Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh SE


     26.542 visualizações    Outros    2 comentários
Por Dentro do Macintosh SE

A Placa-Mãe do Macintosh SE/30

A placa-mãe para o Macintosh SE/30 era completamente diferente da usada em outros modelos do Macintosh SE.

Macintosh SE Tutorial
Figura 28: A placa-mãe do Macintosh SE/30

O Macintosh SE/30 usava um processador diferente, o 68030 (rodando a 16 MHz em vez de 7,8 MHz como nos modelos anteriores), que era mais poderoso que o 68000 usado nas versões anteriores do Macintosh, com um barramento de dados externo de 32 bits (lembre-se que o 68000 usava um barramento de dados externo de 16 bits, então quando combinando um clock mais alto com o número maior de bits para acessar a memória, o 68030 tinha uma largura de banda para acesso à memória quatro vezes maior que o 68000 usado em modelos anteriores) e um barramento de endereço de 32 bits, permitindo que o processador acessasse até 4 GB de memória (em teoria). Ele também tinha um cache de instrução de 256 bits e um cache de dados de 256 bits, recursos não disponíveis no 68000.

O SE/30 usava um coprocessador matemático Motorola 68882, um recurso não disponível em modelos Macintosh anteriores.

A placa-mãe do Macintosh SE/30 apresentava oito soquetes SIMM-30, permitindo que você instalasse até 128 MB de memória RAM, caso oito módulos de 16 MB fossem usados. A ROM do computador estava disponível em um módulo SIMM-72.

Alguns chips usados no Macintosh SE/30 eram os mesmos usados em modelos Macintosh anteriores, porém melhorados. O controlador SCSI usado era um 53C80, uma versão melhorada do 5380 usado em modelos anteriores. Para controlar as duas portas seriais disponíveis (impressora e modem), um controlador de comunicações em série Z8530 era ainda utilizado, mas com encapsulamento PLCC em vez de DIP, que ocupa menos espaço na placa do circuito impresso. E para o controle do teclado e do mouse, ele usava dois chips 65C22 (em vez de apenas um como no Macintosh SE comum), mas agora com encapsulamento PLCC em vez do DIP. O SE/30 usava um chip SWIM (Super Woz Integrated Machine ou Super Máquina Woz Integrada) para controlar a unidade de disquete, suportando unidades de 1,44 MB. Diferentemente do SE comum, o SE/30 apresenta apenas uma única porta para unidades de disquete.

O Macintosh SE/30 usava um chip personalizado chamado GLUE (General Logic Unit ou Unidade Lógica Geral), fabricado pela VLSI, em vez do chip BBU presente no Macintosh SE ou dos chips PAL presentes em modelos anteriores.

Existem dois chips de 256 kbits para a memória de vídeo, perfazendo 64 KB de memória de vídeo dedicada. Em modelos Macintosh anteriores, parte da memória RAM principal era usada como memória de vídeo.

O áudio foi melhorado dos modelos anteriores, com a adição de um chip personalizado chamado ASC (Apple Sound Chip ou Chip de Som da Apple) e dois chips de processamento de som da Sony, oferecendo som estéreo com até quatro vozes simultâneas. Modelos anteriores usavam uma técnica chamada PWM (Pulse Width Modulation ou Modulação por Largura de Pulso) para gerar o áudio e somente áudio mono estava disponível. Além disso, em modelos anteriores, o circuito PWM também controlava a velocidade das unidades de disquete de 400 KB.

Assim como o Macintosh SE, o Macintosh SE/30 apresentava um conector de expansão PDS, chamado PDS 68030. Este conector, no entanto, não era o mesmo usado no Macintosh SE e, portanto, você não podia instalar placas de expansão desenvolvidas para o Macintosh SE no Macintosh SE/30.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Temos em mão um Macintosh SE 1/20 (1MB RAM e 20MB HD). A aparência dele é idéntica a foto no artigo. O número do modelo é M5011, FCC ID BCG6LWM5011, Assembled in Ireland, Serial number CK0220EHC70. Foi fabricado em 1988. Posteriormente a memória RAM foi aumentada para 4MB. Os HD foram substituidos por 40Mb, por 160Mb, por 512Mb, por 1Gb e por 4Gb. Quando o último parou de funcionar (há muito tempo) não tinha como comprar outro SCSI por um preço razoável. Originalmente SE foi comprado com System 6 com teclado em Alemão. O software tinha HyperCard 1(não HyperCard Player como nos posteriores!). Com actualizações chegou funcionar com System 7.5.3. Tinha época quando estava funcionando com um leitor de CD SCSI interno colocado para fora e conectado pela porta externa SCSI com cabo de alimentação via tampinha aberta na parte traseira. Usava a rede Apple Talk e se conectava com mundo via um modem externo. Hoje o leitor do disquete faz bastante barulho, o restante de carcaça sofreu com maresia. Entretanto a qualidade e durabilidade do plástico é incomparável.

Está ocupando um lugar na biblioteca do lado do livro Steve Jobs por Walter Isaacson, no momento está vivo e permite brincar com introdução gráfica e divertida via disquete demostrando o talento da equipe envolvida neste projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal o seu relato, Vladimir! Não se esqueça de ler o tutorial que postei sobre como restaurar a cor do plástico deste computador:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-Restaurar-a-Cor-de-Computadores-Antigos/2766

Quanto ao HD SCSI, eu consegui comprar com preço razoável um lote de vários no eBay, de uma pessoa que não sabia o que eram e se estavam funcionando. De um lote de quase 10, a maioria estava quebrada, mas pelo menos consegui colocar para funcionar vários SEs da minha coleção.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...