Placa do monitor de vídeo e fonte de alimentação

Macintosh SE Tutorial
Figura 18: Placa do monitor de vídeo

Macintosh SE Tutorial
Figura 19: Fonte de alimentação

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.124 usuários cadastrados
838 usuários on-line