Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Notebook Itautec InfoWay Note W7655

        151.179 Visualizações     26 comentários     Primeiras Impressões   

Demos uma olhada no InfoWay Note W7655, notebook da Itautec baseado no processador Intel Pentium, com 4 GB de RAM e disco rígido de 320 GB. Confira!

Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

Hoje analisaremos um notebook de fabricação nacional: o InfoWay Note W7655 da Itautec, com processador Intel Pentium T4300, memória RAM de 4 GB e disco rígido de 320 GB. Confira!

A Itautec foi um dos primeiros fabricantes nacionais de computadores, tendo sido fundada em 1979 com o objetivo de atender à demanda de automação bancária, entrando no mercado de PCs e notebooks na década de 1980, tendo sido um dos raros fabricantes nacionais de computadores a sobreviver à abertura do mercado no início dos anos 1990.

O InfoWay Note W7655 é considerado um notebook com foco na relação custo/benefício e versatilidade, já que é vendido com diferentes modelos de processadores (que podem ser Celeron, Pentium ou Core 2 Duo), quantidade de RAM e capacidade de disco rígido. Assim, embora o modelo que analisamos tenha disco rígido de 320 GB, RAM de 4 GB e processador Pentium T4300, ele pode ser encontrado com diferentes configurações. O sistema operacional que vem instalado é o Linux, na distribuição Librix, desenvolvida pela própria Itautec, mas você pode encontrar no mercado modelos com o Windows 7 em diferentes versões.

Na Figura 1 vemos a caixa do InfoWay Note W7655, uma caixa simples em papelão comum, nada chamativa.

Notebook Itautec w7655
Figura 1: Caixa.

Dentro da caixa encontramos, além do notebook (protegido por suportes de papelão) e da bateria, a fonte de alimentação, cabo para o fax/modem, manual do usuário, CD de instalação do Librix e um CD com ferramentas para DVD.

Notebook Itautec w7655
Figura 2: Acessórios.

Na Figura 3 temos uma visão geral do notebook. Seu tampo é em plástico preto liso e brilhante ("preto piano"), o que dá uma aparência muito bonita mas fica facilmente com marcas de dedos, além de arranhar com facilidade.

Notebook Itautec w7655
Figura 3: O InfoWay Note W7655.

Nas próximas páginas analisaremos esse notebook em mais detalhes.

Editado por

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários




Bom review, notebook justo pelo preço!

Só uma dúvida, salvo um engano o chipset GL40 tem uma GPU X4500 integrada e não uma X4500HD como indicado no teste.

A principal diferença entre as duas GPUs é a capacidade de acelerar decodificação de vídeos h264 por DXVA, ausente na X4500.

Outra nota, a Dell fabricante nacional de notebooks já vende notebooks sem nenhum tipo de lacre a bastante tempo e não invalida a garantia por upgrade feito pelo usuário.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chipset GL40 é GMA 4500MHD, to até "impressionado" pelo preço e o usuário que é destinado, na minha opinião é uma ótima escolha, fora que maioria das pessoas quem comprarem esse tipo de produto usa de leve/moderado, vai consegui facilmente as 3h ou até mais de uso da bateria.

Quanto a porta E-sata, na minha opinião é inútil, ainda mais pro público alvo desse notebook.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o review.

Não sei se o pessoal do CDH já percebeu, mas na seção de notebooks tem MUITOS reviews de usuários, a maioria muito bons, eu mesmo já fiz um do meu HP Compaq Presario :P

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um errinho na introdução um "mais" desnecessário quando explica que a "ITAUTEC foi um dos mais primeiros fabricantes nacionais de computadores"

Sem HDMI foi o pior erro com esse chipset, acho que esse fax modem poderia ser banido, além de não conseguir fazer mais nada com dial-up na internet quase qualquer lugar tem internet mais rápida, mesmo em locais mais pobres.

Quanto aos lacres, já tirei vários sem violar, tudo mal colado, acho sacanagem perder a garantia porque o cara quer ver o notebook dentro, saber das possibilidades de expansão ou limitações reais, sem ser pelo everest e afins, claro que pra quem sabe mexer é tranquilo, mas deve ter muito louco curioso que deve dar problemas para as assistências.

O preço parece bom, mas deve ter outros competindo.

Editado por Sambaquy

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
olhem bem a gambiarra, digo o capacitor do lado do processador....

Confesso que isso me chamou muito a atenção, mas como não sou expert em eletrônica fiquei quieto, rsss, aliás nunca tinha percebido nos poucos notebooks que eu desmontei coisa parecida.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou suspeito pra falar de notes....rsss...mais de 90 já tive rss..

provavelmente todos os capacitores desse note são eletroliticos

por isso esse ficou na posição deitado se não a tampa não fecha.

1700 ta bem caro pra o que ele se propõe ainda mais sem w7 original sata 150 aff...:mad:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana a análise. Realmente é um notebook honesto para o que se propõe, comprei um e estou satisfeito. Só acho importante salientar que ele NÃO É um computador de fabricação nacional. Ele é feito em Taiwan pela FIC. Talvez o HD e as memórias sejam instalados no Brasil, mas daí deve-se definir o que será considerado como fabricação nacional.

Outra coisa, a tecla com o desenho da ventoinha não serve para controlar a ventoinha, de acordo com o manual, ela tem a função de desabilitar temporariamente um dos núcleos do processador para propiciar uma maior duração da bateria. A propósito, não sei que mágica foi feita para que a bateria durasse 3 horas... a minha dura 1h30min em uso moderado.

Ah, não sei se o pessoal notou, mas ele esquenta muito sob a mão direita (onde fica o módulo wi-fi, pelo q vi nas fotos) e, caso se esteja usando um mouse externo, a saída do cooler localizada à direita joga o ar-quente direto sobre a mão.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo artigo!

Eu mexo com notebooks Itautec e em testes de duração de bateria realizados nunca obtive 3h de duração. Gostaria de saber a mágica que fizeram. :D

Com o brilho padrão de quando está na bateria, em repouso (idle) e com wifi e webcam desligados, o notebook aguenta de 1h40min até 2h.

E quanto ao ponto fraco, os notebooks N8635, N8330 e L9310 possuem saída HDMI.

O N8635 e o novo W7410 (da mesma linha "versátil" do note testado) possuem saída E-SATA.

O W7655 era apenas um notebook entrada de linha da Itautec e que no "catálogo" da Itautec já foi substituído pelo W7410.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review, mas esqueceram do que considero o principal ponto negativo dele: Conector pra fonte de alimentação tanto no laptop quanto o da própria fonte.

De um lado, fica a saída de ar do cooler e do outro lado, conector pra rede cabeada. O cabo da fonte ali corre o risco de ficar na frente da exaustão e se o usuário for conectar um cabo RJ-45, ou o conector torce o cabo pra cima ou ele fica na frente da exaustão.

O de uma amiga derreteu o cabo da fonte com 6 meses de uso por conta desse detalhe, chegou a sair faísca até. Imagine o estrago que seria se ela não tivesse por perto, ou se ele tivesse em cima da cama... Seria bem melhor se o pino do conector da fonte fosse "reto", sem aquela curva de 90", se é que me entendem.

Vale lembrar que a maioria dos compradores deste tipo de notebook são usuários leigos, portanto nesse contexto ao meu ver é uma falha grave.

Tirando isso (que pode ser facilmente resolvido por parte da Itautec), é uma das melhores opções entre os notebooks "populares".

Editado por Stig

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem se preferirem um notebook melhor pelo mesmo preço aqui tem um http://www.walmart.com.br/Produto/D/E/F/Produto.aspx?idSku=104426&utm_source=internal_emailmkt&utm_medium=email_impacto_12mar&utm_campaign=e_notelenovo

Com memória DDR3 1066 e HDMI

Descrição

Tamanho da Tela

15.6" Widescreen

Resolução da Tela

1366 x 768 pixels

Peso

2,49kg

Sistema Operacional

Windows 7 Home Basic

Processador

Intel Pentium Dual Core T4300

Memória

4GB (1066) DDR3

Tamanho do HD

320GB (SATA -9.5MM\5400rpm)

webcam Embutida

1.3MP

Cache L2

1MB

Quantas RPM

5400

Microfone Embutido

Sim

CD-Rom

Sim

Gravador de CD

Sim

Leitor de DVD

Sim

Gravador de DVD

Sim

Placa de Vídeo

Integrada

Placa de Rede

10/100

Entrada PCMCIA

Sim

Slot Expansão

5 em 1

Wireless

B/G

Bluetooth

Sim

Mouse

Touch Pad com dois botões e scroll

Caixa de Som

Sim

tensão

110/220v

Acompanha os Aplicativos

VeriFace

One Key Rescue System

Lenovo Energy Management

Adobe Reader

WinDVD

Officce2007 (trial)

NIS 2009

Windows Live Toolbar

Garantia

1 Ano

Conexões

Portas USB

3 USB 2.0

Entrada DVI

Não

Entrada HDMI

Sim

PS2

Não

Serial

Não

Rede

RJ-45

Alimentação

Fonte de Alimentação

Adaptador AC 65W

Duração da Bateria em Uso

Aproximadamente 5 horas

Certificação de Consumo de Energia

Energy star

Itens Inclusos

Itens Inclusos

1 Notebook

1 Manual

1 Adaptador AC

1 Bateria de 6 células

Garantia

Garantia

1 Ano

Assistência Técnica

Assistência Técnica

http://www.pc.ibm.com/br/assistencia_tecnica/assistencia_tecnica.shtml

Dimensões

Notebook G550 Intel Pentium Dual Core 4GB HD 320GB Windows 7 Home Basic - Lenovo

Altura:3,60 Centimetros

Largura:38,10 Centimetros

Profundidade:24,50 Centimetros

Peso:2,49 Kilos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Parabéns pelo artigo!

Eu mexo com notebooks Itautec e em testes de duração de bateria realizados nunca obtive 3h de duração. Gostaria de saber a mágica que fizeram. :D

Com o brilho padrão de quando está na bateria, em repouso (idle) e com wifi e webcam desligados, o notebook aguenta de 1h40mim até 2h.

E quanto ao ponto fraco, os notebooks N8635, N8330 e L9310 possuem saída HDMI.

O N8635 e o novo W7410 (da mesma linha "versátil" do note testado) possuem saída E-SATA.

O W7655 era apenas um notebook entrada de linha da Itautec e que no "catálogo" da Itautec já foi substituído pelo W7410.

Obrigado!

O que foi feito para melhorar a duração da bateria foi que nos primeiros usos, carregava-se bem a bateria e depois eu deixava ela descarregar bem, deixando o note se desligar e depois ligando ele de novo para esgotar bem. Foram feitos 5 ciclos desses. Isso se chama "amaciamento" da bateria e dá resultado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Bom review, mas esqueceram do que considero o principal ponto negativo dele: Conector pra fonte de alimentação tanto no laptop quanto o da própria fonte.

De um lado, fica a saída de ar do cooler e do outro lado, conector pra rede cabeada. O cabo da fonte ali corre o risco de ficar na frente da exaustão e se o usuário for conectar um cabo RJ-45, ou o conector torce o cabo pra cima ou ele fica na frente da exaustão.

O de uma amiga derreteu o cabo da fonte com 6 meses de uso por conta desse detalhe, chegou a sair faísca até. Imagine o estrago que seria se ela não tivesse por perto, ou se ele tivesse em cima da cama... Seria bem melhor se o pino do conector da fonte fosse "reto", sem aquela curva de 90", se é que me entendem.

Vale lembrar que a maioria dos compradores deste tipo de notebook são usuários leigos, portanto nesse contexto ao meu ver é uma falha grave.

Tirando isso (que pode ser facilmente resolvido por parte da Itautec), é uma das melhores opções entre os notebooks "populares".

Realmente, esqueci de comentar isso no artigo (até porque não é assim tão importante, acho que não tem como o ar quente derreter o fio, não é tão quente assim) mas se o conector fosse reto seria bem melhor.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei desse notebook é barato e de um fabricante nacional de na minha opnião é o melhor ao contrario da Dell que tive alguns problemas e não é nacional.

Sobre o Fio da fonte deve ter derretido quando a temperatura estava muito alta tipo quase chegando aos 70-80 graus isso se deve aonde se coloca o notebook e problemas no cooler do notebook.

Se eu fosse comprar um notebook hoje como tenho pouco dinheiro eu ficaria com o Itautec usando o Celeron e 2GB de memória alias acho um disperdicio gastar muito dinheiro com notebook.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza esse fio não derreteu com o calor e sim com um curto circuito quando se quebrou de tanto dobrar.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Obrigado!

O que foi feito para melhorar a duração da bateria foi que nos primeiros usos, carregava-se bem a bateria e depois eu deixava ela descarregar bem, deixando o note se desligar e depois ligando ele de novo para esgotar bem. Foram feitos 5 ciclos desses. Isso se chama "amaciamento" da bateria e dá resultado.

Então a bateria ficava com ±1% de carga e depois era carregada até 100%? Deixava carregando com o notebook ligado ou desligado, faz alguma diferença (além do tempo pra carregar)??

E deixava carregando até 100% para em seguida deixar a bateria descarregar de novo ou deixava algum tempo extra na tomada mesmo tendo a bateria com 100% de carga?

Desculpe o excesso de perguntas, procurei no fórum e no Google também, mas não achei nenhum artigo ou dica falando sobre o assunto.

:D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o dela é o 7645 que em relação ao do review possui Chipset 965 e o CPU é um T3400. Ou seja, produz bem mais calor. Claro que a torção exagerada nele também causa mal contato, superaquecimento e a queima. Verei se consigo fotos.

Mesmo o 7655 ser bem mais eficiente tanto em consumo quanto aquecimento, não o isento de daqui a 1 ano (ou até menos) e dependendo de onde for usado, possa soprar bastante calor contra o cabo e talvez até danificar o mesmo.

BTW é uma dica pra quem for comprar o equipamento, ter mais atenção e cuidado com isso. No mais, maquininha muito boa! ^_^

Editado por Stig

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Então a bateria ficava com ±1% de carga e depois era carregada até 100%? Deixava carregando com o notebook ligado ou desligado, faz alguma diferença (além do tempo pra carregar)??

E deixava carregando até 100% para em seguida deixar a bateria descarregar de novo ou deixava algum tempo extra na tomada mesmo tendo a bateria com 100% de carga?

Desculpe o excesso de perguntas, procurei no fórum e no Google também, mas não achei nenhum artigo ou dica falando sobre o assunto.

:D

Deixava carregando com o note ligado para dar uma carga mais lenta. E depois de dar como pronta, ainda deixava ligado na tomada mais algumas horas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai tem esse notebook e é um excelente notebook para as necessidades dele.

AutoCAD, internet e Office vão tranqüilo. Já o utilizei e gostei muito.

Sobre a falta de saídas HDMI e e-SATA acho que não fará falta para ele.:cool:

Ele comprou o notebook próximo à época de lançamento em uma promoção, pagou R$1649,00 à vista. Ele veio com o Pentium Dual Core anterior a esse, o T4200 de 2,0GHz e barramento de 800MHz. Com HD de 250GB e 4GB de memória DDR2-800.:rolleyes:

Como foi dito no artigo esse processador se chamava Pentium Dual-Core. Agora se chama somente Pentium, mas é o mesmo processador com 100MHz a mais. Deve ter ficado um pouquinho mais rápido.(_(

Um ÓTIMO notebook para quem procura custo/benefício. Eu o adorei.:wub:

OBS.: neste exato momento estou acessando a internet e redigindo esta mensagem nele! :D

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Deixava carregando com o note ligado para dar uma carga mais lenta. E depois de dar como pronta, ainda deixava ligado na tomada mais algumas horas.

Entendi. Vou lembrar desse truque quando comprar um note pra mim. :)

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Deixava carregando com o note ligado para dar uma carga mais lenta. E depois de dar como pronta, ainda deixava ligado na tomada mais algumas horas.

Rafael,

Primeiramente quero dizer que achei otimo o artigo!

Seria otimo criar um artigo com "macetes" para notebook. Até hoje 90% (incluso eu) não sabem aproveitar o bom uso das peças de um notebook. Digo isso porque poderiamos melhorar autonomia e talvez até conseguir fazer coisas que ajude no desempenho do notebook.

Para se ter uma noção, eu quando liguei o meu netbook LG X130, a primeira vez durou "apenas" 4 horas. E isso que tem bateria de 6 celulas. Fiquei muito desapontado, pois o prometido era de pelo menos 7 a 8 horas.

Pois bem, fazendo uma simples mudança e colocando no modo de economia (diminui o brilho e a ventoinha passa a funciona no modo "silent mode" consegui uma duração de 8:15 (isso mesmo, oito horas e quinze minutos) fazendo isso. Vale lembrar que na ocasiao não utilizava wireless. Com essa simples dica talvez eu consiga ter uma autonomia maior.

Fico agradecido pela atenção.

Bom, o dela é o 7645 que em relação ao do review possui Chipset 965 e o CPU é um T3400. Ou seja, produz bem mais calor. Claro que a torção exagerada nele também causa mal contato, superaquecimento e a queima. Verei se consigo fotos.

Mesmo o 7655 ser bem mais eficiente tanto em consumo quanto aquecimento, não o isento de daqui a 1 ano (ou até menos) e dependendo de onde for usado, possa soprar bastante calor contra o cabo e talvez até danificar o mesmo.

BTW é uma dica pra quem for comprar o equipamento, ter mais atenção e cuidado com isso. No mais, maquininha muito boa!

Stig,

O maximo que o calor gerado para o cabo deve fazer é deixar a malha de plastico que protege o fio da rede "mole" e com isso mais flexivel. Sim pode perder a proteção da malha, mas para causar realmente a faisca ou aumento de temperatura apenas um curto mesmo no fio para que isso ocorra.

De qualquer maneira, acredito que isso foi resolvido sem grandes problemas.

Abraços

Edson

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção:Intel GL40 tem o IGP GMA 4500M e não o 4500MHD.

Falo isso pois tenho um LG R480 com o mesmo chipset.

A dif prática é o clock menor de 400mhz no 4500M contra 533Mhz no 4500MHD,na realidade,ambos suportam aceleração de vídeos HD(testado no MPC-HC),mas o 4500M,pelo clock bem menor,engasga ao acelerar um vídeo 1080p muito pesado..

Enfim,note legal,pena que é 15.4"(poderia ser menor,tipo 14" ou 13") e não tem HDMI.

Ah,o review poderia falar mais sobre a tela(ângulo de visão,contraste,resolução,etc).

E sobre a informação do "amaciamento da bateria",não procede,não vou explicar,vai um copy/paste de um outro site:

  • Avoid frequent full discharges because this puts additional strain on the battery. Several partial discharges with frequent recharges are better for lithium-ion than one deep one. Recharging a partially charged lithium-ion does not cause harm because there is no memory. (In this respect, lithium-ion differs from nickel-based batteries.) Short battery life in a laptop is mainly cause by heat rather than charge / discharge patterns.
  • Batteries with fuel gauge (laptops) should be calibrated by applying a deliberate full discharge once every 30 charges. Running the pack down in the equipment does this. If ignored, the fuel gauge will become increasingly less accurate and in some cases cut off the device prematurely.
  • Keep the lithium-ion battery cool. Avoid a hot car. For prolonged storage, keep the battery at a 40% charge level.
  • Consider removing the battery from a laptop when running on fixed power. (Some laptop manufacturers are concerned about dust and moisture accumulating inside the battery casing.)
  • Avoid purchasing spare lithium-ion batteries for later use. Observe manufacturing dates. Do not buy old stock, even if sold at clearance prices.
  • If you have a spare lithium-ion battery, use one to the fullest and keep the other cool by placing it in the refrigerator. Do not freeze the battery. For best results, store the battery at 40% state-of-charge.

Fonte:http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Eu gostei desse notebook é barato e de um fabricante nacional de na minha opnião é o melhor ao contrario da Dell que tive alguns problemas e não é nacional.

Sobre o Fio da fonte deve ter derretido quando a temperatura estava muito alta tipo quase chegando aos 70-80 graus isso se deve aonde se coloca o notebook e problemas no cooler do notebook.

Se eu fosse comprar um notebook hoje como tenho pouco dinheiro eu ficaria com o Itautec usando o Celeron e 2GB de memória alias acho um disperdicio gastar muito dinheiro com notebook.

Isso é questao de sorte... tenho um HP q me incomoda até hj, troquei por um Dell (recomendaçao de amigos) ha 6 meses e nunca me deu nenhum problema. No meu trabalho, a maioria usa notes da marca e ainda nao vi nenhum com defeito. Além de mim, mais um colega teve problema com um HP e nao quiseram resolver totalmente, e foi necessario aciona-la judicialmente.

Agora esse itautec tá muito caro... pelo review dá pra ver q tem varios erros de design como foi comentado anteriormente, além de ser bem feio.

Achei interessante o Lenovo no link do wallmart

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei pessoal alguem sabe quantp de memoria RAm é compartilhada com a placa de video desse note??

VALEUU

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora