Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de Baterias de Notebooks com Efeito Memória


     445.719 visualizações    Portáteis    5 comentários
Recuperação de Baterias de Notebooks com Efeito Memória

Procedimento

Tenha em mãos:

  • 01 Multímetro.
  • 01 Resistor de fio 3R3 10W (aquele verde). Pode ser um resistor de valor parecido. Lembre-se de usar de potência grande.
  • 02 pedaços de fio fino de +/- 15 cm (fios de cabos de rede par trançado é ótimo)
  • Ferro de solda e solda.
  • Fonte de alimentação com saída DC 12V.

O primeiro passo é localizar na bateria os dois pólos que se refere à tensão de alimentação e suas referidas polaridades: (+) positivo e (-) negativo. Esta é a parte mais difícil. Você usar um multímetro em escala DC e achar quem é o VCC e quem é o terra. Uma bateria de 9,6V em sua carga plena mede fora do aparelho +/- 12V. Não abra a bateria em hipótese nenhuma. A bateria com “efeito memória” possui uma tensão de saída bem menor que esse valor. Uma vez localizado os pólos positivo e negativo da bateria, marque estas posições e polaridades com uma pequena etiqueta, você vai precisar bastante delas.

Pegue os fios e alongue os terminais do resistor, soldando os fios aos terminais do resistor. Depois, coloque cada ponta do resistor em um pólo diferente da bateria (um no terra e outro no Vcc). Não é necessário respeitar a polaridade. Tenha cuidado para não colocar os pólos da bateria em curto (você corre o risco da bateria explodir, caso faça isso). Colocado cada ponta do resistor de fio de 3R3 10W em cada pólo da bateria, você deve deixar durante 24 H esta bateria com o resistor ligado nela, lembre-se que este processo é feito com a bateria fora do notebook.

Depois de 24H, a bateria estará completamente descarregada, pois toda a sua carga foi consumida pelo resistor. Você agora deve fazer uma medição com o multímetro e verificar uma tensão de 0 V (ou algo muito próximo disso) na saída da bateria. Caso a bateria não esteja ainda completamente descarregada, deixe ela mais tempo com o resistor acoplado até perder toda a sua carga.

Agora vem uma parte que requer bastante atenção. Lembra das polaridades? Pegue a fonte de alimentação de saída 12V e retire o plugue da fonte de maneira que você possa soldar e isolar novamente depois (se não quiser cortar os fios do plugue você pode deixar os conectores e adaptar dois fios do mesmo tipo do que usou para alongar o resistor de maneira que você possa encaixar nos pólos da bateria que ficam em conectores bem finos). Nesta etapa você deve respeitar e ter certeza da polaridade, ou seja saber quem é o positivo e o negativo. Agora vem a parte mais delicada e de habilidade. Você deve colocar por 01 minuto exato, em duas sessões, o positivo da fonte no positivo da bateria e o negativo da fonte no negativo da bateria. Não faça de maneira nenhuma mais que duas sessões, pois a bateria pode explodir.

Meça a tensão da bateria e você verá que ela foi carregada. O valor da carga varia muito de bateria para bateria.

Feito isso, vá imediatamente ao notebook e coloque a bateria. Deixe ela carregando até o notebook avisar que a bateria foi completamente carregada. Não use o notebook nesta primeira etapa de carga, deixe-o apenas ligado na tomada e você verá aquela luz mostrando que a bateria está carregando e espere até ela carregar completamente.

Pronto, sua bateria estará 100% nova! Já fiz este procedimento em mais de 20 baterias e todas estão o.k. É importante ressaltar que baterias com mais de dois anos de uso não terão resultado satisfatório. Esse procedimento é apenas para baterias novas e semi-novas, que ficaram com “efeito memória”.

Depois disso, deixe sua bateria descarregar até o notebook avisar para você que a bateria está acabando e coloque-o para carregar até 100% e depois descarregar de novo. Faça isso pelo menos 5 vezes.

 


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pessoal,

A matéria é excelente, parabéns ao autor.

Apenas gostaria de tirar uma dúvida: Fiz todos os procedimentos citados, porém ao ligar o resitor na bateria para descarregar, o resistor começa a esquentar muito e solta muita fumaça.

O que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Abraços,

Maurício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe a demora,

O resistor citado no artigo é esse mesmo, MAS, o artigo é de 2001, não sei que bateria o autor considerou, se tentar esse procedimento com uma bateria de 12V não vai dar certo mesmo e pode soltar fumaça como você viu,

Se quiser fazer o teste use dois desses resistores em série, deve resolver o problema da fumaça,

De qualquer jeito apesar de 5 anos acho que esse procedimento não vale mais a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...