Imprimir artigo
Por Dentro do Macintosh SE
por em Tutoriais
Última atualização:
16.022 visualizações
Página 5 de 7

A Placa-Mãe

Como foi mencionado, o Macintosh SE era baseado no Motorola 68000, que é um microprocessador de 32 bits usando um barramento de dados de 16 bits e um barramento de endereços de 24 bits, permitindo o acesso até 16 MB de memória. O Macintosh SE/30 era baseado em um processador diferente, o Motorola 68030 e, por isso, nós discutiremos a placa-mãe deste computador mais tarde..

Macintosh SE Tutorial
Figura 20: Placa-mãe do Macintosh SE

A placa-mãe do Macintosh SE, número da modelo 820-0176 ou 630-4125, apresentava quatro soquetes de memória SIMM-30, vindo originalmente com quatro módulos de memória de 256 KB instalados. Você poderia substituir os quarto módulos de 256 KB por dois módulos de 1 MB para ter um computador com 2 MB de memória RAM ou por quarto módulos de 1 MB para ter um computador com 4 MB de memória RAM (como o processador 68000 usa um barramento de dados de 16 bits e cada soquete de memória SIMM-30 é uma unidade de oito bits, você terá que usar dois ou quatro módulos de memória; você não pode instalar um ou três módulos).

Para instalar módulos de memória com mais de 256 KB, você deveria cortar uma das pernas do resistor R35 (marcado “256K BIT”). Ver Figura 21. Em algumas das placas-mãe revisadas você teria de simplesmente mover a posição de um jumper, em vez de cortar um resistor. Ver Figura 22. Neste caso, você deveria mover o jumper para a posição “2/4M” para habilitar 2 MB de memória. No entanto, para habilitar 4 MB de memória, você deveria remover o jumper da placa-mãe (e não movê-lo para a posição “2/4M”, como seria lógico de assumir). 

Macintosh SE Tutorial
Figura 21: O resistor que você deveria cortar para obter mais de 1 MB de memória RAM

Macintosh SE Tutorial
Figura 22: Jumper para habilitar mais de 1 MB de memória RAM (você deverá remover o jumper para obter 4 MB)

O Macintosh SE usava o mesmo controlador SCSI NCR 5380 que o Macintosh Plus. Ela também usava um chip 65C22, que é uma versão melhorada do 6522 “Versatile Interface Adapter” (Adaptador de Interface Versátil) usado nos modelos anteriores do Macintosh e responsável pelas comunicações do mouse e teclado; o controlador de comunicações em série Z8530 (responsável pelas duas portas seriais); e o chip IWM (Integrated Woz Machine ou Máquina Woz Integrada), um circuito integrado personalizado responsável pelo controle da unidade de disquete. 

Nos modelos FDHD e SuperDrive, o chip IWM foi substituído por um novo chip SWIM (Super Woz Integrated Machine ou Super Máquina Woz Integrada) para suportar unidades de disquete de 1,44 MB. Por esta razão, você não pode instalar unidades de disquete de 1,44 MB no Macintosh SE padrão e no Macintosh SE com duas unidades de disquete, já que o seu circuito controlador não suporta este tipo de unidade.

O Macintosh SE apresenta duas portas para unidades de disquete na placa-mãe em vez de apenas uma.

Dois novos chips personalizados foram adicionados ao Macintosh SE, substituindo os seis chips PAL (Programmable Array Logic ou Arranjo Lógico Programável) disponíveis nos modelos anteriores do Macintosh. Estes chips eram chamados BBU (Bob Bailey Unit ou Unidade Bob Bailey, um chip grande fabricado pela VLSI) e GLU (General Logic Unit ou Unidade Lógica Geral).

Outros recursos que foram herdados dos modelos anteriores do Macintosh foram os botões “reset” e de interrupção (localizados na parte superior direita na Figura 20) voltado a programadores. No entanto, normalmente esses botões não tinham como serem acessados de fora do computador. Programadores poderiam comprar uma “tecla de interrupção” que era instalada nas ranhuras de ventilação localizadas do lado esquerdo do computador, permitindo o acesso a esses botões.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM OUTROS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.275 usuários cadastrados
485 usuários on-line