Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh SE


     26.480 visualizações    Outros    2 comentários
Por Dentro do Macintosh SE

A Placa-Mãe

Como foi mencionado, o Macintosh SE era baseado no Motorola 68000, que é um microprocessador de 32 bits usando um barramento de dados de 16 bits e um barramento de endereços de 24 bits, permitindo o acesso até 16 MB de memória. O Macintosh SE/30 era baseado em um processador diferente, o Motorola 68030 e, por isso, nós discutiremos a placa-mãe deste computador mais tarde.

Macintosh SE Tutorial
Figura 20: Placa-mãe do Macintosh SE

A placa-mãe do Macintosh SE, número da modelo 820-0176 ou 630-4125, apresentava quatro soquetes de memória SIMM-30, vindo originalmente com quatro módulos de memória de 256 KB instalados. Você poderia substituir os quarto módulos de 256 KB por dois módulos de 1 MB para ter um computador com 2 MB de memória RAM ou por quarto módulos de 1 MB para ter um computador com 4 MB de memória RAM (como o processador 68000 usa um barramento de dados de 16 bits e cada soquete de memória SIMM-30 é uma unidade de oito bits, você terá que usar dois ou quatro módulos de memória; você não pode instalar um ou três módulos).

Para instalar módulos de memória com mais de 256 KB, você deveria cortar uma das pernas do resistor R35 (marcado “256K BIT”). Ver Figura 21. Em algumas das placas-mãe revisadas você teria de simplesmente mover a posição de um jumper, em vez de cortar um resistor. Ver Figura 22. Neste caso, você deveria mover o jumper para a posição “2/4M” para habilitar 2 MB de memória. No entanto, para habilitar 4 MB de memória, você deveria remover o jumper da placa-mãe (e não movê-lo para a posição “2/4M”, como seria lógico de assumir). 

Macintosh SE Tutorial
Figura 21: O resistor que você deveria cortar para obter mais de 1 MB de memória RAM

Macintosh SE Tutorial
Figura 22: Jumper para habilitar mais de 1 MB de memória RAM (você deverá remover o jumper para obter 4 MB)

O Macintosh SE usava o mesmo controlador SCSI NCR 5380 que o Macintosh Plus. Ela também usava um chip 65C22, que é uma versão melhorada do 6522 “Versatile Interface Adapter” (Adaptador de Interface Versátil) usado nos modelos anteriores do Macintosh e responsável pelas comunicações do mouse e teclado; o controlador de comunicações em série Z8530 (responsável pelas duas portas seriais); e o chip IWM (Integrated Woz Machine ou Máquina Woz Integrada), um circuito integrado personalizado responsável pelo controle da unidade de disquete. 

Nos modelos FDHD e SuperDrive, o chip IWM foi substituído por um novo chip SWIM (Super Woz Integrated Machine ou Super Máquina Woz Integrada) para suportar unidades de disquete de 1,44 MB. Por esta razão, você não pode instalar unidades de disquete de 1,44 MB no Macintosh SE padrão e no Macintosh SE com duas unidades de disquete, já que o seu circuito controlador não suporta este tipo de unidade.

O Macintosh SE apresenta duas portas para unidades de disquete na placa-mãe em vez de apenas uma.

Dois novos chips personalizados foram adicionados ao Macintosh SE, substituindo os seis chips PAL (Programmable Array Logic ou Arranjo Lógico Programável) disponíveis nos modelos anteriores do Macintosh. Estes chips eram chamados BBU (Bob Bailey Unit ou Unidade Bob Bailey, um chip grande fabricado pela VLSI) e GLU (General Logic Unit ou Unidade Lógica Geral).

Outros recursos que foram herdados dos modelos anteriores do Macintosh foram os botões “reset” e de interrupção (localizados na parte superior direita na Figura 20) voltado a programadores. No entanto, normalmente esses botões não tinham como serem acessados de fora do computador. Programadores poderiam comprar uma “tecla de interrupção” que era instalada nas ranhuras de ventilação localizadas do lado esquerdo do computador, permitindo o acesso a esses botões.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Temos em mão um Macintosh SE 1/20 (1MB RAM e 20MB HD). A aparência dele é idéntica a foto no artigo. O número do modelo é M5011, FCC ID BCG6LWM5011, Assembled in Ireland, Serial number CK0220EHC70. Foi fabricado em 1988. Posteriormente a memória RAM foi aumentada para 4MB. Os HD foram substituidos por 40Mb, por 160Mb, por 512Mb, por 1Gb e por 4Gb. Quando o último parou de funcionar (há muito tempo) não tinha como comprar outro SCSI por um preço razoável. Originalmente SE foi comprado com System 6 com teclado em Alemão. O software tinha HyperCard 1(não HyperCard Player como nos posteriores!). Com actualizações chegou funcionar com System 7.5.3. Tinha época quando estava funcionando com um leitor de CD SCSI interno colocado para fora e conectado pela porta externa SCSI com cabo de alimentação via tampinha aberta na parte traseira. Usava a rede Apple Talk e se conectava com mundo via um modem externo. Hoje o leitor do disquete faz bastante barulho, o restante de carcaça sofreu com maresia. Entretanto a qualidade e durabilidade do plástico é incomparável.

Está ocupando um lugar na biblioteca do lado do livro Steve Jobs por Walter Isaacson, no momento está vivo e permite brincar com introdução gráfica e divertida via disquete demostrando o talento da equipe envolvida neste projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal o seu relato, Vladimir! Não se esqueça de ler o tutorial que postei sobre como restaurar a cor do plástico deste computador:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Restaurar-a-Cor-de-Computadores-Antigos/2766

Quanto ao HD SCSI, eu consegui comprar com preço razoável um lote de vários no eBay, de uma pessoa que não sabia o que eram e se estavam funcionando. De um lote de quase 10, a maioria estava quebrada, mas pelo menos consegui colocar para funcionar vários SEs da minha coleção.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...