Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Overclock de Palm

       
 21.487 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Overclock de Palm

Overclock de Palm
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Por incrível que pareça, handhelds podem trabalhar em overclock. Como eles usam um processador, é possível configurar o processador deles a operarem em uma freqüência de operação acima da padrão, aumentando o desempenho do aparelho. A dica de hoje, entretanto, só funciona com modelos da Palm.

Para fazer o overclock do seu Palm, você terá de instalar primeiro o HackMaster, um utilitário que permite que utilitários de baixo nível possam ser rodados. O HackMaster está disponível em http://www.daggerware.com/hackmstr.htm.

Após instalar o HackMaster, você tem algumas opções de programas de overclock, como o FastCPU (http://www.megasoft2000.com/palm_division/fastcpu.htm) e o AfterBurner (http://www.palmgear.com/software/showsoftware.cfm?prodID=7429). Através desses programas você poderá aumentar o clock do processador do seu Palm. Lembramos que o overclock é um procedimento que pode funcionar ou não, e não damos nenhuma garantia de que ele irá funcionar em seu equipamento. Um overclock funcionar é questão de pura sorte. Além disso, o overclock pode provocar um funcionamento anormal do seu equipamento, no qual não nos responsabilizamos. Execute o overclock por sua própria conta e risco! Se após fazer o overclock o seu Palm não funcionar mais, você terá de dar um reset geral nele.

Se você não quiser se arriscar no overclock, há uma outra solução muito interessante: o programa QuickBits. Esse programa acelera o seu Palm sem efetuar overclock, otimizando operações comuns do Palm. Segundo o desenvolvedor desse programa, o QuickBits pode tornar o seu Palm até oito vezes mais rápido. Esse programa pode ser baixado em http://www.2bitsoftware.com/QuickBits.

Medindo o Desempenho do Palm

Após fazer o overclock do Palm ou após instalar o QuickBits você estará curioso para saber o ganho de desempenho. Para isso, você precisará usar programas de medida de desempenho (benchmarks).

O PocketMark, por exemplo, faz cinco tipos de testes de desempenho: IntMark (testa o desempenho do processador), MemMark (testa a eficiência da interface com a memória), FloatMark (testa o desempenho matemático), DBMark (mede o desempenho de escrita e ordenação) e GraphMark (testa o desempenho gráfico). Esse programa pode ser baixado em http://web.tiscalinet.it/fcarello/files/pm021.zip. Para funcionar, esse programa necessita que o MathLib esteja instalado (http://pda.iconet.com.br/palm/files/mathlib.zip).

Outro excelente programa para medir o desempenho do seu Palm é o Benchmark 2.0. Esse programa pode ser baixado em http://www.quartus.net/products/benchmark.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×